🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho."
- Rafael_Sol_MAKER

Resultados - Projeto Valente Outono 2020

Roy Bravery

Cidadão
NPC
NPC
Juntou-se
25 de Maio de 2015
Postagens
91
Bravecoins
37
hx6Aecv.png

Com as folhas caindo no auge do Outono, é hora de anunciar os resultados da terceira edição do Projeto Valente!

COMENTÁRIOS DA STAFF

Board Challenge
[imgleft]https://i.imgur.com/E3dZlYk.png[/imgleft]
Talvez o projeto mais original desta temporada, ao invés de apostar em heróis e dragões, este projeto aposta na jogabilidade. Não possui gráficos inovadores, não possui uma orquestra sinfônica, mas possui uma jogabilidade bastante viciante. É um excelente projeto para o fim que se destina: entreter. O criador também é muito atencioso com o público e o tópico é está bem construído. Sinto falta apenas de uma versão para o computador, adoraria ficar chacoalhando a meu monitor para guiar a bolinha pelos labirintos (ou usar o mouse para girar a tela).

Board Challlenge: temos aqui um jogo que nos surpreende. A princípio, não se vê um design muito atrativo. Porém, essa ausência não é gritante e é fortemente compensada pela gameplay. O jogo é fluido, desafiador e prazeroso de passar o tempo. A plataforma mobile foi muito bem escolhida. Certamente, minhas apostas são para que o jogo se expanda ainda mais.

Na maioria das vezes que falamos de jogos de puzzle, sempre nos deparamos com um "Candy Crush" ou alguma variação de "Tetris", mas, Board Challenge foge desta linha e disponibiliza desafios bem variados com uma proposta simples e utilizando muito bem a física para mover a bolinha até a meta. É o típico jogo que fãs do gênero certamente irão curtir, o único revés é que não seria possível portá-lo para PC, devido a necessidade de usar o sensor de movimento dos celulares para jogar, limitando o jogo apenas ao mobile.

Tive uma boa surpresa ao jogar Board Challenge no celular, esperava algo meio travadão e pesado por conta da interface carregada e dos gráficos meio datados, mas a gameplay se mostrou muito fluida e divertida. É claramente um jogo que foi feito com muito carinho e atenção aos detalhes, e que se tiver uma repaginada nos gráficos pode se tornar bem popular na Play Store.

Apesar de não achar o estilo gráfico do jogo muito agradável, sendo um tanto quanto poluído e confuso, a gameplay do jogo é ótima. A principio pensei que usar o movimento do celular para controlar a bolinha seria algo difícil e confuso mas quando comecei a jogar vi que o controle do jogo é muito preciso, você realmente sente que possui total domínio da bolinha. O jogo possui várias fases diferentes e entrega um bom desafio. É um ótimo jogo para se distrair e passar o tempo.

O único jogo com uma demo definitivamente receberia meu voto. A mecânica do Board Challenge funciona muito bem e consegue trazer diversão pra quem tá a fim de um desafio, mesmo que bem casual. O jogo tem alguns problemas com um visual um pouco poluído, mas que definitivamente pode ser melhorado.

Álom[imgright]https://i.imgur.com/sud6SAn.png[/imgright]
Álom é como uma pérola: um belo projeto que se esconde dentro de uma concha não tão bela. A premissa é boa, as artes são magníficas, possui uma excelente referência e a execução do projeto tem tudo para dar certo, contudo a história do jogo está reduzida a apenas um parágrafo, há poucas imagens e muito menos informações sobre o gameplay. É aparentemente um belo projeto que poderia se tornar uma das grandes promessas caso o tópico fosse repaginado e contivesse mais informações sobre o jogo e o avanço do seu desenvolvimento.

O visual do jogo é muito bonito e a premissa é muito interessante. Usar os sonhos do personagem para desenvolver a historia abre um leque muito grande de possibilidades narrativas e de gameplay. O projeto ainda não possui muita informação, apenas as imagens e a proposta da historia mas mesmo com poucas informações promete ser um bom jogo.

Apesar do tópico explicar que a premissa usada no jogo é amplamente conhecida, eu ainda gostei bastate da ideia, talvez por eu nunca ter jogado nada assim. Dvor-ak definitivamente é um artista muita talentoso e mostra isso nas artes do jogo. O tópico está desatualizado e apresenta pouco do conteúdo, mas seguir o projeto em outras redes sociais mostrará o quão avançado está o andamento do projeto e todas suas características bacanas, como um sound design muito bom e cenas que te colocam numa vibe que o projeto quer passar. Denifinivamente é um projeto que vou acompanhar.

Sophie[imgleft]https://i.imgur.com/HlClO6s.png[/imgleft]
Pra um platformer 2D, está muito bonito. Os gráficos originais ilustram aquele que pode ser um dos melhores games indie do Condado, caso continue a seguir o caminho que está seguindo.

Sophie é um projeto completo: possui uma boa narrativa; uma jogabilidade interessante; um apelo visual muito forte; belas canções; e, principalmente, uma amostra de todos esses recursos. É um projeto que conquista pela simplicidade da protagonista vivendo em um cenário encantado. A dedicação do grupo é bastante evidente, seja na apresentação de concept arts e speedarts para criar empatia com o público - uma jogada de marketing muito inteligente, por sinal - seja ainda nos detalhes cuidadosamente desenhados nos cenários que parecem ter saído dos quadrinhos. (...)

Para provar que estamos em épocas de boas surpresas no "mundo indie", Sophie surge como um belíssimo projeto de plataforma 2D, com artes maravilhosas, trilha sonora caprichada, personagens carismáticos e um enredo bem elaborado. É o típico projeto que mostra como os brasileiros são talentosos e, certamente, receberá boas críticas quando estiver finalizado.

(...) é um jogo que logo de cara mostra sua beleza. Animações flúidas, cenários detalhados e direção de arte muito coesa, formando um belo plataformer. Uma pena ainda não termos mais detalhes sobre a jogabilidade, mas com certeza é um daqueles jogos que promete.

(...) possui uma personagem muito carismática que explora um mundo vivo e belo visualmente. As mecânicas do projeto não decepcionam também pois, faz parecer que estão bem fluídos e encaminhados para o rumo certo do desenvolvimento. Pelo cuidado e carinho que a equipe está tendo com Sophie, devo dizer que será um jogo impressionante quando lançar.

(...) A qualidade visual está muito original e bem trabalhada. Os GIFs já trazendo algumas features do projeto dão um sabor a mais pra ele. Por ser feito em Unity, acredito que esse trabalho só tem a crescer e nos entregar um belíssimo resultado. O tópico está impecável, ficou caracterizado em sintonia com as artes e interface do jogo, o que dá um tom de profissionalismo e nos deixa esperando ansiosos pra que seja finalmente lançado.

Me lembra Alice no pais das maravilhas. Possui uma historia bacana, gráficos Incríveis, musicas muito bonitas e uma gameplay bem fluida. É um projeto que eu não consigo enxergar defeito nenhum. (...)

É um projeto que parece ter bastante potencial, já que já tem intuito de ser comercial. Os gráficos estão belíssimos (parece que esse projeto Valente só tem coisa bonita) e o sistema de combate parece estar bem flúido. O sistema de árvore de habilidades também me agradou, tomara que seja usado de forma interessante. A história foi contada com um pouco depressa na descrição e não cheguei a entender direito qual a ambientação do mundo, mas acredito que isso deve melhorar com o tempo.

OUST[imgright]https://i.imgur.com/S1do0zs.png[/imgright]
Carrega toda a magia de que um RPG precisa pra ser divertido e é ainda mais completo devido à arte original impecável.

