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Robótica na Educação

Bruna

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17 de Julho de 2017
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Olá! Meu primeiro tópico  :XD:

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Atualmente, o modelo de aulas tradicional a que os alunos são submetidos, com o professor que fala ou escreve no quadro com giz, enquanto o aluno “presta atenção e copia”, está ficando ultrapassado. O aluno precisa de uma aula mais interativa para que o conteúdo da escola o atraia, já que a simples transmissão de informação pode ser substituída por dados disponíveis na internet, por exemplo.

Para o Ministério da Educação (MEC), não existe diretriz específica sobre robótica. Geralmente, as escolas contratam empresas especializadas e oferecem a matéria como atividade extracurricular, desde cedo nos colégios, iniciando no jardim de infância. Eu acredito que a robótica pode contribuir mais para a educação se for levada também à rede pública de ensino e utilizada em aulas de conteúdo tradicional.  Mas o que seria Robótica Educacional?

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É uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Por fim, escolas e colégios particulares usufruem da metodologia, eu já trabalhei junto com crianças no processo do aprendizado, não apenas coadjuvantes como em outras disciplinas. É importante ensinarmos uma robótica que solucione problemas. 

Alguém já utilizou ou trabalha com Robótica?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=CkTUB-OwLaE[/youtube]​
Robótica podem ajudar na medicina.​
 
Um tema interessantíssimo, mas tristemente pouco levado a sério pelo mundo aí a fora. Eu só pude ver e mexer nisso agora nesses meus tempos de faculdade, e mesmo assim, como o curso não é voltado pra isso, então vi apenas parcialmente, sendo que todo o resto tive que fazer na forma de Iniciação Científica/Tecnológica, e isso por que tive alguns colegas interessados também que foram um incentivo pra levarmos isso a frente.

Claro que também devem haver outros assuntos igualmente interessantes de se levar pra sala de aula, e não tiro o mérito de disciplinas que não há outro método de ensinar além do tradicional.

Mas o fato é que o tradicional em muitos aspectos não está apenas atrasado, como pode ser ineficiente em muitos casos, e nesse meio a robótica, por ser uma matéria mais, digamos, "futurista", desafia não só a imaginação dos alunos, como também as maneiras tradicionais de ensinar essa matéria de maneira primorosa.

É um assunto multidisciplinar, interessante, útil e muito instigante. Nem todo mundo vai com a cara, mas quem gosta, gosta pra valer. O trabalho com essa disciplina cria novas maneiras trabalhar em equipe, mas também de pensar as coisas, e como a robótica pode ajudar a resolver as coisas. Isso é especialmente importante nesse nosso país que está tão atrasado na industrialização.
 
Vi esse post essa semana mas não tive tempo para responder e pelo teor dele que é muito importante, mas enfatizando algumas coisas que o [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] disse:

Um tema interessantíssimo, mas tristemente pouco levado a sério pelo mundo aí a fora. [...]
[...]Isso é especialmente importante nesse nosso país que está tão atrasado na industrialização.

Primeiramente estou a terminar minha graduação que não é muito relacionada com o tema (Administração de Empresas), mas por minha curiosidade já me envolvi um pouco na área.

Enfim, a industrialização do Brasil realmente foi bem tardia e um modelo de industrialização já ultrapassado na época. Mas não desmerecendo o mérito de JK na década de 50 para incentivar essa industrialização vamos ver o atual presente. O meio robótico no Brasil não se tem tanta disseminação pelo tema, como o próprio Rafael disse, viu mais em Iniciação Cientifica/Tecnológica, assim suponho que tenha sido por meio de um projeto onde deva ter corrido atrás de informações e até ter produzido conhecimento a ser divulgado.

O que quero realmente dizer é que não temos nada praticamente no Brasil voltado para tecnologias e os incentivos são relativamente baixo e acabam caindo na crise que estamos vivendo na política hoje que é a falta de administração dos recursos, uma verdadeira má gestão.

E ainda outros países desenvolve altas tecnologias que são comercializadas mundo a fora e enquanto aqui no Brasil não temos muita coisa que é de origem nacional (pode ser até produzido aqui, mas o desenvolvimento do produto é do exterior), assim sendo não detemos quase nada de tecnologia, o que podemos deter como título são apenas as Havainas que principalmente na Europa é artigo de luxo.

Por fim a questão pedagógica tem sim que mudar no Brasil, a base curricular nossa está ficando falha e o modelo de lesionar também está muito ultrapassado, tendo que se adaptar a realidade tecnológica que estamos vivendo, como por exemplo a 10 anos atrás quem tinha CELULAR em sala de aula geralmente era mais os professores, hoje em dia se pode dizer que 99% dos alunos possuem SMARTPHONE na sala e como lidar com isso? Ai a grande questão, e como posso falar por aluno, a aula está chata ele não vai querer prestar atenção e vai mexer no celular. Mas como não deixar a aula chata para alunos? Podemos citar o Prof. Pachecão que mudou o sistema para Aula Show e hoje é grande referencia em mudança de lesionar.

