🤔 Para Refletir :
"O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso."
- FL

Que novidade... O mundo da suas voltas rsrs!

Hector MG. Barbossa

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Junho de 2015
Postagens
121
Bravecoins
0
Varias pessoas que me conhecem sabem que eu detesto tópicos de despedida, tanto porque a maioria deles voltam alguns dias ou semanas depois, no meu caso eu nem sei se criei algo na sala dos moderadores, acho que criei algo breve não lembro, só mesmo pra avisar que estava me desligando da comunidade e do cenário maker, por vários motivos na época e não voltei até agora por alguns dos mesmos motivos da época também.

A cerca de uma semana comecei a desenvolver um portal pra comunidade maker, nem sabia porque estava fazendo aquilo, acho que por total falta do que fazer. Sim eu trabalho, mas tenho várias horas de tédio infinitos no meu curriculo pois minha vida mudou muito depois que deixei minha antiga profissão, mas esse não é o caso aqui...

Comecei a desenvolver esse portal nem sei porque, tédio talves e quem sabe porque eu sempre gostei de fazer os portais das comunidades em que eu administrei, bem como fuçar nas templates dos fóruns e criar coisas, sempre fui muito ativo nessas coisas e sempre fiz porque sempre gostei de fazer, não por real necessidade... Em resumo, a coisa andou tanto que esta quase terminado e já estou com planos para um fórum também... Aí vem a coisa toda...

Não quero entrar em detalhes mas andei dando uma olhada por aí, conversei com algumas pessoas e ví como a coisa toda está caminhando. Não quero aqui julgar ninguem, muito pelo contrário mesmo, é gratificante pra caralho saber e ver que tem comunidade ainda dando o sangue pelo RPG Maker, eu que me afastei por um tempo quando ví que o pessoal todo no geral tá nos trilhos ainda dando o sangue fiquei muito animado, na verdade me vez lembrar de muitas coisas, afinal entrei pra MU acho que em 2001 nem lembro mais direito, e de lá pra cá foi muita dedicação ao cenário maker, são 15 anos fora o tempo que fiquei afastado.

O que acontece é que (me perdoem se eu estiver equivocado), mas as comunidades parecem que pararam no tempo servindo aos mesmos valores que tínhamos a 15 anos atrás na época da MU. Não se atualizaram com o tempo passando, seguindo as tendencias das mudanças que ocorrem com os internautas em geral e suas reais necessidades, é por isso e por outros tantos motivos que o cenário não obteve crescimento, só sustentação a base de muito trabalho pra manter os membros nas comunidades, simplesmente o cenário ficou estático, parado enquanto a Internet e a tendencia dos usuários se modificava com o passar do tempo. Eu mesmo sempre fui muito de ir pro lado do tradicionalismo.

Eu mesmo sempre mantive minha opinião cética sobre Redes Sociais, tanto que algumas dessas redes já cairam e outras vão cair com o tempo, porque? Porque a tendencia das coisas é de mudança. Orkut caiu, Tweeter ta caindo e não vai demorar vai desaparecer. Essas redes como Instagram, MySpace, etc... isso é só fogo de palha, logo vai cair também. O Facebook é uma rede social diferenciada porque supriu a necessidade que as outras não tinham, mas agora não pode crescer muito mais porque já é gigantesca (não só em tamanho e dimensão... sacaram?), e a tendencia normal do crescimento da Internet vai em um determinado momento exigir isso do Facebook, se ele não se adaptar vai morrer miseravelmente, mas é muito provável que surja uma nova rede que "engula" o facebook como ele mesmo fez com o Orkut, porque? Porque os internautas vão se cansar da ideia do que é o Facebook, e no proposito que ele parece estar "preso". É claro que ao meu ver, isso vai demorar pra acontecer porque ele impera de longe entre as redes sociais, mas vai acontecer não tenham duvida. Bom, só completando, não, eu não acho que a tendencia de rede social deva se misturar com o proposito de comunidade gamedev, ou simplesmente nos nossos casos... comunidades makers. Ainda acho que isso é meter o ultimo prego (ou mais um prego) no caixão.

