RODANDO JOGOS
RPG MAKER MV EM ANDROID
RPG MAKER MV EM ANDROID
Já rodei tanto atrás de uma solução que já estava desistindo. Encontrei diversos métodos e os únicos que ainda deram "bons resultados" foi o XDK (que apresentou melhor desempenho no meu celular) e o que irei vos apresentar agora.
Website 2 APK Builder
https://websitetoapk.com/
É um programa comercial mas há uma opção gratuita. Mesmo que limitado ele atende a tudo que eu precisei de forma simples, rápida e prática. Então, vou lhes contar como consegui atingir meu objetivo com essa ferramenta. POR FAVOR, LEIA TUDO ATÉ O FINAL PARA EVITAR PERGUNTAS ONDE AS RESPOSTAS JÁ ESTÃO AQUI. Vamos lá.
Os 7 passos que fazem "mágica"!
Brincadeiras a parte, irei explicar cada etapa e mais abaixo mostro uma imagem que irá ajudar.
- No seu RPG Maker MV, clique em "Arquivo > Implantação" e logo depois marque a opção "Android/iOS". Escolha um local de saída e OK.
- Faça o download e instale a versão FREE do Website 2 APK Builder.
- Abra-o. Se você não tiver o JAVA instalado em seu PC, ele vai pedir para instalar. Pode realizar o processo sugerido e instalar. Depois reabra o programa. Se perguntar se você tem uma licença, continue usando a versão gratuita.
- Quando abrir, na parte de cima/esquerda, marque a opção Local HTML Website. (IMAGEM 01)
- Mais abaixo, tipo no meio/ultima linha, clique em "Choose Folder" que fica na frente de "Directory of Local Website". Procure pelo diretório www criado no passo 1. (IMAGEM 01)
- Modifique outras opções se desejar. Algumas coisas estão limitadas e só podem ser usadas na versão PRO, mas o que vem liberado já serve bem.
- Você ja pode clicar em "Generate APK" que fica na parte de baixo e em vermelho. Assista ao processo que não deve demorar muito. Claro que isso depende do tamanho do seu projeto, mas comigo não demorou tanto. Achei BASTANTE rápido.
A grande imagem e explicando o que precisa ser explicado nela!
Application Title = Título do APP
Landscape = Marque pro jogo iniciar "com o celular inclinado". E não "em pé".
Output Directory = É onde vai ser criado o APK. Clica em CHANGE.
Fullscreen = Eu deixei marcado. Não sei o que faz se não tiver.
IMAGEM 01
Agora pronto!
Rapaz, acho que não fica faltando nada. Só pegar o APK gerado e passar pro teu celular. Lembre de ativar aquele negócio de "Fontes desconhecidas" já que o APP não vai vir da PlayStore.
As perguntas que podem sair mas acredito que alguém ainda vai perguntar.
- Como é o desempenho?
Achei normal. Mas pode variar muito entre os modelos de celulares.
- Qual celular você usou?
Usei o LENOVO A7010
- É melhor que o XDK?
Rapaz, não sei. O meu celular o XDK rodou melhor mas da muito trabalho.
- Você recomendo o XDK?
Não. Apesar de ter tido um desempenho melhor, no meio desse ano ele vai parar de funcionar, então melhor correr atrás de método que funcionam e devem continuar funcionando.
- Você tem alguma dica?
Sim. Se quiser testar o FPS do jogo, basta criar um evento e chamar o seguinte SCRIPT:
Código:
Graphics.showFps();
---
Originalmente descoberto por Warlyte, usuário de um fórum gringo.
---
Enfim, espero ajudar quem precisar. Qualquer dúvida, postem aí.
Abraço.