Você não entenderam ou eu me expressei mal quando disse "talvez seja algo do codigo fechado no programa/executável que não possa ser alterado", eu sei que não vai aparecer nenhuma opção via eventos, claro eu me referia a codigo fechado mesmo, os scripts não são códigos fechados, são abertos. Os codigos fechados são aqueles que não podemos alterar nem mesmo via scripts.
Bem, minha intenção era por script mesmo, eu uso os comandos de mostrar e mover imagens por script call que me permite usar variaveis para controlar tudo nessa exibição, desde o numero da imagem até a porcentagem e transparência deixando um sistema inteligente substituindo o uso de sprites em meu sistema de batalha (não é do maker Zone)
Digamos que eu queira fazer um personagem respirar e pra isso eu configure uma movimentação de imagem em repetitivamente redução de 100% da altura para 90% da altura do mesmo o tempo todo. Quando eu reduzir essa porcentagem os pés do personagem irão sair do chão seja em Superior esquerda ou centro. Ok, eu sei que posso calcular uma movimentação de imagem em que Y vá para baixo para que os pés toquem o chão, no entanto isso funcionaria para um personagem apenas, porém eu preciso usar vários (180) no minimo.
Se o ponto de alinhamento fosse abaixo-centro eu poderia até mover a imagem que ela não sairia do chão.