Gostaria de dizer tambem que não estou abrindo aquela antiga e velha discussão sobre todo mundo choramingando sobre o cenário maker, acho que quem se importa não choraminga as pitangas, mas sim pensa no que pode fazer pra melhorar. Ser realista sobre uma determinada situação não quer dizer que você é um velho reclamão que fica choramingando pelos cantos, é ter a consciência de que algo deve ser feito a respeito. Algo que foi feito e ainda existe até hoje é a revista "Make The RPG", são atitudes assim que mantem a chama sempre acesa, entre outras belas sacadas, mas obviamente foi uma ideia antiga, veio de muito tempo atrás e persiste, eu não a mudaria porque é produtiva até hoje e da certo, mas não é suficiente sozinha pra uma comunidade inteira e desse porte.

Se eu vou voltar ao cenário maker? Não sei de nada concreto ainda. Ha uma boa chance de isso acontecer agora porque vários fatores estão favorecendo isso, nem sei se faria qualquer diferença se eu voltasse com outras ideias. Eu sou ativo no Facebook, mas aquilo pra falar a verdade é um funeral onde você só é legal e todo mundo fala bem de você, quando na verdade na vida real você é um bosta e muita gente te detesta (por isso as indiretas), ta no face é porque bateu as botas, e ao mesmo tempo é uma festa de inutilidades e futilidades que da nojo, no final, você só se mantem naquilo pra estar em contato com as pessoas e postar algumas coisas que você gosta. Nem todos tem o mesmo gosto, então você literalmente "nada" no meio da merda dos outros... Deixo claro que tem bastante coisa que as pessoas postam que é produtivo, legal, interessante, bacana, etc... mas a maioria convenhamos que é merda. É o que tem pra hoje. Ao mesmo tempo, eu posso simplesmente deletar tudo e esquecer essa ideia de voltar a criar e administrar uma comunidade. Também não estou aqui vendendo peixe, tanto porque que estaria no board errado, e outra que posto aqui porque gosto daqui e quero dividir isso onde me sinto em casa.

Por momento, estou animado em trabalhar em algo que eu gosto. Não sei de nada ainda a não ser que estou com muitas ideias a respeito da criação de uma coisa que eu realmente gosto de fazer. Pode ser só um castelo de areia...

Sobre o "Condado Braveheart" eu realmente admiro o trabalho que todos fizeram e fazem com a comunidade. Estou muito, mas muito MESMO agradecido a todos da equipe por terem mantido a comunidade, e muito mais, mudando as características gerais dela como acharam que deveriam. Vocês fizeram e fazem um ótimo trabalho, fico feliz em saber que tudo que criamos juntos foi respeitado, levado a sério e a diante. Todos vocês tem o meu respeito.

Não desejo voltar a administração do "Condado Braveheart" tanto porque vocês não precisam de mim na administração. Fizeram e fazem um ótimo trabalho, e tenho o maior orgulho de postar nessa comunidade como membro normal. Aos membros... tirem da cabeça essa cobiça maluca por querer fazer parte da staff de uma comunidade maker de grande porte, sejam produtivos pra sí e para os outros, isso que é realmente importante pra todo mundo, e todo mundo ganha com isso. Vai ter muita gente reconhecendo o que você faz e muitas vezes você nem vai saber!

É isso amigos, se eu achar que minhas ideias atuais serão produtivas pode ter nova parceria surgindo. Mais uma vez agradeço e deixo novamente minha admiração a equipe, pelo que o "Condado Braveheart" é hoje. Se a comunidade fosse fechada hoje, meu respeito e admiração seriam os mesmos.​

Meu caro [member=83]Hector MG. Barbossa[/member] como vai?

