🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

[RM 2K3] Dúvida sobre comandos na Batalha (ESCAPE)

EmanuArt

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
08 de Abril de 2022
Postagens
19
Bravecoins
41
Olá Valentes, eu estou desenvolvendo um projeto no Rpg maker 2k3, mas fico com muitas dúvidas sobre alguns detalhes da engine, algumas dessas dúvidas não encontro suporte nenhum na internet tanto em português quanto em Ingles, mas que parecem ser coisas bem básicas e deve ser eu que não me toquei ainda

A dúvida que me atormenta no momento é sobre o comando na tela inicial de batalha "escape", não estou falando da skill escape nem de um comando "escape" no menu seguinte a esse quando clicamos em Fight.

O comando "Escape" do menu inicial da batalha como na imagem abaixo
Não é habilitado, não importa como eu configure o banco de dados, ou os eventos do mapa onde ocorre as batalhas...
Já o Comando "Escape" na próxima tela ou habilidades costumisadas com efeitos de fuga, funcionam normalmente.

Alguém sabe como habilitar essa opção?? Caso não tenha solução, tem como remover esse comando que hora se tornara inútil?
ou então se eu não sei e esse "Escape" quer dizer outra coisa, e não escapar da batalha!?

Anexos

• imagem_2022-04-28_235830778.png
    imagem_2022-04-28_235830778.png
    27,9 KB · Visualizações: 64
Sim, esse Escape é, de fato, a opção para fugir da batalha.
A definição de escapar aqui no 2003 pode soar um pouco confusa, pois ela se encontra em 2 contextos diferentes:
  1. Evasão da batalha (caso da sua dúvida)
  2. Tentativa de fuga do herói.
Essa opção no começo se trata da evasão da batalha. É como se o jogo estivesse te falando o seguinte: "Vai tretar essa batalha ou não?".
Por isso, por padrão ela fica desabilitada, uma vez que a batalha de encontros é obrigatória para o RPG Maker 2003. Essa opção, na verdade, é para vc rejeitar a batalha, e não para fugir.

Para fugir da batalha, temos essa mesma opção nas ações de turno do herói. Aqui sim ela é habilitada, pois você fará uma tentativa de fuga.

0lH6eRT.png

Agora tratando-se da sua dúvida, para habilitar essa opção, a batalha deve ser aquela onde os heróis realizam um ataque surpresa nos inimigos (o famigerado Preemptive Attack). Isso acontece de forma aleatória durante os encontros ou, nos comandos de eventos, ela pode ser definida no próprio comando.

zCkzqok.png

Voltar
Topo Inferior