Boa noite família!
Queria compartilhar com vocês, minha retrospectiva de 2020, na real, que ela vai ser bem resumida, mais precisamente, os últimos seis meses, que foram uma loucura, mas no bom sentido pra mim...
- Há seis meses sapiando pelos vídeos do yt, encontrei o canal de um cara, um gamedev que mora e trabalha no Canadá, no canal dele haviam tutoriais sobre como desenvolver um joguinho usando conceitos e práticas profissionais, então decidi acompanhar todas as aulas.(Acabei criando o meu primeiro projeto de game, com as coisas que aprendia nas aulas e implementando algumas funcionalidades que eu mesmo havia desenvolvido);
- Publiquei esse meu primeiro projeto de game no Itchio, e me senti realizado como há muito não sentia;
- Tomei coragem e decidi investir num curso de desenvolvimento de games. (eu já tinha um conhecimento prévio, sobre programação, lógica, e algumas linguagens, devido a um curso superior que havia feito, porém nunca tinha me dedicado a aplicar esse conhecimento na área de games);
- Depois de algumas aulas decidi criar um novo protótipo de game. (Não estava muito satisfeito com o curso, pois ele possuía um conteúdo muito básico, mesmo nunca tendo trabalhado com programação de games, o conhecimento que eu já possuía em programação, me deixava claro as limitações técnicas do curso, então decidi estudar por conta própria tudo que gostaria de implementar no meu protótipo);
- Publiquei no Catarse o meu protótipo do Game. (depois de algumas semanas sem nenhum apoio, quando já nem acompanhava mais o desempenho da campanha, algo interessante aconteceu, uma das Moderadoras do Streamer/Youtuber Cellbit começou a me acompanhar no twitter e a curtir alguns posts sobre a produção do meu game, que eu costumava publicar);
- Numa quarta feira, acompanhando a live do cellbit, vi que ele ia iniciar um quadro que ele chama de quarta indie, onde ele apoia jogos indies gringos e nacionais, então me veio o pensamento...”será que aquela moderadora do cellbit começou a me acompanhar, pq já planejava indicar o meu jogo pra o quadro do cellbit?”. Então fiquei na torcida, com uma leve esperança. O mais engraçado desse dia é que num determinado momento precisei sair, para ir ao mercado e até então, após ter apoiado alguns jogos, nada do meu projeto aparecer no quadro, então fui ao mercado, já sem mais esperanças. Quando voltei o quadro já tinha terminado e eu pensei...”vou olhar só mais essa vez, como anda o desempenho da campanha, se tiver que dar certo, vai dar de alguma forma!”. Pra minha surpresa, a campanha que estava zerada até então, no momento que olhei, estava com 600,00 de apoio e quando olhei na relação de apoiadores, estava lá o nome do Cellbit...ENTREI EM CHOQUE!!!!!(fiz questão de salvar um clipe do momento do apoio, após vasculhar na gravação da live do dia);
- Embora o apoio do Cellbit tivesse resultado num aumento considerável por parte de novos apoiadores, a campanha que estabeleci tinha uma meta, que hoje entendo que não fosse a ideal e ao término do prazo, não consegui bater a meta. (embora um pouco triste, também fiquei feliz pelo apoio e reconhecimento do potencial pra um protótipo que havia criado);
- Conheci uma comunidade incrível de apoio ao desenvolvimento indie, a Braveheart. (não vou aqui me repetir, do quão feliz e motivado eu fiquei, por ter conhecido essa comunidade, acho que meu avatar fala/pulsa por si só!
- Fui finalista da primeira GameJam que participei, a BraveJam. (não ganhei o prêmio, mas ganhei uma comunidade que eu passo o pano mesmo <3 e conheci muitos desenvolvedores extremamente talentosos);
- Meu Computador morreu;(velho de guerra, começou a fazer um barulho enorme que pensei...”xiiii velho amigo, chegou sua hora ;-; ”)
- Fui socorrido devido a um problema de saúde. (Hoje é estou recuperado, BEBAM ÁGUA!)
- Meu computador renasceu; (por enquanto, o barulho sumiu e ele voltou a ligar);
- Do nada a Dumativa me contatou me oferecendo um freela. (não foi exatamente do nada, na real, que eu havia, humildemente enviado um direct no twitter, perguntando se haveria a possibilidade de conseguir uma key do lenda do herói, pra eu poder streamar na twitch, e um belo dia a dumativa começou a me seguir no twitter e fez a oferta do freela);
Enfim, essas foram algumas coisas que aconteceram nos últimos seis meses, e queria compartilhar com vcs. Se alguém me perguntasse o que eu esperaria de 2020, nem nos meus sonhos mais fantásticos teria se parecido com algo assim, embora eu saiba que pra muita gente, inclusive pra mim mesmo, tenha sido um ano complicado, pelo óbvio, espero que tenha servido de muita reflexão e quero desejar pra todos nós um ano de 2021 incrível, muita saúde e paz. <3
Queria compartilhar com vocês, minha retrospectiva de 2020, na real, que ela vai ser bem resumida, mais precisamente, os últimos seis meses, que foram uma loucura, mas no bom sentido pra mim...