De fato concordo plenamente contigo nesse lance das tendências, ficam por um tempo e um dia desaparecem, dando o lugar para novos modismos e assim será até o fim, por que tecnologia significa inovação e se ficar no mesmo marasmo, como você citou, um dia já era, os usuários partem para uma nova experiência.

Eu também sou tradicionalista e penso que os bons trabalhos, aqueles que têm uma base sólida, deve ser mantidos e aperfeiçoados, acho uma terrível pena quando você se doa tanto para um projeto, mesmo que como voluntário (acabei de passar por isso dias atrás numa associação que sou membro), deixa a melhor das sementes plantadas e quando, por algum motivo pessoal você é obrigado a dar uma diminuída no ritmo e busca diminuir suas responsabilidades, de repente você não é mais ninguém, o "pouco" que você continuará fazendo de coração já não é o suficiente e você é tratado com um claro desprezo. E o pior é que você sabe, o que não foi o seu caso, mas se aplica no meu exemplo citado, é que a qualidade daquilo que você deixou pronto, mastigado e praticamente andando sozinho, está fadado ao fracasso, isso é muito, mas muito ruim.

Acredito que pessoas como você, que tem no sangue essa satisfação de criar, fazer a diferença, podem até ficar por algum tempo no anonimato, resolvendo todas estas questões que fazem parte do nosso universo offline, mas sempre que tiverem uma oportunidade de arregaçar as mangas e dar a sua bondosa contribuição, não pensará duas vezes. Eu sou assim, levei um pé aqui na região baixa que ainda está dolorida, mas se amanhã alguém de lá mesmo me solicitar um apoio, mesmo que seja a distância o acabarei fazendo, por que isso faz parte da minha natureza e não consigo mudar.

Eu creio que ainda vamos ouvir falar muito de você, meu caro, que já escreveu uma bela página do cenário RPGístico, que sem dúvida já deu a sua importante contribuição para esse mundo virtual, pois se existe algo insubstituível é a tal da experiência, meu caro, que faz toda a diferença.

Abs.,

Boa tarde, querido Capitão!

Essa eu tenho que responder no ato. Antes de mais nada, olha só se não é o Hector fazendo o que ele faz muito bem, não é mesmo? =D Hahaha, caro, isso é muito bacana. Eu gosto de dizer que o mundo dá voltas, mas que sempre acabamos no mesmo lugar, ou do jeito que tudo começou. Há 12 anos eu era um porqueira que só sabia escrever demais e hoje a única evolução foi que eu tenho a revista como canal novo pra isso, hahaha.

A Condado de certeza mudou muita coisa, mas os valores essenciais creio que permanecem (focar na produtividade, suporte diferenciado de alta qualidade, etc., além daquela política de banimento zangado que só quem foi da Mu ou acompanhou você entende, hahaha). Nesse sentido, acho que estamos no empate. Uma ideia que bolei algum tempo atrás sobre produtividade (você talvez saiba qual é) talvez ganhe algum respaldo aqui, caso certas condições sejam cumpridas.

Recentemente também acrescentamos grandes nomes ao time, que está tão grandioso em qualidade que cheguei comparar aos tempos de ouro da Vila. Milhares de resultados maiores ou menores já estão pipocando por aqui na comunidade, mas que talvez precisassem de um olhar atento. Você sabe a diferença que faz um mod, mesmo que à primeira vista um membro normal nem note que ele existe.

Ainda estamos com vários projetos aí na linha de produção (você bem sabe que na área reservada à staff rolam discussões e ideias tão mirabolantes que até kami-sama duvida, se as águas superficiais parecem calma, ninguém imagina o que acontece nas profundezas), e agora que estou com um hardware melhorzinho vários vão se concretizar mais rápido. A 10a edição da revista então, tem tudo para ser algo bombástico, algo que possamos chamar de a melhor revista maker já feita, sem exageros e com modéstia às favas (DM3 e MW13 que nos aguardem).

