- Juntou-se
- 01 de Julho de 2015
- Postagens
- 1.362
- Bravecoins
- 1.692
- Área
- Sonoplastia
- Motor de jogo
- RPG Maker 95
Você gosta de cultura japonesa? Talvez você seja fã de animes, city pop ou sushi.
Caso positivo, você já deve ter se deparado com o idioma japonês. Seja o idioma falado, ou o escrito - através dos ideogramas.
Já faz um tempinho que vira e mexe eu tento aprender algumas coisinhas pra não ficar perdido nos mangas ou animes.
Apesar de termos ótimas traduções e dublagens no Brasil, sempre perdemos um detalhe ou outro contextual ao consumir uma mídia que vem de outro país.
Portanto, eu decidi abrir esse tópico, para registrar alguns achados curiosos com relação ao idioma japonês.
A intenção do tópico é fomentar - minimamente/devagarzinho - o aprendizado da linguagem e cultura japonesa.
Por isso, convido todos os nihongo-curiosos a corrigir, comentar e trazer suas informações, dúvidas, achados e discussões para este tópico.
Para começar, eu queria falar um pouquinho dos números. Se você já fez alguma arte marcial, deve saber contar até dez em japonês:
- Ichi
- Ni
- San
- Shi (ou Yon)
- Go
- Roku
- Shichi (ou Nana)
- Hachi
- Kyuu (ou Ku)
- Juu
- 一
- 二
- 三
- 四
- 五
- 六
- 七
- 八
- 九
- 十
4 em japonês é Yon (ou Shi). E não coincidentemente, o quarto hokage do Naruto é chamado de Yondaime.
E muito menos coincidentemente, o primeiro Kanji da capa do quarto hokage é o...
... Yon (四)!
Os ideogramas formam "Yon dai me Ho kage" - 四代目火影. Traduzimos para "Quarto Hokage".
E até onde sei, o sexto e o sétimo hokage também usam uma capa - quase - idêntica. E adivinha só?
As capas literalmente leem "Quarto Hokage", "Sexto Hokage" e "Sétimo Hokage".
Yondaime Hokage | Rokudaime Hokage | Nanadaime Hokage |
---|---|---|
四 代 目 火 影 | 六 代 目 火 影 | 七 代 目 火 影 |
Legal né? O aprendizado do alfabeto japonês pode ser um pouco intimidador a princípio. Mas quebrar a informação em pequenas partes assim deixa o processo bem mais fácil.
E agora, pelo menos quando você estiver vendo seu narutinho, vai poder identificar os kanjis dos números 4, 6 ou 7.
(E por algum motivo eu achei o kanji 四 bem maneiro em comparação com os outros).
Por hoje é só, pessoal! Quando eu fizer mais descobertas curiosas, prometo trazer pra cá!
E de novo, fica o convite para a partilha do conhecimento nihongonesco da comunidade.
Acredito que temos outros membros curiosos/estudiosos/nativos da língua/cultura japonesa que poderiam contribuir com o tópico. É um assunto que eu particularmente acho bem divertido. <3
(E além disso, sintam-se à vontade para corrigir as informações que eu vier trazendo; eu sou iniciante no assunto então tem altas chances de eu trazer alguma informação errada - apesar de tomar cuidado com a pesquisa antes de escrever aqui kkkk)
Jaa na~