🤔 Para Refletir :
"As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela."
- Yonori Akari

Cartas Quatro Setes [manual do jogo, como jogar]

Jazz Masculino

Saiyajin
Membro
Membro
Juntou-se
01 de Julho de 2015
Postagens
1.364
Bravecoins
1.696
Área
Sonoplastia
Motor de jogo
RPG Maker 95
Olá, pessoal, tudo bem?

Agora no começo do ano, passei uns dias com um tempinho sobrando à noite, e inventei um jogo de cartas (pra ser jogado com baralho "normal" mesmo) chamado Quatro Setes.

Fiquei na dúvida, inclusive, se essa seria a área correta para postar o manual do jogo / regras etc. Se estiver errado, por gentileza, movam o tópico pra mim <3 lembro de alguém postar um manual de jogo de RPG de mesa por aqui, mas não lembro em qual seção...

Eu usei toda a base do jogo 'truco', tirei a mecânica de blefe dele, e implementei umas mecânicas inspiradas (roubadas? hehe...) dos jogos yugioh e magic the gathering (como o sistema de mulligar a mão inicial, e imbutir efeitos especiais em determinadas cartas, como os monster effects do yugioh).

Além disso, tentei simplificar algumas ideias que eu sempre achei confusas em jogos de baralho (como o 4 ser a carta mais fraca do truco, e o 3 ser a mais forte).

Por fim, ao longo dos dias testando e jogando diversas partidas sozinho e diversas partidas com a minha mãe, também fui equilibrando e tirando/colocando mecânicas que eu julguei interessantes para que o flow do jogo fosse divertido.

Link para o manual: https://online.fliphtml5.com/qnywi/cmkm/

^ a princípio, vou deixar o .pdf do manual do jogo aqui no tópico. Eu escrevi ele (foi mais difícil do que criar o jogo...) tentando ser o mais objetivo, claro, direto possível. Mas também o escrevi de uma forma que esclarecesse o funcionamento das regras/jogo para quem nunca tivesse jogado um jogo de cartas como Truco, ou até mesmo Yu-Gi-Oh.

Seria bem mais fácil explicá-lo, por exemplo, a partir do Truco. Mas nem todo mundo sabe jogar truco. Então, talvez o manual tenha ficado um pouco mais descritivo do que deveria... não sei, KKKKKK.

Caso você tenha interesse e leia o manual, ou caso você tente jogá-lo (sozinho ou com alguém), eu adoraria ouvir seu feedback e opinião, tanto sobre o jogo em si, quanto sobre o manual em si. Pois pretendo melhorá-lo ao longo do tempo.

Sem mais delongas, espero que alguém se divirta jogando esse joguinho o/ ou tendo pesadelos ao receber a carta 7 de copas do seu adversário na etapa de troca...

Qualquer dúvida, estou à disposição o/

futuramente, também pretendo usar as formatações aqui do fórum para explicar como se joga o jogo, talvez dê pra fazer um 'manual' mais dinâmico, com gifs etc.

Anexos

Última edição:
Voltar
Topo Inferior