🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

(RESOLVIDO)TAGS DE TERRENO EM RELAÇÃO A EVENTOS

KAI GAMES Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
06 de Fevereiro de 2019
Postagens
24
Bravecoins
31
olá,....não sei ao certo se essa é a área correta se não for peço desculpas mas preciso de ajuda.....

estou criando alguns mapas e me ocorreu que eles precisam ter uma certa profundidade:

PEmgAy5.png


com isso em mente depois de uma pesquisa aprendi sobre os terrenos e que e possível atribui-los por chamadas de script assim:

Código:
$game_player.terrain_tag == 0

sendo 0 o numero de terreno desejado do tileset

entao pensei em fazer com que caso o player pisasse em um numero de terreno especifico ele diminuisse ou aumentasse de tamanho  através de uma condição e chamada de script:

4rkny8B.png


logo depois disso coloquei os numeros do terreno de forma crescente no mapa sendo zero perto e 3 longe:

tEbY2dG.png


e o resultado foi esse:

TYGcctQ.gif


eu teria que fazer isso com os NPCs tambem...(pensei em trocar "$game_player.terrain_tag" por $game_event.terrain_tag") mas nao estou conseguindo fazer isso com eventos  porque aparentemente eles nao colidem com o terreno vcs conhecem algum jeito de fazer com que os eventos colidam com as tags de terreno do mapa e que seje configurável? desde já agradeço e se for a área errada novamente desculpe.


EDIT:

RESOLVIDO!



a solução foi criar 2variaveis por scripts que representaria as coordenadas X e Y do evento no mapa e depois criar uma condição do zero pela chamada de script

kaLBzL5.png


sendo "68" o id do evento e "0" o numero do terreno em que ele pisará

logo abaixo segue o resultado:

1idkTJp.gif



OBRIGADO A TODOS!
 
Em primeiro lugar...

CARA, QUE INCRÍVEL!!! =O

Agora, respondendo a pergunta... xD

Não tenho tanta experiência com scripts no XP, mas acho que você vai ter que fazer dois scripts diferentes. Um pro player, e outro separado para os eventos. No entanto, isso é só um palpite.

Se não der certo, talvez você possa driblar isso com eventos "estáticos" nesse tipo de mapa, ou que andem apenas na horizontal. :awesome:
 
Na verdade eu tambem não sei muito de scripts XD.  inicialmente eu fiz varios eventos no mapa pra fazer o personagem diminuir e aumentar de tamanho antes....mas alem de deixar o projeto com lag eu tive outro problema de colisão pois não consigo configurar uma condição de um evento colidindo com um outro....de qualquer forma os terrenos foi a forma "mais limpa" de fazer isso sem comprometer o desempenho do jogo,  mas agora eu teria que fazer uma condição de um evento colidindo  com o terreno,o seu palpite de fazer um script é bem valido mas acredito que seje apenas para os eventos pois com o player a colisão em relação aos terrenos é bem funcional...
 
o seu palpite de fazer um script é bem valido mas acredito que seje apenas para os eventos pois com o player a colisão em relação aos terrenos é bem funcional...

Me desculpe, me expressei mal. Foi exatamente isso que quis dizer. O script do player você deixa como está. Para os eventos no mapa, você cria outro script. :awesome: (Mas não tenho ideia de como fazer isso. :S:)
 
Voltar
Topo Inferior