"colore a minha vida com o caos do problema."
Desde que vi o belíssimo background desenhado por nosso amigo @RaonyFM (você pode acompanhar a arte dele aqui! )
Me questionei um pouco sobre um aspecto tão importante dos jogos que as vezes parece ser ignorado,
Óbvio que eu não quero dizer que, bons jogos precisam ter ilustrações lindas como a do GatoPreto! Não é essa a questão. Mas sim, como as representações visuais do seu jogo criam uma coesão em conjunto com a própria narrativa que está sendo contada. Ou, até mesmo como aquele tipo de arte escolhido pode acabar gerando ainda mais impacto pela dissonância entre si.
Observe um exemplo em Madoka:
Os traços gerais do anime costumam ser fofos, arredondados, lembrando muito Sakura Card Captors e outros animes de "garotas mágicas". Propositalmente os "monstros" em Madoka parecem destoar totalmente do cenário em que eles estão inseridos, para aumentar ainda mais a sensação desejada. Algumas das bruxas as vezes são recortes de jornal animado isso é extremamente psicodélico e entra em choque com a própria violência crescente da obra!
Jogos como Yumi Nikki (também feito em RPG Maker) abusam dessa psicodelia para criar algo visualmente diferente do comum.
De certo modo, essa conversa pode acabar esbarrando em outro debate... Afinal, usar ou não usar o RTP?
Me posicionando a respeito. Eu acho válido o uso do RTP, mas renego veementemente a restrição e acomodação exclusiva do seu uso, visto que, pequenas edições nos recursos padrões já podem gerar novos recursos únicos! E nem sempre o padrão RTP será o que melhor se adapta a proposta do seu jogo. Toda via, se você é um iniciante na ferramenta e ainda não tem muito conhecimento sobre edição ou elaboração de recursos, existem muitos materiais gratuitos que talvez possam suprir a sua necessidade! Penso no RTP como um porta de entrada para a criação sem ter de perder muito tempo aprendendo PA, edição, etc, mas não um fim por si só para o DEV. Acabou que virou dois tópicos em um!!! Por favor, compartilhem comigo suas opiniões! Adoraria saber!
Se possível citem jogos aqui da galera do Condado que vocês particularmente curtam o visual, vamos elogiar a galera que tá perto da gente para interagir cada vez mais.
Me questionei um pouco sobre um aspecto tão importante dos jogos que as vezes parece ser ignorado,
Óbvio que eu não quero dizer que, bons jogos precisam ter ilustrações lindas como a do GatoPreto! Não é essa a questão. Mas sim, como as representações visuais do seu jogo criam uma coesão em conjunto com a própria narrativa que está sendo contada. Ou, até mesmo como aquele tipo de arte escolhido pode acabar gerando ainda mais impacto pela dissonância entre si.
Observe um exemplo em Madoka:
Os traços gerais do anime costumam ser fofos, arredondados, lembrando muito Sakura Card Captors e outros animes de "garotas mágicas". Propositalmente os "monstros" em Madoka parecem destoar totalmente do cenário em que eles estão inseridos, para aumentar ainda mais a sensação desejada. Algumas das bruxas as vezes são recortes de jornal animado isso é extremamente psicodélico e entra em choque com a própria violência crescente da obra!
Jogos como Yumi Nikki (também feito em RPG Maker) abusam dessa psicodelia para criar algo visualmente diferente do comum.
De certo modo, essa conversa pode acabar esbarrando em outro debate... Afinal, usar ou não usar o RTP?
Me posicionando a respeito. Eu acho válido o uso do RTP, mas renego veementemente a restrição e acomodação exclusiva do seu uso, visto que, pequenas edições nos recursos padrões já podem gerar novos recursos únicos! E nem sempre o padrão RTP será o que melhor se adapta a proposta do seu jogo. Toda via, se você é um iniciante na ferramenta e ainda não tem muito conhecimento sobre edição ou elaboração de recursos, existem muitos materiais gratuitos que talvez possam suprir a sua necessidade! Penso no RTP como um porta de entrada para a criação sem ter de perder muito tempo aprendendo PA, edição, etc, mas não um fim por si só para o DEV. Acabou que virou dois tópicos em um!!! Por favor, compartilhem comigo suas opiniões! Adoraria saber!
Se possível citem jogos aqui da galera do Condado que vocês particularmente curtam o visual, vamos elogiar a galera que tá perto da gente para interagir cada vez mais.