Quid ita serius?
Para fins de estudo, gostaria de levantar uma questão que, muito provavelmente, já foi debatida em algum lugar em algum momento, mas eu não participei ou simplesmente podem haver novas ideias agora que não foram ditas anteriormente: como podemos reinventar o sistema de batalha lateral?
Está bem claro que esse sistema de batalha é bem obsoleto, mesmo que tenha sido muito bem explorado em um jogo relativamente recente, o Octopath Traveller. Ainda assim, ainda existem aqueles que amam esse sistema, principalmente pela sua proximidade com os RPGs de mesa, onde cada escolha deve ser minuciosamente decidida pensando em suas consequências.
Em Final Fantasy 5, um dos diferenciais do sistema de batalha lateral é a possibilidade de atribuir aos heróis uma profissão, que pode ser mesclada com outra e, com isso, as possibilidades de estratégia são vastas.
Você é um adepto do sistema de batalha lateral? Se sim, como você o reinventaria? Daria ao jogador um controle livre do personagem no momento de sua ação, mesclando a batalha por turnos com batalha ativa? Acha que a batalha receberia novas dimensões se fosse jogada em modo cooperativo, com dois jogadores ou mais? Dê sua opinião!