🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

Quanto tempo é tempo suficiente?

ドーベルマン

.
Administração
Administração
O cão.
Juntou-se
29 de Março de 2017
Postagens
530
Bravecoins
2.287
Prezados, boa tarde!

Antes mesmo de sermos criadores de jogos, somos jogadores, mas também somos humanos (ou cães) que precisam dividir seu tempo entre a vida social, familiar, acadêmica, profissional e os hobbies. Certamente que já deixamos de lado algumas dessas "vidas" para se dedicar um pouco mais a um determinado jogo, pensamentos como "mais uma missão/fase antes de dormir", "terminando essa partida eu vou pro trabalho", "vou jogar só dez minutos antes de estudar para a prova" são comuns, ou foram em algum momento de nossa vida.

Seja no videogame ou no computador jogar traz satisfação, porém quanto tempo é saudável se dedicar para essa tarefa? Você já parou pra pensar quantas horas por semana você passa jogando? Em alguns jogos essa informação está bem acessível. Na Steam, por exemplo, você consegue ver quanto tempo da sua vida você gastou em cada um dos seus jogos. Já parou para refletir sobre isso?

Você acha saudável a frequência que você joga? Já sofreu de abstinência por não jogar? Qual foi o maior lapso temporal que você passou sem jogar nenhuma espécie de jogo (inclusive de celular)? Já teve algum problema em uma das suas vidas em razão desse hobbie?

Convido-os para refletir sobre o assunto.

Abraços!

Eu já fui um tremendo viciado em jogos quando era mais novo... algo do tipo ficar um dia inteiro sem dormir, acordava tarde. Ainda bem que mudei meu estilo de vida pra algo mais saudável e diminui a frequência com que jogo.

Um jogo que tomava muito do meu tempo é League of Legends... cada partida dura quase 1 hora e esse tempo passa rápido pra mim, quando menos percebo já tinha perdido o dia inteiro só jogando :vixi: e nem pra sair do prata...

Hoje em dia jogo quando lança algo pro Playstation, mas no meu tempo livre fico mais mesmo é navegando na net e no Maker!
Até mais _b

Apesar de estar no meio de desenvolvedores, eu jogo muito pouco. Dos treze aos dezenove(*) anos eu não tive nenhum console, PC ou celular, então foi um tempo que passei sem jogar absolutamente nada. Acabei não desenvolvendo uma necessidade de jogar todo dia, então nunca parei pra pensar no assunto. Porém, sempre que estou jogando é para relaxar ou estudar as técnicas usadas no jogo (mas isso é muito raro, ainda vejo vídeo-games como um brinquedo), acabo tirando proveito de qualquer forma.

Agora, o quanto isso é saudável? Bom, o tempo em que não estou jogando, estou lendo ou escrevendo - fora, claro, banho, comida e sono. Não sei se uma coisa é mais sedentária que a outra, mas uma esticada nas canelas sempre faz bem. Abstência eu tenho no caso de leitura e entendo se for a mesma coisa. Se o pessoal começar a organizar caminhadas me avisem. Já podemos olhar o catálogo de asilos e ver se tem vaga pra todo mundo no mesmo lugar.  xD

* Faz muito tempo, são datas aproximadas.

Você acha saudável a frequência que você joga?
Acho porque não deve dar umas 20 horas por mês que jogo xD...
Mas assim, acho isso relativo ao quanto o tempo é importante pra você. Por exemplo, se você tem uma vida estável, estudo trabalho e tudo mais e sobra 5 horas por dia, se você jogar 5 horas por dia não é exagero pois é o que você decidiu com o tempo que tem. Agora se você estuda e trabalha e teria 1 hora livre, porém joga 3 horas comendo tempo de estudo, descanso ou trabalho ai você está jogando tempo demais para o quanto você tem disponível. Eu já fui de jogar 6-8h por dia, e eu me arrependo sim, jogos trazem alguns beneficios além do lazer, mas o excesso é muito nocivo igual qualquer outro vicio.

Prezados, bom dia!

Inicialmente gostaria de agradecer por vocês aceitarem esta reflexão.

É um assunto delicado e, como bem disse [member=223]Raizen[/member] , relativo.
Reconhecer a possibilidade de que os jogos possam ser um problema é algo muito importante para um Gamer, afinal, não somos máquinas que podem se dedicar exclusivamente à hobbies e/ou diversão. Os jogos, como tudo na vida, precisam ser consumidos com moderação.

Confesso que já fui de me divertir mais enquanto jogava. Com o passar dos anos comecei a achar os jogos chatos e repetitivos, contudo, posteriormente, acabei retomando o gosto por eles novamente. O retorno dessa paixão se deu em razão da vontade de criar jogos. [member=1211]Joseph Poe[/member] , hoje eu também assumo uma postura maior de jogar para aprender do que apenas me divertir, mas, curiosamente, acabei aprendendo a me divertir com isso.

Não podemos esquecer que jogar também faz parte do estudo de Game Design. É o momento em que você aprende na prática o objetivo final de criar um jogo: jogar.

Ademais, propondo uma nova reflexão, se você tivesse um filho por quanto tempo você acharia normal que ele ficasse pendurado no videogame?

Abraço.​

Ps.: [member=1211]Joseph Poe[/member] , se você encontrar um asilo, não esquece de mandar o link pra mim.  _b

Ademais, propondo uma nova reflexão, se você tivesse um filho por quanto tempo você acharia normal que ele ficasse pendurado no videogame?

Se eu tivesse um filho, faria de tudo para ensiná-lo a gostar de leitura e de esporte mais do que um jogo de video game. Embora alguns jogos ensinam certos fundamentos da vida, posso deixar aqui a informação que tudo que encontramos nas simples coisas também podemos aprender algo que possa influenciar as nossas vida. Um livro faz bem para a alma, por que ele leva conhecimento além de aprendizado, mas também um jogo consegue fazer bem esse papel. Todavia, posso dizer que o mais saudável seria a que tem a maior riqueza que é a literatura, pois é mais simples de absorver, mas eficaz a ter ganhos com os seus próprios argumentos que pode até serem usadas para qualquer tipo de situação onde você estiver.

Em resumo, você ganha habilidade de entrar em qualquer tipo de conversa e consegue elucidar argumentos das pessoas que acham que estão acima de você. Vejo crianças que jogam Free Fire quase o dia todo e isso não é bom para o aprendizado. Essa é a minha opinião, faça como a China está fazendo, coloque limites, já entrei numa conversa parecida com essa com o meu irmão e ele disse que não tinha essa noção do que tenho, ele aprendeu e criou limites também. Mesmo tarde, melhor do que nunca.

Concordo com o vincentlaw exceto sobre a China. Porém, também não descartaria totalmente os jogos. Há muita coisa boa. What Remains of Edith Finch, por exemplo, é literatura da mais alta qualidade. Inclusive, o enredo e a narrativa do jogo deixam muitos escritores profissionais parecendo gagos com parkinson.

Em questão de horas, bem. Meus pais nunca me deixaram passar de três em dias de aula e seis nos fins de semana. Funcionou pra mim - acho -, mas depende. Do lugar, das atividades disponíveis, dos estudos e métodos de estudo, se terei ou não cinco cachorros, dois gatos e uma horta de plantas carnívoras. E, claro, dos jogos. Vai que, até lá, o pessoal já estará jogando somente em VR com consoles do tamanho de um carro? De toda forma, é possível que não mais de três, minha referência.

Dos 15 aos 18 eu joguei bastante League of Legends, Team Fortress 2 e Minecraft. Depois dos 18, quando entrei na faculdade, acabei por jogar apenas um pouco de HearthStone por alguns anos, até abandonar o jogo quando tinha uns 19. Hoje em dia, por incrível que pareça, eu não jogo mais nada. Eventualmente eu até abro um Minecraft da vida pra relaxar um pouco, mas é tanta coisa acontecendo que o resto da sua vida acaba por impedir que você tenha tempo pra isso. Entre fazer exercícios, trabalhar 8+ horas por dia, ocupar seu tempo em ideias para criar empresas e programar algumas coisas pro Condado, não sobra muito tempo pra isso. Percebi que quando quero algo para entretenimento, escolho coisas mais passivas, como assistir séries. Mas voltando à discussão, eu diria que mais que 2h por dia jogando é um exagero. Mesmo que você tenha tempo para tal, sabemos que o entretenimento não é lá muito produtivo, e criar o hábito de usar esse tempo pra se aprimorar é sempre bem-vindo.

Se tivesse filhos, eu faria o que pudesse pra incentivar eles a gastarem seu tempo entre entretenimento e aprimoração (e quem sabe os dois ao mesmo tempo as vezes?), por isso, eu acho que 2h em dias de semana tá ótimo, e talvez mais que isso nos fins de semana, porque ninguém é de ferro né?

Prezados, bom dia!

Acho incrível que cada vez mais o mercado busque novas fórmulas e modos para convencer os jogadores a ficarem jogando por grandes períodos para conseguir progredir no jogo, principalmente nos MMOs, mesmo sabendo dos prejuízos que podem causar aos jogadores com isso. Tudo precisa de equilíbrio, jogar não é uma exceção. Como Game Designer você (nós) também precisa levar isso em consideração: quero que meus jogadores se tornem viciados no meu jogo ou que apenas gostem dele?

A percepção demonstrada por você é bastante animadora.

Abraços.

Eu já passei por várias situações diferentes. Já fui um viciado a ponto de largar o emprego pra evitar de gastar mais com o game pay-to-win que eu jogava; e já fui um jogador mais casual, que só joga em ocasiões de tempo livre e distração (o meu hoje). Mas a discussão é interessante, pois nos leva a pensar no quanto jogar games influencia nossa vida.

O ato de jogar gera uma descarga de dopamina muito grande no cérebro. Isso, caso você já não esteja recebendo essa carga de dopamina em outras atividades, como interação social ou exercícios físicos, faz com que o seu sistema de recompensas adote o ato de jogar como uma atividade essencial para a sua sobrevivência, causando um vício.

Acredito que isso passa a ser bem evidente, mas mesmo assim devemos saber reconhecer quando essa atividade é saudável ou não.

Voltar
Topo Inferior