🤔 Para Refletir :
"Medo de usar script calls e plugins? Isso existe?"
- Delayzado

Que resolução vocês utilizam no RM?

Myzhuk

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Março de 2020
Postagens
14
Bravecoins
122
Bem, voltai a trabalhar com meu projeto e o migrei do VX Ace para o MV! Agora que o controle da resolução ficou mais claro pra mim, resolvi usar 1280x720, que foi a mais bem falada em todas as comunidades gringas que eu visitei! Vocês concordam com isso? Qual resolução vocês preferem trabalha?

Apesar de já ter mexido com outros RPG Makers, nunca usei o MV, mas mesmo assim vou dar meu pitaco :P

Não vejo por quê não usar 1920x1080 (Full HD) em vez de 1280x720, ainda mais se seu jogo for levinho. Hoje em dia praticamente só se vende monitor Full HD pra cima, e fazendo o seu jogo nativamente em uma resolução menor você corre o risco dele ficar borrado e estranho em telas de resolução maior

Gostaria de fazer um adendo: você precisa se atentar a qual vai ser a plataforma final do seu jogo. Eu fiz um projeto pra android que precisou ser repensado nesse aspecto.
Outra coisa são os mapas, dependendo de como for a movimentação neles, a resolução muito grande pode acabar influenciando na jogabilidade.

Não sou muito de comentar em qualquer fórum, mas desta vez tive que comentar porque este assunto também é do meu interesse, hehe! Já tem um bom tempo que eu decidi que qualquer jogo que eu fizer no MV sempre terá uma resolução de 1104x624, porque é a resolução recomendada por um dos devs que eu mais admiro e a quem sou muito grato: Yanfly. Ele explicou porque ele prefere essa resolução em um tópico na RPG Maker Web (clique aqui para ver o tópico em inglês) e foi por isso que eu decidi adotar essa resolução também, não porque eu sou um baba-ovo, entendeu!? Humpf!

O único motivo de eu não usar 1280x720, é porque 1280 não é divisível por 48, mas isso é meramente uma questão de TOC, hehe! Não vejo outro motivo para não usar 1280x720. Eu só não recomendo resoluções altas demais, porque como o Yanfly disse, é necessário mais memória quando a resolução vai de cima para baixo, do que quando vai de baixo para cima. A resolução máxima do meu laptop por exemplo é de 1366x768... E um erro extremamente comum no meio maker é pensar que se funcionou bem no seu, vai funcionar bem no de todo mundo.  :p

Lord Wallace comentou:
Apesar de já ter mexido com outros RPG Makers, nunca usei o MV, mas mesmo assim vou dar meu pitaco :P

Não vejo por quê não usar 1920x1080 (Full HD) em vez de 1280x720, ainda mais se seu jogo for levinho. Hoje em dia praticamente só se vende monitor Full HD pra cima, e fazendo o seu jogo nativamente em uma resolução menor você corre o risco dele ficar borrado e estranho em telas de resolução maior

Ah, isso sobre os monitores é vdd msm! Mas não sei, depende dos gráficos que serão usados tbm!

Alkemarra comentou:
Gostaria de fazer um adendo: você precisa se atentar a qual vai ser a plataforma final do seu jogo. Eu fiz um projeto pra android que precisou ser repensado nesse aspecto.
Outra coisa são os mapas, dependendo de como for a movimentação neles, a resolução muito grande pode acabar influenciando na jogabilidade.

Sim, isso tbm influência dms! Eu não pensei sobre exportar pra Android ainda, nunca tentei fazer nem pra testar na verdade!

TheNewSon comentou:
Não sou muito de comentar em qualquer fórum, mas desta vez tive que comentar porque este assunto também é do meu interesse, hehe! Já tem um bom tempo que eu decidi que qualquer jogo que eu fizer no MV sempre terá uma resolução de 1104x624, porque é a resolução recomendada por um dos devs que eu mais admiro e a quem sou muito grato: Yanfly. Ele explicou porque ele prefere essa resolução em um tópico na RPG Maker Web (clique aqui para ver o tópico em inglês) e foi por isso que eu decidi adotar essa resolução também, não porque eu sou um baba-ovo, entendeu!? Humpf!

O único motivo de eu não usar 1280x720, é porque 1280 não é divisível por 48, mas isso é meramente uma questão de TOC, hehe! Não vejo outro motivo para não usar 1280x720. Eu só não recomendo resoluções altas demais, porque como o Yanfly disse, é necessário mais memória quando a resolução vai de cima para baixo, do que quando vai de baixo para cima. A resolução máxima do meu laptop por exemplo é de 1366x768... E um erro extremamente comum no meio maker é pensar que se funcionou bem no seu, vai funcionar bem no de todo mundo.  :p

Putz, o Yanfly é foda! Li o comentário dele e tô pensando seriamente em usar 1104x624 tbm kkkkkkkkkk! Como meu projeto tá muito no inicio, não seria problema algum trocar! Vou dar uma estudada nisso! (Mas tem um detalhe, eu tô usando blocos com 64 pixels de tamanho!)

TheNewSon comentou:

Esse vídeo é de um aparelho Moto G7 Play, tem 2 Gbs de ram e funcionou belamente sem demonstrar um lag sequer.

[youtube]https://youtu.be/Yyamub9aBYQ[/youtube]

Acredito que talvez o problema seja recorrente a programação de cada plugin em funcionamento no jogo (configuração certa dentro de cada uma delas). Mas considerando que aquela época não havia a versão que tem hoje do MV, então tudo bem, o equívoco é mesmo é achar que não iria funcionar bem no padrão de 1280x720 hoje em dia.

Aparelhos meus testados até agora com essa resolução:

Redmi 8 Lite
Redmi 6
A50 (aparelho mal otimizado apenas para batalha - ainda não o testei neste mês)
A30 (aparelho mal otimizado apenas para batalha - ainda não o testei neste mês)
A10 (aparelho mal otimizado apenas para batalha - ainda não o testei neste mês)
Moto G7
Moto G7 Play
Moto G6 Plus
Moto Z2 Play
Moto X4
Moto E6 Plus
Zenfone Max M1 Pro

Tenho dois que oferece o mesmo problema de lag em batalhas (ainda não testei este mês, por que houve um melhoramento no jogo há pouco tempo).

J7 Prime
J7 Prime

Voltar
Topo Inferior