Meu amigo vc tocou na minha jugular certamente. Ta ai um assunto que eu posso ficar horas e horas falando sobre o RTP porque amo muito eles, eu confesso pra mim que tenho muitos sentimentos variados quando se trata dos RTP's do RPG Makers e cada um tem pontos altos e baixos que são bem difíceis de dar um veredito sobre o melhor de decidir, então vou listar aqui os pontos de cada 1 dos makers que são os mais populares entre a comunidade.
XP: Certamente o RTP mais belo em relação a gráficos, cenários grandes e chamativos com multiplas variedades, monstros interessantes, e que apesar de terem boas musicas nem de longe são as melhores entre as engines. Eu gosto muito do catalogo de personagens do XP e pra falar a verdade entre todos eles é o que mais tem personagens para se aproveitar (e na minha opinião Aluxes é o segundo melhor protagonista das engines hehe), o problema é que o XP é muito limitado em relação a criação de mapas em comparação a outras engines fazendo com que tenha muitos recursos mas poucos mapas para se aproveita-los (num limite de 999). Você pode dizer que são muitos mapas, mas para quem tem grandes ambições de um grande jogo não é. Então acaba perdendo muitos pontos nesse aspecto, outro ponto baixo a se destacar é que se você procurar por recursos originais e bem feitos ao estilo RTP XP não vai encontrar muita coisa na internet além dos recursos de Naramura (que acabou se perdendo na internet) e do site Fayforest, justamente porque os gráficos do XP são mais detalhados e não existem muitos artistas por ai dispostos a trabalhar e a distribuir gráficos originais e gratuitos para a galera justamente por serem mais trabalhosos. Eu percebo que o XP normalmente é sempre 8 e 80 entre a galera, quem ama a engine ama muito, e quem odeia ODEIA MESMO! kkkkk Eu ja fico no meio termo.
VX/VX ACE: Essa engine divide muitas opiniões entre a galera, muita gente não gosta justamente pelos gráficos serem inferiores a sua versão anterior (o XP) e de fato é, o RM VX na minha opinião não chega nem aos pés dos ricos detalhes do XP, porém por outro lado, a variedade de gráficos originais e bem feitos que se dá pra encontrar na internet ao estilo RTP VX é tão extenso que posso citar aqui uns 15 sites de artistas que disponibilizam sprites totalmente originais ao estilo VX, e talvez essa tenha sido justamente a intenção da Enterbrain na época, trabalhar com recursos mais fáceis de se produzir, o catalogo de personagens dessa engine também é bem balanceado e bonito, junto com suas tiles e monstros, além de trazer big faces dos personagens dando um chame a mais no game, coisa que não tinha no XP a menos que você procurasse por fora big faces feitas por artistas da internet, então nesse ponto o catalogo de personagens ganha mais 1 ponto (apesar de achar o ralph e eric os piores protagonistas entre as engines hehe), não sei ao certo qual o limite de mapas do VX / VX ACE, mas mesmo se fosse 999 acredito que pela variedade de tiles e personagens não serem muito extensos, são recursos que dá pra se trabalhar com essa limitação por não ser tão extensa quanto ao XP. As musicas porém é bem divisível, eu particularmente acho as musicas do VX as mais fracas entre as engines. As do VX ACE porém são "MAGNIFICAS" é um absurdo a qualidade que elas possuem, superando ate mesmo as vezes de jogos feitos por grandes empresas (na minha opinião)
MV: Eu confesso que entre todas as engines o MV é a única que nunca tive o privilegio de tocar as mãos para mexer nela, mas pelo pouco que vi nele consegui ver o quão potencial ele tem como engine. Seus gráficos são um aperfeiçoamento do que o VX fez tendo o mesmo estilo de personagens chibi mas com tamanhos maiores. Monstros sensacionais e catalogo de personagens bem extenso (sendo a segunda maior entre as engines acredito eu, perdendo apenas para o XP) o erro dessa engine na minha opinião foi justamente ter ampliado os sprites deixando eles muito grandes. Se o XP já era dificil de se trabalhar o MV se tornou ainda pior e por consequência e extensão de recursos originais espalhados na internet ao estilo MV é ainda mais difícil de se encontrar em comparação até mesmo ao XP, porém a engine consegue compensar isso com seu excelente sistema gerador de chars que não só faz charsets de personagens como faz faces de personagens de uma forma muito bem feita, apesar do VX ACE também ter esse recurso da para perceber nitidamente que o MV é muito mais aprimorado nesse sentido, já que no VX ACE eles ficavam bem estranhos. Além de ter uma variedade extensa de tiles e monstros que dá para ser usado tanto com batalhas frontais quanto laterais, além disso o MV ao contrario de todas as outras engines, não possuí um limite de mapas para se trabalhar dando a você a liberdade de você fazer um jogo gigantesco. As musicas não tenho nem o que dizer, certamente são melhores do que o VX ACE ( na minha opinião) além de mexerem com a nostalgia dos fãs do RM 2000/2003 onde acabaram remixando todas as musicas originais dessa engine. É disparado a melhor trilha sonora entre os RTP's
