O RPG Maker pode ser muito proveitoso para ensinar ao alunos questões básicas de lógica e algoritmo, também Geografia, Biologia, Literatura, Português, História, Matemática, Filosofia e Sociologia podem ser ensinadas através de jogos de RPG Maker. Não se limando a ensinar usando jogos, segundo Brittus, a arte de produzir jogos pode fazer com que os alunos despertem interesses por esses campos da ciência, haja vista que para se produzir um bom cenário de floresta deve-se primeiro decidir que bioma aquela floresta terá; para se fazer um jogo baseado em um acontecimento real, deve-se entender o que houve primeiro.
Criar um jogo com fins educacionais pode não só ser divertido como lucrativo também: o membro
TeslaHero ao comprar a licença do RPG Maker VX passou a desenvolver jogos educativos específicos para vender para alunos com dificuldade em determinado assunto abordado pelo jogo. Segundo Star Gleen (administrador da Condado Braveheart),
jogos educativos são a evolução da educação. Tendo em vista essa colocação capitalista, voltar os olhos para essa área pode gerar lucro e impacto positivo na sociedade. Aperfeiçoar os métodos de ensino implicam em uma nova forma de se ver a educação.
Encerro essa matéria com duas perguntas que podem (ou não) despertar o debate por essas bandas:
1. Você acha que os jogos ou o desenvolvimento de jogos podem servir como ferramentas de ensino?
2. Se sim, você acha interessante a comercialização dessa ferramenta?