🤔 Para Refletir :
"Refatorar o código é como usar inseticida: Elimina bugs."
- Mayleone

[rgss3][rpg maker]Script de Alinhamento de Imagens

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

Ludovic Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
493
Bravecoins
24
sv9YGeI.png

Meu pedido é simples de entender, só não sei se será possível resolver.

Observando a imagem acima, nós possuímos duas opções de alinhamento de imagens apenas "Superior Esquerda" e "Centro" que não me ajudam muito, eu gostaria que houvesse a opção "Abaixo Centro" como visto acima.

Talvez haja nos scripts padrão, na seção onde se trata da exibição das imagens e possa ser alterado, talvez possa até permitir muitos outros alinhamentos.

Algum scripter poderia criar esse sistema.

(talvez seja algo do codigo fechado no programa/executável que não possa ser alterado)

Estou no aguardo.

Ué, não é só selecionar Centro Esquerda, daí colocar X e Y na posição "Abaixo Centro"?
Espero que minha resposta tenha sido útil  :^^':

Valeu, falooooou!!

Como você disse é do código fechado no caso da janela do Sistema Operacional, por mais que alguém edite um script ele nunca jamais aparecerá em uma opção via eventos.

No caso só no código fechado mesmo para criar a opção, porém posso dizer aqui que essas posições são próprias da Sprite_Picture do método update_origin perceba que lá só tem dois valores.

Basicamente se a @picture.origin == 0 será superior esquerda e as vars x e y recebem valores 0. Se não (no caso seria diferente de um, na opção via eventos só tem duas opções) ela é centrada aí tem todo o calculo da metade da tela do jogo para se adequar até mesmo se você mudar por exemplo para 640X480 ou menos.

Eou0rsA.png

Uma solução que eu daria seria adicionar novas condições para outros valores da origem e fazer os calculos de x e y para caso ela seja escolhida. Porém como disse anteriormente não adianta scriptar aí que nos comandos de eventos não irá aparecer nenhuma opção nova por "mágica", no caso se teria que chamar por script o mostrar imagens e colocando os valores novos lá XD

Você não entenderam ou eu me expressei mal quando disse "talvez seja algo do codigo fechado no programa/executável que não possa ser alterado", eu sei que não vai aparecer nenhuma opção via eventos, claro eu me referia a codigo fechado mesmo, os scripts não são códigos fechados, são abertos. Os codigos fechados são aqueles que não podemos alterar nem mesmo via scripts.

Bem, minha intenção era por script mesmo, eu uso os comandos de mostrar e mover imagens por script call que me permite usar variaveis para controlar tudo nessa exibição, desde o numero da imagem até a porcentagem e transparência deixando um sistema inteligente substituindo o uso de sprites em meu sistema de batalha (não é do maker Zone)

Digamos que eu queira fazer um personagem respirar e pra isso eu configure uma movimentação de imagem em repetitivamente redução de 100% da altura para 90% da altura do mesmo o tempo todo. Quando eu reduzir essa porcentagem os pés do personagem irão sair do chão seja em Superior esquerda ou centro. Ok, eu sei que posso calcular uma movimentação de imagem em que Y vá para baixo para que os pés toquem o chão, no entanto isso funcionaria para um personagem apenas, porém eu preciso usar vários (180) no minimo.

Se o ponto de alinhamento fosse abaixo-centro eu poderia até mover a imagem que ela não sairia do chão.

RESOLVIDO!

Eu não achava que seria tão simples que até eu mesmo resolveria, consegui simplesmente alterado o Sprite Picture ao invés do "oy" ser dividido por 2 seria então apenas self.oy = bitmap.height assim alinha no centro-abaixo, perfeito!
E ainda dá pra usar apenas com os comandos padrão dos eventos.
muito obrigado a vocês!

agora vou tentar adicionar condições para tornar o script muito mais customizável, se der certo disponho aqui.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior