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"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
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RPG Maker MZ RMMZ - Trocando a fonte de texto

DevWithCoffee

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02 de Abril de 2019
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Diferente do RMMV, no RMMZ a fonte é carregada de outra maneira, provavelmente por que temos dois tipos de fontes:
  • Uma para textos, como diálogos e termos nos menus
  • A outra serve para os números como HP, MP, tempo, dinheiro, etc
Primeiro você deve copiar os arquivos de fontes para a pasta fonts do seu projeto.

Então para criar um evento durante um dialogo que troque a fonte do texto basta executar esse código pelo comando de Script:
Javascript:
FontManager._urls["rmmz-mainfont"]="";
FontManager._states["rmmz-mainfont"]="";
FontManager.load("rmmz-mainfont","MinhaFontePersonalizada.ttf");

No lugar de MinhaFontePersonalizada.ttf basta colocar o nome da sua fonte copiada para a pasta, com extensão (.ttf,.woff,...) e aspas ("").

Para restaurar a fonte dos textos para o padrão definido no banco de dados use o seguinte comando sem mudar nada:
Javascript:
FontManager._urls["rmmz-mainfont"]="";
FontManager._states["rmmz-mainfont"]="";
FontManager.load("rmmz-mainfont",$dataSystem.advanced.mainFontFilename);


Agora para mudar os números, o que provavelmentes será menos usado o comando é parecido:
Javascript:
FontManager._urls["rmmz-numberfont"]="";
FontManager._states["rmmz-numberfont"]="";
FontManager.load("rmmz-numberfont","MinhaFontePersonalizada.ttf");

E se quiser restaurar para o padrão:
Javascript:
FontManager._urls["rmmz-numberfont"]="";
FontManager._states["rmmz-numberfont"]="";
FontManager.load("rmmz-numberfont",$dataSystem.advanced.numberFontFilename);

Para entender, os objetos _urls e _states servem para memorizar as fontes carregadas, por isso é necessário limpa-los para recarregar as fontes.

Se preferir um Plugin simples e pronto pra funcionar siga esse link:
BossRpg/RMMZ-SimpleFontManager
 
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