🤔 Para Refletir :
"Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a."
- Samuel Augusto

Resultados - Projeto Valente Primavera 2020

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

Lord Wallace Masculino

Space Cowboy
Membro
Membro
See you, space cowboy
Juntou-se
07 de Agosto de 2015
Postagens
1.338
Bravecoins
1.728
6Z1VqQf.png

As primeiras flores da Primavera já desabrocharam! É hora de anunciar os resultados da quinta edição do Projeto Valente!

COMENTÁRIOS DA STAFF

Orange Season
Tem um visual incrível e uma mecânica tão incrível quanto. A promessa foi cumprida, todas as features anunciadas no primeiro post do Hudell foram entregues e hoje podemos ver o resultado dele. Particularmente, tenho grande apreço por Orange Season, é um representante forte do nosso cenário dev brasileiro.

(...) é um projeto que desafia as leis do RPG Maker e está apresentando uma premissa fantástica e bem densa; acho que o conjunto da obra como um todo é o que torna ele um dos maiores e mais ambiciosos projetos da comunidade game dev br (em termos de RPG Maker, ao menos). Dá pra ver uma forte atividade do Hudell com o projeto desde que ele começou. Certamente merece destaque!

(...) é um grande jogo, a arte é muito bonita e a gameplay é bacana (não tem muito o que inovar em um jogo de fazendinha). Um grande problema que eu tenho em jogos de fazenda é que eles enjoam, no Stardew Valley eu consegui fazer quase 100 de tudo no jogo nos primeiros 2 anos da minha fazenda. Espero que a promessa de centenas de mapas, mais de trinta animais, muitos produtos manufaturáveis e festivais proporcionem muitas horas de gameplay sem deixar o jogador repetindo infinitamente o Planta > Colhe > Vende.

(...) me lembra muito o Stardew Valley, um jogo de fazendinha que eu amei MUITO. (...) Pelo que eu vi do Condado Review a estética é muito bem feita e os personagens são bem caricatos, além da "brasileiração" do jogo que acho sempre bom dar destaque, as mecânicas são bem feitas, mas de certa forma não me parecem muito diferentes de outros jogos de fazenda (talvez por não ter muito o que fazer nesse quesito). O tópico de apresentação também não dá muita - quase nenhuma - informação, então eu aconselharia dar uma melhorada nisso.

Orange é o típico projeto que merece cada elogio que recebe e se destaca muito pelos belíssimos gráficos em Pixel Art com estilo colorido e bem, digamos, "vivo".
A dedicação dos criadores com o projeto, assim como a facilidade em contatá-los, é algo que merece ser destacado também. Tem tudo para ser uma grande vibe quando estiver completo.

Orange Season foi de longe o jogo da comunidade que eu mais joguei. É relaxante, bonito, divertido, e profissional em absolutamente todos os aspectos. Por mais que seja um jogo simulador de fazenda, ele não se rende a uma temática puramente americanizada, e em vez disso adiciona elementos bem brasileiros em por toda parte. Se tem algo que eu senti falta foi justamente mais notícias e updates do desenvolvedor por aqui, mas isso não tira o brilho do jogo de maneira alguma.

Este é outro projeto que surpreende em todos os quesitos, sejam eles gráficos, mecânicos ou sonoros. Porém, o que me faz mencioná-lo é o fato de ser ambicioso DEMAIS no que tange a originalidade, mesmo que a jogabilidade não seja tão incomum.

Kamigami
Esse é um projeto incrivelmente promissor que vem trazendo atualizações constantes e evoluindo a cada uma delas. Nunca pensei que fosse ver um "jogo de cartinha" TÃO BEM FEITO no RPG Maker. Design bem feito, cartas carismáticas e bem ilustradas, interface PROFISSIONAL. Torço muito pra que este se torne mais um representando forte da comunidade brasileira.

Eu amo jogos de cartas, então sou suspeito para falar do Kamigami, mas para mim é simplesmente fantástico ver um outro universo de jogos de carta ser criado com uma integridade nas artes - game design, arte, música e afins. É um tipo de projeto e estilo de jogo raríssimo de se ver na nossa comunidade. Acho que merece um destaque também pro estar desafiando os limites de conceito e comodismo que temos por aqui.

