Agilidade é pura e simplesmente para determinar quem vai atacar primeiro na batalha. Se seu personagem tem agilidade 5, seu aliado tem agilidade 4 e um inimigo tem agilidade 6, o inimigo ataca primeiro, seguido do seu personagem e seu aliado ataca por último. Sorte é o atributo mais inútil do maker, se usado sem criatividade, ele apenas determina as chances de um status negativo acabar antes do tempo ou não. Exemplo: Se o status negativo Veneno dura de 2 a 5 turnos, seu atributo Sorte determinará se você conseguirá se recuperar deste Status antes dele completar 5 Turnos. Se sua sorte for alta, há grandes chances de você se recuperar do Veneno em 2 Turnos, só que isso é muuuuuuito difícil de se ver em ação. Um uso que eu faço para o atributo sorte é o que alguns RPGs fazem, referente a encontrar itens. Coloco uma condicional em um Baú, se a Sorte do Personagem for ente 1 e 5 ele acha só uma poção simples, se for entre 6 e 8 ele acha uma poção média, se for enter 9 e 10 ele acha uma poção grande e se for acima de 10 ele acha um Elixir, só um exemplo. Assim o atributo fica mais útil.