É um projeto com uma incrível identidade visual, forjada com personagens e cenários bastantes marcantes, assim como uma narrativa e uma apresentação muito bem construída. É uma grande promessa entre os projetos, mas, se a promessa é alta, as expectativas também sobem. O fato de não possuir nenhuma amostra da jogabilidade, somada as poucas informações acerca do avanço da jornada de Zênite no mundo de Oust e do progresso do jogo em si, são detalhes que tiram um pouco do brilho e que poderiam ser melhor trabalhados para enaltecer a imagem do projeto.

Se destaca pelos visuais caprichados, mas eu realmente gostaria de ver algum vídeo de gameplay antes para ver se as coisas fluem bem, já que ele está sendo feito no RPG Maker XP.

Um projeto que me encantou pela ambientação incrível de seus mapas combinados com uma bela arte fluída e chamativa e por isso arrisco dizer que Oust é um jogo exemplo da categoria arte. Os sistemas também me agradaram. Simples, mas casam perfeitamente com a proposta original do projeto. Fazer algo tão incrível numa engine como essa desperta uma boa sensação.

A trama é bem elaborada e o tópico está muito apresentável, com bastante informação e imgens de qualidade muito agradável. é o meu favorito, sem sombra de dúvidas. Uma pena não ter uma demo, isso consolidaria ainda mais a minha opinião sobre o jogo. Os quesitos de maior destaque na obra são definitivamente a arte e a promessa de dublagem. A arte já se mostra de fato bem avançada, deixando a sonoplastia com um nível de qualidade igualmente desejado.

Tem uma historia interessante, os gráficos muito bonitos, uma boa ambientação e chama a atenção por ser desenvolvido no RPG Maker XP. Quanto a gameplay, só temos uma imagem e descrição e não tem como saber exatamente como vai funcionar sem jogar, mas tudo indica que é um sistema diferente dos RPGs em turnos comuns.(...)

O ponto forte aqui definitivamente é o gráfico e os mapas. Os sprites customizados tem uma estilo muito bonito e bastante agradáveis. Infelizmente o tópico não entra a fundo no sistema de batalha, mas sugere algo meio por turno meio action, o que pode funcionar. O ponto mais fraco me parece ser a história, que não foi muito desenvolvida no tópico e parece ter elementos clichês que não me prenderam.

Dragon Ball Defensors[imgleft]https://i.imgur.com/feH9Sr1.png[/imgleft]
Não há muito o que falar sobre esse projeto, pois o próprio criador não apresentou muitas informações a seu respeito. Sabemos que se trata de um fan game de Dragon Ball Z e que seguirá a história até, no mínimo, a saga de Cell. Apenas isto. O que é uma pena, eis que há bastante espaço para fan games no cenário atual, basta dedicação e compromisso.

Gosto muito de Dragon Ball e pelas imagens esse promete ser um jogo bem bonito. Entretanto acredito que o projeto ainda está em uma fase muito inicial, tudo que foi apresentado é o combate e é um combate padrão de RPGs por tuno sem muitas mecânicas diferentes.

A proposta é bem bacana, principalmente por trazer aquela nostalgia da história do saudoso anime. Diferente dos outros projetos dessa edição que são mais voltados a ser algo comercial, esse parece não se levar muito a sério e só quer fazer algo bacana com a franquia do Dragon Ball, que tem seu mérito também. Só não foi um dos meus escolhidos por não ter uma demo ou usar sprites originais, mas é um projeto que tem futuro.

RESULTADO DA VOTAÇÃO

Jogo
Criador
Comunidade
Staff
Votos Totais
Sophie
[member=3071]miguel_minotti.yg[/member]
14
9
23
Oust
[member=3018]philippejugnet[/member]
16
5
21
Board Challenge
[member=2883]Nalfam[/member]
7
6
13
Álom
[member=882]Dvor-ak[/member]
2
2
4
Dragon Ball Defensors
[member=1138]9155gabrielgap[/member]
2
0
2