(...) Com o vídeo demonstrando a gameplay e o sistema de combate ele mostrou que não é simplesmente um card game genérico com combate padrão como muitos outros. O fato de você depender das cartas em campo para produzir a energia para botar suas outras cartas em campo e o combate sendo feito em um tabuleiro onde você deve defender o deus principal como se fosse uma partida de xadrez me chamou muito atenção e proporciona uma gameplay diferenciada que não é muito vista em card games lançados por ai.

O que de cara me chamou a atenção quando vi o tópico do jogo foi o interesse nas traduções do jogo, que além do inglês, inclui a possibilidade pro japonês e pro mandarim. Mas vamos ao jogo em si, eu A-M-O jogos de cartas, não só isso como também sou amante de mitologias em geral, então este jogo junta tudo o que me agrada num só. A estética dele, pelo que pude perceber nos vídeos, é linda, a soundtrack é muito bem feita também. Realmente, só tenho elogios a dar e posso dizer que estou extremamente feliz de ver um projeto como esse por aqui. Ele já tem um espaço especial no meu coração, haha.

Uma iniciativa um tanto ousada e diferente do habitual que estamos acostumados como RPGs e plataforma, mas aqui no Condado vale qualquer gênero e o da vez é Card Game, que simplesmente possui muitas febres (como Yu-Gi-Oh!), principalmente nos celulares. Quando o time da CRM trouxe o projeto aqui para o fórum, causou um enorme impacto, dada a sua altíssima qualidade gráfica, muito bem apresentada por screens e trailers, e a proposta em si de ser um jogo de cartas.

Não é pra menos que o Kamigami seja um adversário a altura de todos os outros projetos envolvidos neste Projeto Valente, pois é o projeto que mais desafia os limites da engine em que foi produzido. Isso, por si só, seria motivo para destacá-lo, mas como se não bastasse, todas as áreas do projeto (i.e. sonoplastia, identidade visual e o universo) são excelentemente trabalhadas e merecem toda a admiração.

Belas cartas, belas waifus, e belas músicas. O que mais eu poderia pedir?

Profana
Profana vem se tornando um dos projetos mais promissores da comunidade. Seu visual é impecavelmente bem trabalhado, o enredo é de deixar lágrimas e as mecânicas não deixam a desejar. Nunca vi um projeto que deixasse tudo tão bem combinado na tela.

(...) Profana, junto ao Vorum, foi o que me chamou atenção inicialmente pela qualidade de apresentação do tópico do jogo. Para alguém como eu, que não conhecia o jogo, chegar no tópico dele e ver uma apresentação tão bem feita e explicada é um plus enorme, pois é a partir daí que eu pego o interesse em analisar o jogo melhor, ler as informações com calma e tudo o mais. E o Simon fez um excelente trabalho em fazer o appeal do projeto. Admiro também os criadores de terem se dedicado ao longo desses oito anos no Profana. O Jogo em si também possui uma história profunda e bem trabalhada, até onde pude perceber, que me cativou bastante. A estética é muito bem trabalhada, junto com a composição sonora e as mecânicas, também. Creio que dentre todos os jogos, o enredo deste foi o que eu mais gostei.

Um projeto que atravessou gerações e, mesmo em pleno 2020, prova de maneira prática e efetiva que a engine utilizada não define a qualidade de um jogo. Com um enredo muito rico, visual caprichado e muito detalhado, trilha sonora envolvente além de sistemas variados e bem elaborados, formam um conjunto que trás boas expectativas.

Profana chamou tanto a minha atenção pelo jogo em si, quanto pelo engajamento dos desenvolvedores com a comunidade. O projeto é um símbolo de superação e de persistência, após ter passado por tantos hiatos e percalços no desenvolvimento, e é muito gratificante ver o trabalho duro de anos finalmente rendendo bons frutos.

Tropicalia
Tropicalia é um projeto importantíssimo de representação da nossa cultura e valorização da mesma. Sua jogabilidade é bem coesa e proporciona bastante desafio. Não é um jogo de simplesmente ir pra frente e pronto, é necessário cautela e estratégia. O nosso primeiro bRPG tá com tudo e merece continuar evoluindo.