- Há seis meses sapiando pelos vídeos do yt, encontrei o canal de um cara, um gamedev que mora e trabalha no Canadá, no canal dele haviam tutoriais sobre como desenvolver um joguinho usando conceitos e práticas profissionais, então decidi acompanhar todas as aulas.(Acabei criando o meu primeiro projeto de game, com as coisas que aprendia nas aulas e implementando algumas funcionalidades que eu mesmo havia desenvolvido);
- Publiquei esse meu primeiro projeto de game no Itchio, e me senti realizado como há muito não sentia;
- Tomei coragem e decidi investir num curso de desenvolvimento de games. (eu já tinha um conhecimento prévio, sobre programação, lógica, e algumas linguagens, devido a um curso superior que havia feito, porém nunca tinha me dedicado a aplicar esse conhecimento na área de games);
- Depois de algumas aulas decidi criar um novo protótipo de game. (Não estava muito satisfeito com o curso, pois ele possuía um conteúdo muito básico, mesmo nunca tendo trabalhado com programação de games, o conhecimento que eu já possuía em programação, me deixava claro as limitações técnicas do curso, então decidi estudar por conta própria tudo que gostaria de implementar no meu protótipo);
- Publiquei no Catarse o meu protótipo do Game. (depois de algumas semanas sem nenhum apoio, quando já nem acompanhava mais o desempenho da campanha, algo interessante aconteceu, uma das Moderadoras do Streamer/Youtuber Cellbit começou a me acompanhar no twitter e a curtir alguns posts sobre a produção do meu game, que eu costumava publicar);
- Numa quarta feira, acompanhando a live do cellbit, vi que ele ia iniciar um quadro que ele chama de quarta indie, onde ele apoia jogos indies gringos e nacionais, então me veio o pensamento...”será que aquela moderadora do cellbit começou a me acompanhar, pq já planejava indicar o meu jogo pra o quadro do cellbit?”. Então fiquei na torcida, com uma leve esperança. O mais engraçado desse dia é que num determinado momento precisei sair, para ir ao mercado e até então, após ter apoiado alguns jogos, nada do meu projeto aparecer no quadro, então fui ao mercado, já sem mais esperanças. Quando voltei o quadro já tinha terminado e eu pensei...”vou olhar só mais essa vez, como anda o desempenho da campanha, se tiver que dar certo, vai dar de alguma forma!”. Pra minha surpresa, a campanha que estava zerada até então, no momento que olhei, estava com 600,00 de apoio e quando olhei na relação de apoiadores, estava lá o nome do Cellbit...ENTREI EM CHOQUE!!!!!(fiz questão de salvar um clipe do momento do apoio, após vasculhar na gravação da live do dia);
- Embora o apoio do Cellbit tivesse resultado num aumento considerável por parte de novos apoiadores, a campanha que estabeleci tinha uma meta, que hoje entendo que não fosse a ideal e ao término do prazo, não consegui bater a meta. (embora um pouco triste, também fiquei feliz pelo apoio e reconhecimento do potencial pra um protótipo que havia criado);
- Conheci uma comunidade incrível de apoio ao desenvolvimento indie, a Braveheart. (não vou aqui me repetir, do quão feliz e motivado eu fiquei, por ter conhecido essa comunidade, acho que meu avatar fala/pulsa por si só!
- Fui finalista da primeira GameJam que participei, a BraveJam. (não ganhei o prêmio, mas ganhei uma comunidade que eu passo o pano mesmo <3 e conheci muitos desenvolvedores extremamente talentosos);
- Meu Computador morreu;(velho de guerra, começou a fazer um barulho enorme que pensei...”xiiii velho amigo, chegou sua hora ;-; ”)
- Fui socorrido devido a um problema de saúde. (Hoje é estou recuperado, BEBAM ÁGUA!)
- Meu computador renasceu; (por enquanto, o barulho sumiu e ele voltou a ligar);
- Do nada a Dumativa me contatou me oferecendo um freela. (não foi exatamente do nada, na real, que eu havia, humildemente enviado um direct no twitter, perguntando se haveria a possibilidade de conseguir uma key do lenda do herói, pra eu poder streamar na twitch, e um belo dia a dumativa começou a me seguir no twitter e fez a oferta do freela);
Enfim, essas foram algumas coisas que aconteceram nos últimos seis meses, e queria compartilhar com vcs. Se alguém me perguntasse o que eu esperaria de 2020, nem nos meus sonhos mais fantásticos teria se parecido com algo assim, embora eu saiba que pra muita gente, inclusive pra mim mesmo, tenha sido um ano complicado, pelo óbvio, espero que tenha servido de muita reflexão e quero desejar pra todos nós um ano de 2021 incrível, muita saúde e paz. <3