Assim sendo a robótica aplicada na educação seria sim de grande ajuda, até como plataformas como o Arduino que é de livre uso e fácil programação e está se saindo muito bem em disseminação pelo Brasil e se pode usar a curiosidade dos alunos e entreter eles a aprenderem e até pesquisarem mais sobre determinados temas. Outro ponto é que aprendendo a usar essas tecnologias, os alunos poderão até desenvolver novas tecnologias e acabar mudando a cara do Brasil no futuro que nos aguarda e sem sombra de dúvidas, programação, robótica e outras áreas ligadas a esses temas será o futuro que está para presenciarmos e teremos que lidar com isso e saber como mexer e como não há lugar melhor para aprender como na escola?​
 
[member=1535]Welison251[/member]

Por fim a questão pedagógica tem sim que mudar no Brasil, a base curricular nossa está ficando falha e o modelo de lesionar também está muito ultrapassado, tendo que se adaptar a realidade tecnológica que estamos vivendo, como por exemplo a 10 anos atrás quem tinha CELULAR em sala de aula geralmente era mais os professores, hoje em dia se pode dizer que 99% dos alunos possuem SMARTPHONE na sala e como lidar com isso? Ai a grande questão, e como posso falar por aluno, a aula está chata ele não vai querer prestar atenção e vai mexer no celular. Mas como não deixar a aula chata para alunos? Podemos citar o Prof. Pachecão que mudou o sistema para Aula Show e hoje é grande referencia em mudança de lesionar.

Assim sendo a robótica aplicada na educação seria sim de grande ajuda, até como plataformas como o Arduino que é de livre uso e fácil programação e está se saindo muito bem em disseminação pelo Brasil e se pode usar a curiosidade dos alunos e entreter eles a aprenderem e até pesquisarem mais sobre determinados temas. Outro ponto é que aprendendo a usar essas tecnologias, os alunos poderão até desenvolver novas tecnologias e acabar mudando a cara do Brasil no futuro que nos aguarda e sem sombra de dúvidas, programação, robótica e outras áreas ligadas a esses temas será o futuro que está para presenciarmos e teremos que lidar com isso e saber como mexer e como não há lugar melhor para aprender como na escola?

Eu trabalhei em uma escola de informática (que infelizmente fechou) e coordenava alguns projetos, um deles era programação para crianças utilizando a ferramenta Scratch e Bruna contribuiu com o Lego Wedo.

Jk2sdKS.jpg

Utilizamos o Scratch junto com o Lego Wedo para o estudo da lógica de programação e robótica. Conseguirmos o material e desenvolvemos algumas atividades. Ela também utilizou a plataforma Arduino como mencionado por você é livre e possui muitos scripts...  Mas infelizmente no Estado nada! Alguns meses atrás até Giz estava em faltando. (não preciso falar mais nada).

Enfim, gostei do tópico e concordo com você e o [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] , pois eu também conheci um pouco de robótica na Faculdade.
 
É um assunto multidisciplinar, interessante, útil e muito instigante. Nem todo mundo vai com a cara, mas quem gosta, gosta pra valer. O trabalho com essa disciplina cria novas maneiras trabalhar em equipe, mas também de pensar as coisas, e como a robótica pode ajudar a resolver as coisas. Isso é especialmente importante nesse nosso país que está tão atrasado na industrialização.

Obrigada Rafael  :^-^:

Verdade  :Palmas: e digo mais  só sera industrializado quando investir em educação!

Por fim a questão pedagógica tem sim que mudar no Brasil, a base curricular nossa está ficando falha e o modelo de lesionar também está muito ultrapassado, tendo que se adaptar a realidade tecnológica que estamos vivendo, como por exemplo a 10 anos atrás quem tinha CELULAR em sala de aula geralmente era mais os professores, hoje em dia se pode dizer que 99% dos alunos possuem SMARTPHONE na sala e como lidar com isso? Ai a grande questão, e como posso falar por aluno, a aula está chata ele não vai querer prestar atenção e vai mexer no celular. Mas como não deixar a aula chata para alunos? Podemos citar o Prof. Pachecão que mudou o sistema para Aula Show e hoje é grande referencia em mudança de lesionar.

Assim sendo a robótica aplicada na educação seria sim de grande ajuda, até como plataformas como o Arduino que é de livre uso e fácil programação e está se saindo muito bem em disseminação pelo Brasil e se pode usar a curiosidade dos alunos e entreter eles a aprenderem e até pesquisarem mais sobre determinados temas. Outro ponto é que aprendendo a usar essas tecnologias, os alunos poderão até desenvolver novas tecnologias e acabar mudando a cara do Brasil no futuro que nos aguarda e sem sombra de dúvidas, programação, robótica e outras áreas ligadas a esses temas será o futuro que está para presenciarmos e teremos que lidar com isso e saber como mexer e como não há lugar melhor para aprender como na escola?

Obrigada Welison251 pela contribuição  :Okay_fix:
 
Lá vai a opinião de um aluno!