Tropicalia é um projeto que eu achei incrível pela representatividade que dá ao Brasil e sua cultura. É um jogo que eu gostaria que conforme o seu progresso, ganhasse mais destaque e fosse mais reconhecido à fora.

Uma grata surpresa recente foi a divulgação desse projeto, que possui um visual muito bonito, trilha sonora bem característica e um enredo que aborda a cultura indígena brasileira, algo que poderia ser mais explorado por devs do país (assim como outras culturas).
Interessante saber que o projeto está sendo desenvolvido em diversos idiomas, aumentando o alcance do mesmo e mostrando mais o Brasil para o cenário de GameDev mundial.

(...) é um jogo interessante e e bonito, que leva consigo a proposta de representar a cultura brasileira - por mais que nele ela seja mais voltada para exportação do que em ser uma representação aprodundada e fiel.

Este é, senão o projeto mais brazuka entre os concorrentes, com certeza o mais característico. Eu não poderia deixar de mencioná-lo com honras pela sua proposta. Eu desejo do fundo do meu coração que o seu desenvolvedor esteja sempre de olho em todos os aspectos do game visando melhorá-los e, principalmente, ouvindo a comunidade.

Vorum
Vorum... Ah, o que falar da arte incrível desse jogo, minha gente? O tópico de apresentação é uma delícia de se ler também, o enredo do jogo é caprichado e a trilha sonora é perfeita. O Projeto parece ser extremamente promissor e espero poder vê-lo progredir cada vez mais.

É um projeto que acompanho fazem alguns anos e não me arrependo disso.
É notável que, a cada atualização com novidades, tem um esforço imenso da equipe para polir até os mínimos detalhes, lembro muito bem de como esse projeto evoluiu tecnicamente com o passar do tempo e, mais importante, sem abandonar a trama e o estilo do enredo, que é um ponto fortíssimo desse belo trabalho desde sempre.

Vorum é um dos clássicos da comunidade, um projeto que amadureceu tão bem ao longo dos anos quanto um vinho Chardonnay guardado nas adegas da Borgonha. Acho que seria bom ter mais degustações do jogo ao longo do tempo (a última demo saiu há mais de dois anos!), mas mesmo assim, continuo aguardando pacientemente para quando a garrafa finalmente puder ser aberta.

Aparenta ser um jogo sem muita ambição à primeira vista, mas mostra totalmente o oposto quando nos aprofundamos um pouco mais em conhecê-lo. Sua ambição parte não só da questão gráfica, mas da sonora e do enredo. No mais, todo o empenho e dedicação que a equipe se apraz em produzir o game. Poderia ser só um ótimo projeto, mas é também uma inspiração para todo desenvolvedor indie.

RESULTADO DA VOTAÇÃO

[TABLE=centered]
[TR]
[TH]
Jogo
[/TH]
[TH]
Criador
[/TH]
[TH]
Comunidade
[/TH]
[TH]
Votos Válidos​
[/TH]
[TH]
Staff
[/TH]
[TH]
Votos Totais​
[/TH]
[/TR]
[TR]
[TD]
Kamigami​
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
20​
[/TD]
[TD]
19​
[/TD]
[TD]
6​
[/TD]
[TD]
25​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Orange Season​
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
16​
[/TD]
[TD]
15​
[/TD]
[TD]
6​
[/TD]
[TD]
21​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Vorum​
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
16​
[/TD]
[TD]
16​
[/TD]
[TD]
2​
[/TD]
[TD]
18​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Profana​
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
14​
[/TD]
[TD]
13​
[/TD]
[TD]
5​
[/TD]
[TD]
18​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Tropicalia​
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
7​
[/TD]
[TD]
7​
[/TD]
[TD]
0​
[/TD]
[TD]
7​
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O Projeto Valente dessa Primavera éKamigami: The Battle Of Gods
[pixel=1] https://i.imgur.com/zWwPNlG.png [/pixel]

Feito por @Raizen

PREMIAÇÃO

2º Lugar​

1º Lugar​
3º Lugar​
Orange Season
Bravecoins
Brave.png

30 Bv$
Kamigami
Medalha[pixel=1] https://i.imgur.com/fAr1JfB.png [/pixel]
"Projeto Valente: Primavera 2020"

Bravecoins
Brave.png

70 Bv$

Divulgação na RevistaNa próxima edição da MTG
Vorum
Bravecoins
Brave.png

20 Bv$

FINALIZAÇÃO

O Projeto Valente desta Primavera foi uma verdadeira luta de titãs! Agradecemos a todos os que votaram e fizeram desta edição a mais disputada e com mais votos válidos de todos os tempo, e também aos criadores desses projetos tão valorosos e reconhecidos pela comunidade.
Que venha a próxima a estação!

