🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..."
- Rafael_Sol_MAKER

Quantos jogos um desenvolvedor indie iniciante deve fazer por ano?

Riven

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
13 de Fevereiro de 2017
Postagens
133
Bravecoins
4
Bom pessoal, como todos sabem, estou fazendo game Zyrim, no rpg maker 2000 por enquanto, estou focando na parte dos sistemas primeiro, que já ta uns 50%, enquanto as outras partes estão uns 30%, e os mapas 90% (quase completo).

Só que isso, em aproximadamente quanto tempo? uns 4 dias se somar a quantidade de horas que fiz o projeto no decorrer de meses(pois além dessas horas que foram 4 dias liquidas de "resultado" as outras foram testes) desde a idealização e o planejamento do projeto.

Então eu só fico observando, que mesmo com planejamento, não da pra fazer tudo em poucos dias sozinho, então, queria saber quantos jogos por ano um desenvolvedor iniciante deve fazer para atingir um bom nivel de habilidade e "velocidade"?

Obrigado.

Não existe número certo, se alguém falar que existe é mentira kkkkkkkkkkk Habilidade vem com a prática e essa questão de velocidade é perigosa, fazer um jogo rápido quase sempre  significa que ele não terá qualidade. Existe diferença entre velocidade e agilidade. A agilidade vem com o foco no que se quer fazer e o domínio da ferramenta. Quando se domina a ferramenta você já sabe os caminhos que precisa seguir para desenvolver o que é preciso e isso te agiliza no desenvolvimento. O importante não é você lançar três jogos por ano, isso não quer dizer que você vai ficar bom, a única coisa que você vai ganhar é conhecimento em fazer jogos sem qualidade. O importante é focar no seu trabalho e tentar fazê-lo da melhor forma possível, se vai levar 1 mês, um ano, cinco anos, não importa. Como desenvolvedores Indies nós precisamos prezar pela qualidade nos nossos jogos, não somos uma developer AAA que possui cota anual de jogos e lucro, muito menos temos o budget que eles tem, eles precisam lançar X jogos por ano, nós temos a regalia de poder trabalhar tranquilamente em nossos projetos sem pressão de executivos e investidores :)

Foco e Domínio da ferramenta, isso vai te dar habilidade e agilidade que precisa para não demorar demais no desenvolvimento, mas não busque terminar com velocidade e lançar três jogos por ano, há grandes chances de isso não te trazer nada de bom.

Riven, eu gastei no total, mais de 10 meses no REMAKE do Fantasya Final Definitiva 1 e 2, que já estavam prontos.

Como eu citei dentro deste jogo:

"Um bom jogo, mesmo feito em RPG Maker, não se faz em apenas duas semanas. São horas de planejamento, tentativas e erros, testes, etc."

A não ser que você queira fazer Pongs ou Space Invaders, não tenha pressa em fazer um jogo.

Meus outros jogos (Porradaria 1 e Porradaria 2), feitos em Game Maker, também levaram de 8 meses a 1 ano.

Porradaria Upgrade por exemplo, na verdade, demorei uns 2 anos até lançar a versão final (não trabalhei nele direto e reto). A primeira versão saiu em 2013, depois disso voltei a trabalhar nele no final de 2014 e só lancei a versão final mesmo em 2015 na Steam. E esse jogo, ainda por cima, foi baseado em outro jogo (Porradaria).

O trabalho de um indie dev não é tão simples como muitos Youtubers e reviewers alienados gostam de pregar por aí. Como disse o [member=1897]Hizashi_Brum[/member], foque em fazer um jogo bem feito. :awesome:

[member=1897]Hizashi_Brum[/member] , [member=1673]CleanWater[/member]  Cara gostei muito das suas respostas, sério, agradeço. Tem coisas que precisamos ouvir, e o CleanWater eu mesmo eu acessei seu perfil e vi que vc tinha feito esse tal Fantasya Final Definitiva REMAKE  e o admirei por isso, e agora vc comenta no topico contando sua experiencia, mto obrigado.

Como já foi dito pelo pessoal, o tempo vai variar bastante de acordo com o tipo do projeto e a sua experiência na engine em que está usando. Mesmo jogos mais simples como plataformers 2D podem demorar anos pra ficarem prontos não só pela parte da programação, mas também por conta de gráficos elaborados, soundtrack e polimento de mecânicas.
No geral, nunca vale a pena ter pressa. Entendo que é tentador querer terminar um jogo rápido e partir pra alguma outra ideia nova (às vezes cansa trabalhar num projeto por meses a fio), mas tente resistir ao impulso de finalizar o jogo de qualquer jeito ou abandoná-lo, senão isso pode se tornar um ciclo vicioso que não vai te deixar completar jogo algum.

Eu tô trabalhando no Steam Ex Machina com a minha equipe há mais de dois anos já, e é o nosso primeiro jogo. Todo ciclo de desenvolvimento tem seus altos e baixos, mas o segredo é não desanimar quando os (muitos!) problemas surgirem e manter em foco aquela ideia bacana que você teve quando começou - a alma do seu jogo. Aprender a lidar com as partes espinhosas de game dev e perseverar na sua visão é uma experiência fundamental para crescer como desenvolvedor :Okay_fix:

acho q um jogo comercial vc consegue fazer entre 4-6 meses, NO MINIMO, ou seja uns 2 por ano.
Agora vc pode fazer como alguns amigos e eu estou fazendo agr: fazer 2 ao msm tempo, um mais curto e outro mais longo,o +curto com prazo bem definido e o +longo com prazo mais maleável.

Não existe um número certo, a quantidade seria uma média da complexidade do projeto, o número de pessoas na equipe + a experiência delas. Não fique apreensivo sobre desenvolver muitos projetos de uma vez ou o contrário, demorar demais para desenvolver um projeto.

Pessoalmente acho que um tempo bom para desenvolver um conceito seria 3~6, mas como eu já disse depende. Você deve estar consciente do ritmo de você e sua equipe. Não esqueça de fazer um bom planejamento pois sem ele, um projeto de três meses pode demorar três anos.

Espero que tenha sanado sua dúvida, desde já, de nada e até. o/

Voltar
Topo Inferior