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Quero criar um jogo de plataforma, qual engine utilizar?

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Gente estou em dúvida crucial, eu gostaria de iniciar um projeto de um jogo em plataforma, vejo que algumas pessoas conseguem utilizar RPG Maker com alguns scripts ou eventos, mas excluindo essas Engines, qual seria a engine ideal para iniciar o projeto?

Eu já utilizei UDK e Construct 2, mas eu queria algo diferente.

Caso alguém tenha algum argumento sólido para garantir que as citadas anteriormente sejam as ideais, pode ficar a vontade.
 
Pode criar utilizando o RPG Maker mas vai ficar esquisito, a Kadokawa lançou o Pixel Game Maker MV que dá pra fazer rpgs estilo Maker e/ou jogos plataforma. Eu tenho a engine mas ainda não aprendi a usar direito, acredito que deve ser mais fácil que as que citou no post entretanto.

Tem bastante recurso que vem com a engine e inclusive várias demos mostrando o que seria possível fazer, dá uma olhada por si mesmo: https://store.steampowered.com/app/837510/Pixel_Game_Maker_MV__MV/

Pode não ser perfeita mas dá pra fazer coisas legais em plataforma!
Até mais _b
 
Então, vamos lá. Vou te recomendar duas engines mais potentes que vão te permitir mais flexibilidade e poder no uso.

Unity

A primeira é a Unity, queridinha da comunidade. A Unity é feita pra 3d e 2d, mas tem foco maior no 3d mesmo. Ainda assim, o 2d dela é bem bacana, mas um pouquinho pesado. O editor vai precisar de um processamento legal, mas se tu tem um bom PC vai tranquilo. A linguagem de programação recomendada pra ela é o C#, que é um pouquinho difícil caso tu nunca tenha programado, mas pra ser sincero, se tu nunca programou qualquer uma vai ser meio complicada (mas definitivamente não quer dizer que tu não deva testar!).

Outro ponto importante dela é que a comunidade é bem grande e provavelmente tu vai achar muito conteúdo dela. O YouTube tá cheio, principalmente se tu dominar o inglês.


Godot Engine

A Godot é a minha favorita, mas tem a desvantagem de não ter uma comunidade tão grande quanto a Unity. Tu pode desenvolver em 2d e 3d, mas ela já é mais focada no 2d ao meu ver. O editor dela é mais leve, e pra 2d eu sinto que tudo flui melhor. A linguagem dela é o GDScript, muito parecido com Python (quase uma cópia mesmo). O que mais me atrai nela é o fato dela ser OpenSource, e eu amo essa comunidade e algum dia ainda quero contribuir para o código dela.

Considerações finais

Para um plataforma 2d você provavelmente vai ter bons tutoriais para as duas engines, mas se se objetivo é pegar uma pra projetos maiores no futuro eu recomendo ir de Unity, que já está mais bem estabelecida e tem uma comunidade forte. Se tu for como eu e gostar da filosofia OpenSource, eu recomendo ir de Godot e ser feliz com ela. Ambas exportam para PC, HTML5 e Android, então imagino que isso não seja um problema para você.
 
Uddra comentou:
Pode criar utilizando o RPG Maker mas vai ficar esquisito, a Kadokawa lançou o Pixel Game Maker MV que dá pra fazer rpgs estilo Maker e/ou jogos plataforma. Eu tenho a engine mas ainda não aprendi a usar direito, acredito que deve ser mais fácil que as que citou no post entretanto.

Tem bastante recurso que vem com a engine e inclusive várias demos mostrando o que seria possível fazer, dá uma olhada por si mesmo: https://store.steampowered.com/app/837510/Pixel_Game_Maker_MV__MV/

Pode não ser perfeita mas dá pra fazer coisas legais em plataforma!
Até mais _b

Dei uma olhada no site.

Por vídeos não dá pra ver como é ela por completo, já tinha em mente usar a Unity.

Obrigado.

Eranot comentou:
Então, vamos lá. Vou te recomendar duas engines mais potentes que vão te permitir mais flexibilidade e poder no uso.

Unity

A primeira é a Unity, queridinha da comunidade. A Unity é feita pra 3d e 2d, mas tem foco maior no 3d mesmo. Ainda assim, o 2d dela é bem bacana, mas um pouquinho pesado. O editor vai precisar de um processamento legal, mas se tu tem um bom PC vai tranquilo. A linguagem de programação recomendada pra ela é o C#, que é um pouquinho difícil caso tu nunca tenha programado, mas pra ser sincero, se tu nunca programou qualquer uma vai ser meio complicada (mas definitivamente não quer dizer que tu não deva testar!).

Outro ponto importante dela é que a comunidade é bem grande e provavelmente tu vai achar muito conteúdo dela. O YouTube tá cheio, principalmente se tu dominar o inglês.


Godot Engine

A Godot é a minha favorita, mas tem a desvantagem de não ter uma comunidade tão grande quanto a Unity. Tu pode desenvolver em 2d e 3d, mas ela já é mais focada no 2d ao meu ver. O editor dela é mais leve, e pra 2d eu sinto que tudo flui melhor. A linguagem dela é o GDScript, muito parecido com Python (quase uma cópia mesmo). O que mais me atrai nela é o fato dela ser OpenSource, e eu amo essa comunidade e algum dia ainda quero contribuir para o código dela.

Considerações finais

Para um plataforma 2d você provavelmente vai ter bons tutoriais para as duas engines, mas se se objetivo é pegar uma pra projetos maiores no futuro eu recomendo ir de Unity, que já está mais bem estabelecida e tem uma comunidade forte. Se tu for como eu e gostar da filosofia OpenSource, eu recomendo ir de Godot e ser feliz com ela. Ambas exportam para PC, HTML5 e Android, então imagino que isso não seja um problema para você.

Eu tenho um pouco de noção em programação e já tinha dado uma estudada no Unity e já estava em mente usar está Engine, acredito que será ela mesmo.

Obrigado.
 
Cara, vou ser bem sincero, eu não estou sabendo bem para poder indicar, mas já brinquei um pouco com isso no passado (fiz até um jogo para participar de um concurso) e...

Acredito que uma engine boa para *prototipar* seria o Construct, isso é, para fazer uma prova de conceito bem rápida para testar se a core gameplay. Ele é ideal para isso, em poucas horas você consegue fazer um setup de plataforma, sem precisar programar uma única linha de código.

Ele não vai ser legal pra fazer, mas acho que vale a pena procurar saber um pouco mais.
 
Olá. A engine Gamemaker Studio 2 não seria também uma opção interessante? Fora ela ser paga, ela é muito inferior às anteriores no quesito games 2D?
Eu comprei uma licença básica dela na promoção de inverno (quase 50% de desconto), mas nada fiz ainda.
 
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