[pixel=1] https://i.imgur.com/zWwPNlG.png [/pixel]
Arte de capa por Celestial Fang
Medalha e logo por @NineK
Vídeo por @Kazzter
Narração por @Lord Wallace

Tendo jogado o Kami e estando acompanhando seu desenvolvimento de perto posso confirmar o quão bom esse projeto é. O esforço do Raizen já expressa resultado, o jogo é realmente gostoso de se jogar. As regras são simples e de fácil aprendizado, mas ainda garantem uma gama complexa de possibilidades aos jogadores. Mesmo pra mim que não sou grande fã do gênero e tendo jogado apenas uma versão ainda em desenvolvimento, já me peguei estudando cada uma das cartas e pensando em diversos decks com as mais variadas estratégias. Aliado a isso, o jogo conta com uma campanha single-player visual novel criativa, onde podemos apreciar também a impecável arte e música do projeto. Enfim, é sem dúvidas é uma vitória mais do que merecida.

Vorum é outro jogo que pude conhecer mais a fundo quando fui convidado para fazer parte da equipe. Não se deixem enganar pela imagem degradada do projeto nas comunidades por estar sendo desenvolvido há tantos anos. Até eu tinha certo preconceito com ele por conta disso, mas depois que pude ter contato com o que o jogo realmente é, tive meus conceitos sobre ele totalmente alterados. A paixão do Odilon, do Jonas e da Vanessa para com o projeto é contagiante e isso transborda no resultado que tem sido alcançado atualmente. É fácil para qualquer um chegar, ver as artes, músicas ou enredo do tópico e descer elogios genéricos sobre o jogo, mas só alguém que tem contato direto com o jogo pra ser capaz de saber o que Vorum realmente significa hoje. Se ficaram curiosos, não percam por esperar, o projeto nunca esteve tão bem estabelecido e direcionado como está hoje. Como parte da equipe, mal posso esperar a hora de finalmente o apresentarmos ao mundo. Aproveito a oportunidade para também agradecer a todos que votaram e, ainda hoje, acreditam no potencial deste jogo.

Aos demais, ainda não tive tempo nem a oportunidade para jogá-los, mas são projetos de grande destaque nas comunidades e é mais do que visível o esforço empreendido em cada um. Parabéns a todos participantes. xD

Meus amigos, esse resultado foi um tanto quanto surpreendente!! Essa competição foi a mais monstruosa que eu já vi por aqui e eu estava ansiosíssimo pra saber o resultado! Dou os parabéns a Kamigami pela vitória, ao Fantasy Farming: Orange Season pelo segundo lugar, ao Vorum pelo terceiro lugar e aos demais participantes que também são projetos incríveis. Nós amamos todos vocês e queremos jogar todos, todos!

Última edição:
Eu tinha esquecido que a votação da staff era separado do tópico haha, quase cometi uma gafe agora :bwahaha: .
De qualquer forma, eu fico bem feliz, espera, MUITO FELIZ, não pela vitória, mas sim por ter tantas pessoas que acreditam no projeto e gostaram da proposta que tentei fazer com muita dedicação. O projeto tem muita coisa concreta, bem mais do que imaginam, VN todo pronto (falta revisar), mecânicas do duelo praticamente prontas, todas as cartas implementadas e funcionando, IA 100%, modo online funcionando (casual e ranqueada), me sinto até meio mal de não conseguir trazer tudo isso para vocês, mas podem ter certeza que não é só um projeto com tópico bonito :music:.

Li tudo sobre o escrito do Kamigami no tópico, fico lisonjeado e tenho certeza que o pessoal que tanto me ajudou nisso (Geraldo, Zaggo, Kiba e todas as artistas que participaram) também. Espero que todo mundo possa curtir uns duelos em breve o/.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior