🤔 Para Refletir :
"Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá."
- Frank

RPG Maker e Educação

Nandikki

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
140
Bravecoins
1
Direto do Portal da Centro para a praça da Condado, confira:​

Trago hoje uma discussão nobríssima para os senhores, e que possui um grande potencial. Todos nós reclamamos vezes ou outras da situação alarmante em que nosso país se encontra. A maioria aqui, senão todos, deve saber que o Brasil enfrenta uma profunda crise econômica, política e social. Há poucos dias entramos em recessão e nos foi anunciado o congelamento de nosso principal programa educacional: o ciência sem fronteiras. O repasse de verbas públicas para as universidades federais e estaduais de todo o país foram cortadas pela metade, e por ai vai.

Não vamos hoje aqui apontar os culpados dessa situação, mas falar de um assunto começado por Ronaldo Bento, que disse que seu desejo é que o RPG Maker se torne uma ferramenta educacional. Você desenvolvedor de jogos, já parou para pensar que pode ajudar a educação do país inteiro fazendo o que mais gosta?


Luxd6qo.png



A discussão não é de hoje. Os membros mais experientes do univero maker devem lembrar do nosso querido Brittus e sua ideia fantástica de mobilizar a comunidade em prol da criação de jogos educativos. Ele mesmo desenvolveu o Lixo no Lixo, joguinho educativo desenvolvido com os gráficos do RTP do VX, o objetivo era fazer do jogo um auxílio para educar os alunos do professor Chagas durante as aulas de Geografia.


Para o antigo redator Vincent VII:

O RPG Maker para o desenvolvimento de jogos tem a mesma utilidade do que Introdução à Informática para Programação: ensinar a lógica por trás do processo. Criar um jogo tal como os das atuais empresas requer um conhecimento muito mais profundo na área de programação, engines mais complicadas, etc. Mas o RPG Maker pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico para lidar com projetos mais complexos. É como o pseudocódigo na parte de algoritmos. Nenhum sistema real funciona a base de pseudocódigos, mas ele te ajuda e entender um pouco do processo por trás de uma linguagem de programação.
O RPG Maker pode ser muito proveitoso para ensinar ao alunos questões básicas de lógica e algoritmo, também Geografia, Biologia, Literatura, Português, História, Matemática, Filosofia e Sociologia podem ser ensinadas através de jogos de RPG Maker. Não se limando a ensinar usando jogos, segundo Brittus, a arte de produzir jogos pode fazer com que os alunos despertem interesses por esses campos da ciência, haja vista que para se produzir um bom cenário de floresta deve-se primeiro decidir que bioma aquela floresta terá; para se fazer um jogo baseado em um acontecimento real, deve-se entender o que houve primeiro.

Criar um jogo com fins educacionais pode não só ser divertido como lucrativo também: o membro TeslaHero ao comprar a licença do RPG Maker VX passou a desenvolver jogos educativos específicos para vender para alunos com dificuldade em determinado assunto abordado pelo jogo. Segundo Star Gleen (administrador da Condado Braveheart), jogos educativos são a evolução da educação. Tendo em vista essa colocação capitalista, voltar os olhos para essa área pode gerar lucro e impacto positivo na sociedade. Aperfeiçoar os métodos de ensino implicam em uma nova forma de se ver a educação.

Encerro essa matéria com duas perguntas que podem (ou não) despertar o debate por essas bandas:

1. Você acha que os jogos ou o desenvolvimento de jogos podem servir como ferramentas de ensino?

2. Se sim, você acha interessante a comercialização dessa ferramenta?


 
Voltar
Topo Inferior