Primeiramente, se ta supondo de encaixar isso em todo o ensino? Na minha opinião de um aluno preguiçoso, eu diria que não faz isso não, temos muitas disciplinas já e pra alunos que fazem cursos extra curriculares isso só pessária mais, deixando assim o aluno esgotado.
Mas como imagino que isso substituiria a disciplina inútil "ensino religioso", creio que seria uma boa, nos alunos estamos muito enjoados ao velho sistema, de passa no quadro e copia! Serio só agora no meu 9 com meu 15 anos venho a ter aulas ao ar livre, com mais diálogos e interação, ter uma aula onde apreendemos a programar, desenvolver quanto a robótica quanto o trabalho em equipe seria muito legal, não só por nos preparamos melhor e de forma mais atualizada ao balcão de empregos, como faria os alunos terem mais criatividades na hora de criar um robô ou criar algum software.
De qualquer forma isso pode trazer uma preocupação, já pensou se um conhecimento desses cai na mão de um jovem com ideias muito malucas? Sei que parece viajado, mas já vi colegas meus fazerem cursos de artes marciais apenas pra brigar na escola, então vale ressaltar, que mesmo que as intenção de ensinar isso seja boa, tem alunos que podem e veriam a levar isso pro lado do mau, por isso creio que se forem fazerem isso devem ter consciência disso, creio que aplicar isso em um pais que o gênero de musica que só fala de putaria e drogas o Funk virou cultura seria muito arriscado, fora que é basicamente muito difícil fazer isso ser realidade, pois como iriamos conseguir recursos para tal ensino? Minha escola mal consegue ter os itens básicos para que seja aplicado uma aula básica, imagina aulas mais complexas como robótica.
Enfim é isso que eu acho, até mais!  :Okay_fix:
 
Trouxe uma breve opinião de um aluno que estuda Eletrônica integrado ao médio (mais conhecido como eu). A ideia é espetacular, só que falha em dois aspectos que eu acho grotescos (pelo menos na minha instituição):

1. Infelizmente, eu fui enganado quando entrei na ETEC Presidente Vargas. Embora seja um curso que eles dizem ser gratuito, não há nada que seja gratuito. Tenho que pagar pelo material (até apostila, e que a mais cara eu paguei cerca de R$15,00, o que é uma fortuna para quem é pobre como eu. Os projetos então, nem se fale, mesmo se eu conseguisse montar uma placa na primeira tentativa, houve uma placa que paguei quase R$100,00. Entre passar fome, e reprovar, o que eu faço neste caso?). Então o primeiro problema, seria este, o financeiro.

2. Os professores do técnico, tem uma didática completamente diferente de quem ensina apenas o médio. E a didática, eu tenho que dizer que é ruim. Eles tratam os alunos como se fossem trabalhadores, ofendendo diversas vezes os mesmos, e até sem razões aparentes. Eles exigem coisas trabalhosas por um mísero "parabéns", e conseguem fazer os poucos alunos que querem estudar, terem que apelar com atestados psicológicos ou de pobreza para evitarem ser perseguidos pelos professores (o que é meu caso, já que fui diagnosticado com depressão). Ou seja, tem uma carga horária enorme, e mesmo assim, nem os melhores conseguem cumprir, e, caso consigam de alguma forma cumprir, eles passaram dias em claro, não se alimentam direito, ganhando um cérebro com uns parafusos a menos. Só nesse segundo ponto, eu poderia fazer uma grande dissertação, mas vou terminar até AQUI.

Bom, no total, a ideia é legal, mas não é possível aplicar em um pais onde as condições não conseguem satisfazer o fim. Espero que consigam entender meu ponto de vista, e bola para frente com este debate!
 
O tópico se desviou completamente do tema proposto, o fecharei até segunda ordem.

Caso a autora deseje reabri-lo, favor comunicar a algum moderador.
 
Eu cursei uma escola técnica e provavelmente em condições bem piores que você, então sim, mas todo esse meu ponto de crítica não foi esse, nunca foi. Na verdade nunca discordei de você que essa situação que você passou é ruim e quão errados estão esses cursos, só acrescentei que é ruim, mas que temos que superar isso e elaborei tudo em cima dessa possibilidade.

E não, não estou tentando projetar um debatedor inimigo. Não tem qualquer raiva nas minhas palavras. Tudo que falei foi um sistema completo de ideais interligadas e bem coerente, só que deu de não bater com a sua visão de mundo, só isso. Pegar detalhes de frases minhas (que são expressões naturais irrefreáveis do que estou querendo comunicar, não estou escrevendo nenhum livro didático aqui pra levar a exatidão das palavras e termos até as últimas consequências lógicas) não conta como refutação, pois o sentido só aparece ao se ler o texto como um todo e entender ele nos próprios termos dele. (É um tipo meio de empatia, tentar se colocar no lugar do outro). Uma dica pra você, já que a discussão está nas ideias e não nas palavras exatas.

Bom, vamos em frente, que atrás vem gente.

Enfim, já que o Peterson agiu, veremos no que dá depois.


edit ----------------------------

[info]Tópico reaberto a pedido da autora, com a ressalva dela de que devemos seguir na linha agora.

Toda discussão desnecessária foi apagada e não aceitaremos reincidências.

Right back to where we started from, baby.
[/info]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=I2RXgHfqYx0[/youtube]​
 
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