2000/2003: O catalogo de personagens dele apesar de serem simples da minha opinião tem os melhores personagens de todos (Alex melhor protagonista de longe ueheueuh) suas tiles são mais simplistas em comparação as outras tendo uma variedade bem menor e inferior (sendo a pior para falar a verdade), mas de forma nenhuma perde seu charme, e apesar de pecar nessa parte de certa forma da para se criar até 9999 cenarios se você quiser, as musicas também são muito boas, eu relutei muito para ouvir por ter aquele pré conceito de serem musicas em formado midi, mas hoje elas são tão nostálgicas para mim que volta e meia me pego ouvindo elas tanto quanto os seus remixes. Essa é uma engine que inevitavelmente marcou historia no cenário maker, o RTP 2000/2003 conseguiu balancear seus gráficos deixando eles não tão chibis quanto o VX e nem tão complexos quanto o XP, sendo fáceis de se trabalhar, não é a toa que se você procurar por recursos originais e bem feitos dessa engine, vai encontrar 100, 500, não até 1000 personagens originais se você quiser, totalmente bem feitos, e originais por artistas excepcionais. A comunidade que se construiu em volta desta engine é tão grande e tão absurda, nenhuma outra engine conseguiu chegar perto da quantidade de recursos originais feitos por fãs e de graça, que além de personagens 100% originais criam variações dos próprios personagens originais do RTP, como por exemplo a irmã do Alex, Robo Alex, a filha do Rei do Mal, personagens que representam as magias do RTP, versões femininas dos monstros do RTP, e até mesmo praticamente todos os personagens das outras versões do RTP XP, VX, MV etc ao estilo 2000/2003, e muito mais, tendo também mais variedades de tiles para se usar o que acaba compensado os poucos tiles que a engine fornece. Além de outros artistas sonoplastas criarem versões arranjadas e originais das próprias musicas do RTP, pegando musicas mais lentas do RTP e deixando em estilo mais rock pesado e vice e versa. Grande parte desta influencia é por conta obviamente da grande comunidade VIPRPG, mas ela não é a única privilegiada, temos diversas outras influencias, como os recursos da Roco ou os lindos graficos do artista Mack, e muitos outros (este ultimo como recurso pago na época no caso)
No geral acho que todas as engines tem seus pontos baixos e fortes e acho que o critério de melhor engine vai depender do que você esta considerando, na minha opinião se for avaliar o melhor RTP como só considerando o próprio RTP em si (gráficos, musicas, tiles etc), a versão XP é a mais recomendável, se formos avaliar o RTP em conjunto com as funcionalidades e os recursos disponíveis fornecidos pela engine (como gerador de chars, limite de mapas para se criar etc.), o MV certamente é a versão mais completa, agora se formos avaliar o RTP em conjunto a recursos disponíveis na internet, o RM 2000/2003 é disparado a melhor engine de todas só pecando por ser uma engine mais difícil de se trabalhar caso você queira acrescentar novos sistemas de programação já que por ser uma engine mais antiga, não possui scripts ou java script para se trabalhar tendo que produzir praticamente tudo com sistemas por eventos. Mas como o assunto é RTP em si e não o sistema da engine, isso é um debate para um outro tópico hehe
Mas já deixando claro aqui meu ponto, meu RTP favorito é o 2000/2003 obviamente hehe (especificamente o 2003 por ter batalhas laterais que eu amo)
PS: Não avaliei o MZ justamente porque nunca usei ele e também nunca tive interesse em usa-lo (não me cativou o suficiente para isso hehe) já o FES bem... eu gosto muito dos personagens dele e as musicas são incríveis também mas por ser um maker de console é bem limitado, além de que se vc quiser comprar um pack, tu pode usar todos os personagens, tiles e musicas dele em praticamente qualquer uma das engines que citei (no caso o MV e VX Ace até onde sei) então whatever não tem muita relevância hehe