🤔 Para Refletir :
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!"
- Moge

Relembrar é Reler #1

Roy Bravery

Cidadão
NPC
NPC
Juntou-se
25 de Maio de 2015
Postagens
91
Bravecoins
37
ju76iMy.png
Texto por Avatar e Design por Rafael_Sol_Maker

Muitos escritores de livros criam histórias fantásticas e cheias de realismo, são livros que conseguem, mesmo sem a ajuda de imagens, passar exatamente os detalhes da cena, da ambientação, características físicas das personagens e criaturas. Se os livros conseguem tamanha proeza, fica claro que uma boa narrativa pode ser mais importante que o visual, mas com uma boa narrativa e recursos visuais agradáveis, conseguimos criar jogos que ficam na história.

5cCMu2m.png
Um bom jogo de RPG Maker que ficou na história é o “Corpse Party”

Este jogo foi criado em 1996 utilizando o RPG Maker e tinha o propósito de assustar ou, no mínimo, causar desconforto. O jogo não foi perfeito, mas mesmo cheio de limitações, foi muito bem aceito pelo público japonês. Uma parte da fama do jogo entre os japoneses, é que ele foi baseado em jogos típicos da cultura japonesa.

Em 1996 não existia o RPG Maker 2000, nem o 2003, muito menos o XP/VX/ACE com os poderosos scripts. Então ele foi criado numa versão do RPG Maker que provavelmente nem eu nem você conhecemos. Por conta disso, o jogo é bem simples. Apesar disso, nada impede que ele atinja seu objetivo de causar terror.


Devido ao sucesso, a produtora Team CrisisGris resolveu criar uma versão para PSP. Depois disso, o título fez um sucesso enorme, dando origem a dois mangás com conteúdo adulto. Apesar da sugestão do nome, este conteúdo adulto nada tem haver com conteúdo erótico. Na verdade, o conteúdo adulto deve-se a extema violênicia e narrativa que abusa de elementos psicológicos causando, no mínimo, um desconforto ao jogador .

6orbBpa.png

O jogo começa com um grupo de estudantes passeando depois das aulas. Um dos personagens está contando uma história de terror com as luzes apagadas. Depois de vários diálogos um terremoto abre uma grande vala no chão que suga todos para uma dimensão alternativa.

Trata-se de uma escola que foi alvo de um massacre com crianças pequenas. Uma das pistas é que algumas crianças tiveram a língua arrancada. Para não perder o clima, não farei mais nenhum comentário sobre o que os jogadores podem esperar do jogo. Um detalhe é que a capa e o material de divulgação não deixa explicito exatamente estas situações de terror.

Este jogo tem uma jogabilidade similar a um RPG e por ter surgido do RPG Maker , ele possui comandos simples. Ele é dividido em capítulos, sendo alguns extras. O jogador deve investigar o cenário e interagir com objetos e outros personagens. As ações são limitadas, não existe evolução e o combate é muito simplista e isso acaba tornando este RPG quase um “adventure”. Por isso o foco é totalmente na história. O diferencial é a conclusão do capítulo, onde você pode concluir ele da forma correta ou errada. Isso, não necessariamente impede de continuar , mas você pode querer seguir por um determinado tipo de desfecho e isso só acontece caso se descubra o modo certo de concluir o capítulo.

HbkA2g8.png

Uma ação no início da história pode influenciar o desfecho de forma negativa. Descobrir estes detalhes não é fácil. Para fazer o “Good Ending” é preciso ter um certo grau de paciência. Uma ação errada e será necessário voltar um “save” e passar por bastante diálogo para chegar no local desejado e mudar a ação. No PSP dá para pular os diálogos, mas prepare-se para clicar no “X” até fazer calo no dedo.

Os gráficos não são tão evoluídos, pois esta é uma versão melhorada de um jogo amador. Apesar da simplicidade dos gráficos, as cenas são fortes e conseguem criar um clima de tensão. A equipe de arte conseguiu criar no estilo de anime ilustrações impróprias para pessoas de estomago fraco. A narrativa é muito boa e o som tem qualidade de grandes jogos. Todas as músicas são baseadas no mesmo tema e ajudam a criar o clima de terror do jogo.

Se você gosta de terror e diálogos muito bem trabalhados, este, sem dúvida é um prato cheio. E para quem é fã da série, o “Corpse Party 2U” está sendo produzido e será lançado agora em 2012, por enquanto exclusivamente no Japão.

E para quem possui o PSVita, a boa notícia é que Corpse Party TAMBÉM é TOTALMENTE compatível com o novo portátil da Sony.
Esta Matéria faz parte da Revista Make THE RPG #1 não deixe de dar uma olhada nas outras matérias.
 
Intersting, ya artigo mostra um jogo muito interessante, yo tambem gostei do seu pensamento sobre ze assunto
 
É realmente uma ótima matéria. Corpse Party é uma das várias inspiração que tenho como MAKER, o game é simples e complexo ao mesmo tempo, apesar da versão de PSP ter uma leva de personagens novos acrescentando muito no enredo original, o primeirão também não era pouca coisa.

Para os interessados que não sabem como, não podem, ou não querem jogar essa versão de PSP, existe um remake feito por fãs do original em RPG Maker XP, chamado de Corpse Party -Rebuilt-(Desculpem a propaganda, mas clicando no link você vai para uma matéria completinha que fiz sobre aquele game), só que esse sem os personagens adicionais, então a história segue um fluxo bem diferente.

Um dos melhores pontos que vejo nesse jogo, é realmente a história, tanto nos jogos, mangás e até anime (apesar da do anime nem ser tudo isso graças a inúmeros cortes), as possibilidades são enormes, fora que são raros os game overs, o que te deixa muito perturbado sobre matar um personagem. Uma brincadeira meio interna, é que costumo irritar meus amigos dizendo que Corpse Party é o Until Dawn que deu certo, entendedores entenderão  :XP:


You See!~
 
Voltar
Topo Inferior