Eu tenho tudo pra dizer que a Condado, no limite do possível está dando muito certo apesar de não estar em franco crescimento. Não querendo criticar outras comunidades brilhantes, mas não sei dizer se elas estão indo bem ou não, mas muitas tem enfrentado problemas, e o engraçado que como você falou, parecem ser os mesmos de 15 anos atrás. Parece que há um padrão no nascimento e morte de diferentes comunidades.

Falar em crescimento, talvez essa seja uma batalha perdida, não pela dinâmica das comunidades em si (que tem que se manter bem longe das redes sociais e ser local de produção, e não de fofoca da vida alheia e postagem de besteirol), pois ao longo desse tempo já vimos vários formatos e projetos de comunidades que cedo ou tarde eventualmente falharam.

Acredito que aí seja o problema de que o povo quer é diversão e não trabalho. Quer esvaziar a cabeça desse mundo cada vez mais maluco em que vivemos, ainda mais nessa realidade brasileira. Ninguém mais sabe o que é hobbie pois vive cada vez mais na rotina louca das cidades crescentes, preso entre o trabalho necessário e o prazer impossível. Ninguém vai parar pra fazer um joguinho no RPG Maker a não ser por pura paixão pelos clássicos, pois o cara de hoje em dia tem pelo menos uns 6 ou 7 jogos AAA (shooters em sua maioria) na lista pra jogar no seu console, episódios de 4 ou 5 séries, além de 8 filmes pra assistir no Netflix. E as lacunas de tempo ainda usa pra postar algo no já supracitado Facebook, em seu smartphone, pois ligar o PC para isso já é muito custoso.

Mas isso só é uma análise, claro, não vou ficar de mimimi choramingando da situação, pois o objetivo da Condado não é tentar atrair certos tipos e sim prestar espaço e suporte para aquele que realmente gosta de usar o RPG Maker. Creio que até makers importantes de outras comunidades concordem e enxerguem esse foco na gente. (Cada um escolhe a sua comunidade por questão de afinidade e preferencia pessoal)

Bom, se pretende voltar, faremos uma festa de boas vindas, apesar de que sei que irá focar nas suas ideias atuais e não na Condado. Se você após essas férias voltou com ideias fresquinhas na cachola, pode contar conosco, se precisar. Agora fiquei curioso pra ver o que está aprontando de novo. Não duvido nada que a próxima revolução nas comunidades já esteja em curso, pois de fato as coisas estão mudando ainda mais rápido com esse novo maker tão diferente que é o MV, talvez seja hora de algo totalmente novo. De toda forma, desejo boa sorte em qualquer empreitada que deseje seguir!

Obrigado pelo apoio pessoal, principalmente ao Rafael que sempre deu a maior força.

Agora é oficial galera... Estou voltando ao cenário maker.

Por enquanto não vou divulgar o nome da nova comunidade nem o domínio adquirido por questões óbvias de que ainda estou trabalhando em todo o conteúdo, vai levar algum tempo ainda, mas tanto o nome, quando o domínio e o plano de hospedagem já estão definidos e pagos.

Não da pra ficar longe de coisas que a gente sempre fez com prazer, dedicação e seriedade. Estou realmente muito empolgado nessa nova empreitada maker (nossa como é bom dizer isso depois de tanto tempo). Mais uma vez agradecendo a toda equipe do Condado Braveheart e aos meus amigos de longa data da Maker Universe e Vila Makers.

É isso aí... To de volta nessa porra!

Então a aposentadoria acabaram virando umas férias mesmo, hehe. Isso é bom por dois motivos: seus problemas pessoais já se estabilizaram e agora temos uma lenda trazida de volta à vida. Vida longa ao mglink!

Se vai ser uma comunidade mesmo, então aí já é da sua expertise e não vou nem me meter, pois disso você entende mais do que qualquer outra pessoa que eu conheça. Tomara que tenha a ver com aqueles seus projetos de som e estúdio, que para mim são mais sua marca registrada até do que os gráficos detalhados (e a política de banimento de trolls, hehe).