O Projeto Valente desse Outono é
Sophie

PhBtndZ.png

Feito por [member=3071]miguel_minotti.yg[/member] e Youth Gaming

PREMIAÇÃO

2º Lugar
Oust​

bravecoin.gif

50 Bv$
Bravecoins

1º Lugar
Sophie​

5ZRk7dM.png

Medalha
"Projeto Valente Outono 2020"

bravecoin.gif

100 Bv$
Bravecoins

Divulgação na Revista
Na próxima edição da MTG

3º Lugar
Board Challenge​

bravecoin.gif

30 Bv$
Bravecoins

OBS: Por motivos de manutenção do fórum, os prêmios em bravecoins e a medalha demorarão aproximadamente mais duas semanas para serem atribuídos. Agradecemos a compreensão.

FINALIZAÇÃO

Agradecemos muito pela participação de todos os que votaram, e aos criadores desses projetos tão valorosos! Esta edição do Projeto Valente não seria possível sem a ajuda de vocês.
Que venha a próxima a estação!

PhBtndZ.png

Arte de capa por Bastien Grivet
Medalha por [member=1820]Kazzter[/member]
Logo por [member=162]NineK[/member]
Até o próximo evento!​

Última edição por um moderador:
RAPAZ NÃO ACREDITO!!! Fico muito feliz com isso, de verdade, não esperava nem de longe esse resultado. Em meio a projetos como os que foram apresentados e como dito pela crítica, todos com suas características singulares e alguns já mais adiantados, conseguir alcançar esse patamar com Sophie é extremamente motivador e recompensador, e com certeza dá um gás pra manter essa produção de forma cuidadosa.

Só tenho a agradecer a todos que votaram e que colaboram com o desenvolvimento desse mercado indie de games brasileiros, esse concurso e os projetos envolvidos só mostram o quanto temos a oferecer! Parabenizar os outros participantes, inclusive votei em um deles que me cativou bastante e espero ver mais sobre ele em breve.

Ainda não sei como reagir hahaha!

Aew [member=3071]miguel_minotti.yg[/member] !!! Meus parabéns!
Disputa acirrada!
Agora é continuar essa obra-prima em... ta fkando show!!
Gostei demais de ter participado e muito obrigado pelos comentários!
E parabéns a todos que participaram e tbm pra essa staff maravilhosa XD

[member=3071]miguel_minotti.yg[/member] meus parabéns pelo primeiro lugar, brother! Você certamente tem um projeto e tanto em mãos e isso ficou mais do que evidente. Eu espero muito ver ele completo! Eu não devo ser o único que já o colocou na lista de projetos favoritos!

[member=3018]philippejugnet[/member] como segundo lugar, você já imaginar que o projeto tem tudo pra estar em 1 em alguma edição futura do PV! Eu espero, principalmente agora que o [member=1597]Jorge_Maker[/member] está na equipe, que o projeto fique ainda mais delicioso do que já está! Existe um lugarzinho no meu coração pra ele!!!

[member=2883]Nalfam[/member] NALFAAAAAAAAAAAAAAM!!! Quem diria, meu caro!! Eu estou TÃO feliz por você não ter desistido, que eu acabo amando o seu projeto enormemente mais do que já amava, principalmente por ser um game fora dos clichês e padrões em estar concorrendo num concurso como esse! Só tenho que te dar os parabéns e desejar que melhore o jogo ainda mais para que, posteriormente, ele conquiste o primeiro lugar!!

[member=882]Dvor-ak[/member] o seu projeto está lindo! Acredito que quando os pontos em falta estiverem melhor trabalhados, ele conquiste o público e mereça o primeiro lugar tanto quanto qualquer um dos outros concorrentes podem! Espero que continue trabalhando nele, cara!

[member=1138]9155gabrielgap[/member] como o único fan-game que eu gostei de verdade, eu também torço muito para que o seu projeto, que ainda está nas fases iniciais, cresça ainda mais com atualizações e conquiste o pódio! Desejo força e que tudo dê certo!!!

Meus parabéns a todos os concorrentes e à staff por mais um Projeto Valente!

Voltar
Topo Inferior