🤔 Para Refletir :
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!"
- Moge

Registro histórico sobre RPG Maker

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Reportagem da revista 'Mundo Estranho' sobre o RPG Maker VX

LMwxSNz.jpg
Edição N°79 da revista Mundo Estranho

Mundo Estranho, também conhecida como ME, é uma revista de curiosidades científicas e culturais, publicada pela Editora Abril desde agosto de 2001. Antes com um viés científico inspirado pela Superinteressante, atualmente tem um foco em um público jovem, primariamente o público adolescente de 12 aos 16 anos.

Na edição N°79 de setembro de 2008, além de matérias sobre “como sobreviver a situações extremas” e infográficos sobre a 1ª Guerra Mundial (útil como referência pra quem for criar games desse tipo), saiu no final da revista uma matéria sobre o RPG Maker VX, feita pelo jornalista Fabiano Onça.

I740gmq.jpg
Scan da pagina 58 da Revista Mundo Estranho (desculpe pela qualidade)

A reportagem praticamente resume como que um game de RPG pode ser desenvolvido, de uma maneira simples através de uma sequência de eventos: game design, criação dos cenários, criação de personagens, eventos e testes. É claro que no game design iria planejar tudo relacionado, como detalhes da jogabilidade, scripts de falas e storyboards (às vezes ao conversar com alguém na rua eu posso desencadear um evento envolvendo uma animação onde o personagem pode ir embora caminhando) e detalhes do enredo, já que dependendo do mesmo pode acontecer algum evento de alteração no cenário (fora outros detalhes que fica difícil resumir tudo aqui).

Enfim, fica mais como curiosidade a matéria, se bem que poderiam aparecer outras matérias em revista de grande circulação relacionadas com gamedev. Muitos jogadores podem querer virar um desenvolvedor de games depois de ter visto uma reportagem desse tipo numa revista de grande circulação, mesmo não sendo propriamente relacionada com a área de desenvolvimento de jogos.

O Falco mencionado na matéria ainda está ativo nas comunidades?

Você poderia mencionar outros "Registros Históricos" envolvendo o RPG Maker. Não seria legal uma matéria sobre o tema?

Fonte: Revista Edição Mundo Estranho N°79 Ed. Abril

Você poderia mencionar outros "Registros Históricos" envolvendo o RPG Maker. Não seria legal uma matéria sobre o tema?

Bom, além das famigeradas revistas da Digerati, na verdade, eu conheci o RPG Maker através de uma matéria em outra revista. Não consigo lembrar o nome, e já perdi essa revista faz tempo. Mas era uma daquelas que falavam sobre animes e games. Talvez a Ultra Jovem, ou a Henshin.

Só não gostei da apologia a pirataria (sim, tocando na ferida de novo).

Talvez esteja falando besteira. Não sei se a RPG Maker Brasil disponibilizava os downloads piratas do software, mas pela matéria, passou a impressão de que sim, e em 2008 o RPG Maker VX já estava à venda na Steam.

Nem os redatores de revistas prestam pra procurar saber se o programa é de fato free ou pirateado. :aff:

Sempre achei tendencioso usar o termo vicio, para nomear os gamers do  Brasil ,mesmo que seja por brincadeira não é de hoje que a sociedade como um todo nos rotula desta forma, tenso a revista também usar este termo ainda mais dizendo que o vicio de jogos não é necessário aonde chegamos ao ponto de usar um RPG Maker para suprir os vícios enfim.... Lamentável :/

Que legal, Bento!

Esse é um achado muito interessante!

Lembro que tem muita coisa perdida que dá pra achar com a Wayback Machine, como materiais de comunidades antigas (jogosrpg) ou discussões e artigos beeeem velhos (decada de 90 e lá vai bolinha).

Mas é muito bom achar material nacional, apesar dos pequenos detalhes mencionados pelo Cross e pelo CleanWater, como a apologia à pirataria. Se bem que 2008 ainda eram 'early years' da coisa. Acho que hoje em dia a conscientização sobre o tema está bem melhor. A própria Steam vêm colaborando para isso, de certa forma.

Mas o redator com certeza poderia ter feito uma pesquisa prévia.

Legal, eu apoio bastante esse tipo de arquivo, especialmente para termos lembranças de uma outra época.

O Falco, também conhecido como o Desert Eagle era tradutor de uma famosa versão não-oficial do RPG Maker VX. Na segunda metade de 2009 ele passou meses de ausência da sua comunidade, resultando na insatisfação de muitos membros da equipe, já que ele era o único com acesso ao painel administrativo. No dia 25 de Outubro, dia que me lembro bem, todos os tópicos do fórum haviam sido apagados. Várias semanas depois, Falco ressurgiu e culpou o ex-staffer da RMB e administrador fundador da Santurário RPG Maker, Atoa/Victor Saint, que por sua vez se dizia inocente. No próprio anúncio ele já dizia que havia largado e makers e encorajava a galera a fazer o mesmo.

CleanWater comentou:
Não sei se a RPG Maker Brasil disponibilizava os downloads piratas do software, mas pela matéria, passou a impressão de que sim, e em 2008 o RPG Maker VX já estava à venda na Steam.
O RPG Maker mais antigo na Steam data de 10/12/2012 e é o VX Ace.

Caramba, um baita registro, por mais simples que seja. Me lembro bem da RPG Maker Brasil, foi a primeira comunidade que entrei, logo quando comprei uma revista que vinha com vários softwares pequenos para criação de jogos, dentre eles o RPG Maker XP. Isso me trouxe tantas lembranças! Naquela época eu tinha uns 12 ou 13 anos, lembro que fiquei em dúvida entre essa revista e um mangá do Dragon Ball Z (Não me lembro qual volume agora). Aquela época foi sensacional, todo o descobrimento das possibilidades com o RPG Maker foi mágico, bons tempos.

CleanWater comentou:
Só não gostei da apologia a pirataria (sim, tocando na ferida de novo).

Talvez esteja falando besteira. Não sei se a RPG Maker Brasil disponibilizava os downloads piratas do software, mas pela matéria, passou a impressão de que sim, e em 2008 o RPG Maker VX já estava à venda na Steam.

Nem os redatores de revistas prestam pra procurar saber se o programa é de fato free ou pirateado. :aff:

2008 eram outros tempos, de fato, hoje em dia as pessoas estão muito mais conscientes a cerca disso, mas naquela época era piratão mesmo, até porque eu me arrisco a dizer que todos os makers eram crianças e adolescentes naquele período de tempo e duvido muito você conseguir convencer seus pais naquela época a comprarem um "joguinho" pra vc na internet em site gringo a preço de dólar (Com ênfase em comprar na Internet em site gringo a preço de dólar). Não entenda que estou defendendo a pirataria, só que a 10 anos atrás o mundo era outro (caramba, só de lembrar que 2008 era há 10 anos atrás cresceram mais uns cinco fiapos de cabelo branco).

Voltar
Topo Inferior