Pois é, se é algo que você fez com tanta dedicação por tantos anos, não tem jeito, já é parte de você. Não tem como você arrancar um braço e jogar fora, assim como não tem como extirpar aquele lado maker que você tem e o seu personagem/figura entre as comunidades. Aquela persona não é ninguém se não você mesmo.

Cara, o que pudermos fazer para poder pavimentar o caminho do seu sucesso, vamos fazê-lo, ao menos eu aqui, respondendo por mim mesmo, dou minha palavra. (tem makers bom internacionais que até tiram algum sustento disso) Divulgação massiva, Patreon ou crowdfunding, ajudinha no inglês, venda de jogos ou pacotes na Steam, criação de recursos ou scripts, licenciamento de ferramentas, seja o que for, você é quem manda. Eu acredito no seu talento não só como líder mas também como game maker e o que eu puder fazer para ajudar estou a disposição.

Claro que sempre ando muito ocupado, ainda mais nessa fase agora mas estou me esforçando para entrar sempre e me dedicar aos projetos que julgo relevantes. Posso sumir de vez em quando, mas deixar alguém na mão, jamais. Nem que o car por trás desse avatar aqui tenha que responder pessoalmente pela causa.

Depois manda aí a nova bronca que já estou morrendo de curiosidade pra ver o que andou aprontando.

(só vi o tópico agora kkkk)

Hector MG. Barbossa comentou:
Obrigado pelo apoio pessoal, principalmente ao Rafael que sempre deu a maior força.

Agora é oficial galera... Estou voltando ao cenário maker.

Por enquanto não vou divulgar o nome da nova comunidade nem o domínio adquirido por questões óbvias de que ainda estou trabalhando em todo o conteúdo, vai levar algum tempo ainda, mas tanto o nome, quando o domínio e o plano de hospedagem já estão definidos e pagos.

Não da pra ficar longe de coisas que a gente sempre fez com prazer, dedicação e seriedade. Estou realmente muito empolgado nessa nova empreitada maker (nossa como é bom dizer isso depois de tanto tempo). Mais uma vez agradecendo a toda equipe do Condado Braveheart e aos meus amigos de longa data da Maker Universe e Vila Makers.

É isso aí... To de volta nessa porra!
Eu sabia que cedo ou tarde bateria a vontade de voltar, alguém como você que fez tanta coisa boa ficar de fora seria um desastre, mas... criar outra comunidade? Me explica melhor essa história...
Cara, quando eu fiz a matéria do Drake Legend 2 para a Make The RPG deu uma tristeza por saber que não jogaria a versão full do mesmo... pretende finalizar então? Isso seria algo épico sem dúvidas!
Gostaria de uma resposta sua aqui [member=83]Hector MG. Barbossa[/member], quero saber o que tem em mente ai para que possamos ajudar de alguma forma!

Obrigado amigos! Valeu Yoshi!

Olha Yoshi, se eu não tiver tanto trabalho como estou tendo agora pra criar a comunidade quem sabe eu até me arrisco nesse novo maker, mas acho improvável, massss, também disse que não voltaria administrar comunidade maker e olha no que deu rs. Eu tenho é saudade é de dar uma continuidade pro OCS pois dei muita risada desenvolvendo ele, ria sozinho bolando as cenas e as falas do Comandante, mas quem sabe, não sei ainda. Criar um jogo é como criar mil comunidades kkkk, da muito trabalho.

Depois que a comunidade fica pronta é só manter, cuidar e usar a criatividade, não tem muito segredo não como você ja viu.

Abraço pessoal, logo mando pra vocês uma screen do portal pra darem uma sapiada no trampo atual e de quebra acabam sabendo o nome e o endereço da comunidade rs.

Abraço a todos! O trampo ja ta bem adiantado.

Voltar
Topo Inferior