🤔 Para Refletir :
"Não confunda uma prorrogação em jogo do Juventus com a programação de um jogo por eventos."
- Jazz

Quanto se Cobra em Edição de Vídeo?

InterPlay Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Há muito mais na realidade do que uma mente humana consegue imaginar
Juntou-se
07 de Janeiro de 2017
Postagens
227
Bravecoins
576
Hallow, pessoal! Baum?  :Okay_fix:

Então... Como alguns devem saber, sou Designer Gráfico e geralmente trabalho com edição de imagens.
Mas atualmente estou trabalhando em uma campanha publicitária como editor de vídeo. Eu sei muito bem nessa área também.
Mas a questão é que não estou muito acostumado a fazer para um cliente. Sempre fiz edições de vídeo para mim mesmo e para colocar no meu Canal do YouTube. Então, gostaria de perguntar a vc que já viu, já ouviu falar, já pagou, já contratou alguém assim sobre:

Qual será o preço médio cobrado nessa área?

Se você não sabe nada dessa área, pode comentar aí qualquer coisa também. xD
Só pra jogar conversa fora.

Depende do que você usa cara, normalmente um freelancer cobra uns 100~150$ na edição pura, correção de cores, ajuste de sombras e luz, cortes e ambientação sonora, agora se for colocar animação, se for entrar com after effects, motion, e outras técnicas mais avançadas ai o valor sobe, vai pra uns 200~250, falo esses valores específicos por que eu fazia primeira etapa de edição (cortes, correções de cores, brancos e sombras etc) e era nessa faixa, mas isso era EU, tudo é negociável, você pode fazer mais barato ou mais caro, tudo depende do que se faz, complexidade, tamanho, tempo etc.

Num contexto generalista, o preço cobrado ao cliente é número de horas x preço hora. Supomos que após análise ao serviço, o senhor cota 30 horas para a conclusão, considerando R$10,00 a hora (preço extremamente baixo). O custo do serviço ficaria em R$300,00.

O bom dessa aproximação é que fica claro para o senhor e para o cliente o custo do serviço e o tempo necessário para a conclusão do trampo. Não existem áreas cinzas.

Se o cliente exigir um "porquê" do número de horas ou preço hora, é nesse momento que entra suas capacidades de negociação.

Pelo menos é assim que rodo os trampos.

varia muito, embora nao faça esse tipo de serviço, o basico custaria 100, e se for muito complexo vc aumenta
de acordo com o numero de horas trabalhadas.

Valeu pelos comentários, pessoal.

Eu realmente concordo com o [member=1224]Kyo Panda[/member], quando ele diz que 10 R$ é um valor extremamente baixo, mas um rapaz de uma empresa aqui na minha cidade não quer me pagar o valor que estipulei. Calculei o preço por hora mesmo, 20 por hora. Trabalhei (contando apenas as horas que fiquei editando os vídeos em si) 6 horas. E eu nem calculei o fato de eu ter ficado um dia inteiro procurando imagens aleatórias relacionadas a educação para colocar no vídeo. (Porque não tínhamos nada filmado) Mas, como eu sabia da situação financeira do cara, calculei o preço para apenas quatro horas trabalhadas: 80 R$. Pois eram 4 vídeos em um, mas ele disse que pagaria apenas 40 R$ no máximo.

#EDIT [Já excluí o vídeo por motivos de privacidade.]

[size=10pt]Era uma campanha política do Sindicato dos Trabalhadores da Educação aqui da cidade. O que vocês acham? Lembrando que ali tem a introdução, o vídeo em si e a finalização, que são dois vídeos também: a animação da logotipo e aquelas imagens. Sem contar a edição de áudio... Enfim. Não estou desabafando. Só quero ter certeza de que não cobrei um valor exagerado. O normal seria que eu cobrasse 175 por 5 vídeos (Pois fiz cinco), mas ele só quis esse. Vocês acham que o valor foi justo? Você pagaria, levando em conta a qualidade?

PS.: Fiz o vídeo em MQ porque era uma campanha focada apenas no Facebook.

Não acredito que tenha sido justo. O melhor a se fazer nesse tipo de situação é trabalhar por marcos: cada marco (etapa do serviço) entregue lhe é pago o equivalente. Dessa forma, se o cliente lá na frente não quisesse os demais vídeos, ele já teria dito e o senhor não tinha trabalho extra.

Segundo ponto: jamais dê amostra grátis. É o que senti com essa história dos outros 4 vídeos. Você possui (ou deveria possuir) o seu portfólio para isso. Se o cliente precisa de uma "amostra" para saber se seu trabalho é bom ou não, não é alguém viável de se negociar.

Terceiro ponto: jamais reduza o valor. Se o cara diz que lhe pagará "no máximo X", não entregue e parta para a próxima. Eu sei que é tentador aceitar o valor reduzido, mas isso denigre seu trabalho. Lembre-se que se ele não tivesse interesse em pagar, não teria lhe contatado. Nunca acredite nesse papo de "situação financeira".

No mundo dos negócios, só existem picaretas. :likeasir:

InterPlay comentou:
[...]
Se você não sabe nada dessa área, pode comentar aí qualquer coisa também. xD
Só pra jogar conversa fora.

Qualquer coisa também.

Tá, parei.

Acho que a situação pouco difere da tua função principal de designer gráfico, e talvez se limite somente a uma ferramenta de trabalho distinta: ao invés de imagens, vídeos. A sugestão do Kyo fora realmente boa. Meu único acréscimo é que costumo colocar um valor base e cobrar um valor menor por horas, assim não escala um valor absurdo em comparação com o base e incentiva o cliente a pedir um cartãozinho, um panfleto e uma folha timbrada também no pacote, ao invés de somente a logo, já que para pedir estes futuramente teria de pagar o valor base de novo.

E é importante mesmo tu não recuar. Se está com receio do valor assustar e tu precisa mesmo do trampo, cobra um pouco abaixo. Mas não dê porquês nem recue mais, pois daí o cliente vai entender que tem esse poder de regateio. É tipo o cara que pede 200 por um coisa, aí tu pergunta se não tem como melhorar o preço e ele abaixa pra 170. Se dava pra fazer por 170, porque diabos estava cobrando 200? Daí tu fica como aproveitador.

Realmente, tem muitas picaretas, e algumas afiadas demais.

Kyo Panda comentou:
...... jamais dê amostra grátis. É o que senti com essa história dos outros 4 vídeos. Você possui (ou deveria possuir) o seu portfólio para isso. Se o cliente precisa de uma "amostra" para saber se seu trabalho é bom ou não, não é alguém viável de se negociar.

.....Nunca acredite nesse papo de "situação financeira".

.....No mundo dos negócios, só existem picaretas. :likeasir:
só ressaltando......
NUNCA dê amostra gratis!!! jamais! nem q vc esteje passando fome, pq os cara pega essa amostra gratis e some!!!!
acredite já passei por isso, e só mais uma dica só entregue o serviço depois q receber pq se não o cara some tbm!

os picaretas são ninjas nessas mutretas... :evilroy:

Ok.

Foram lições preciosas, aprendi muita coisa com um único tópico.
Obrigado a todos que responderam e compartilharam suas experiências.

Visto que minhas dúvidas foram sanadas vou excluir o vídeo do YouTube.

Até a próxima.
  :Okay_fix:

Voltar
Topo Inferior