🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
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RPG Maker em sala de aula ou melhor nos laboratórios de Informática

O RPG MAKER pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem?

  • Sim

    Votos: 23 100,0%
  • Não

    Votos: 0 0,0%

  • Total de eleitores
    23

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A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
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21 de Julho de 2015
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  Olá conheci o Condado pelas revistas "Maker The RPG" e gostaria de compartilhar meu desejo de trabalhar com o RPG Maker em sala de aula ou melhor nos Laboratórios de Informática... Sou Professor de Informática e Matemática e para superar os desafios em lecionar, há muito tento buscar outros recursos para motivar meus alunos, decidi trabalhar com jogos de tabuleiro em sala de aula, depois utilizei a ferramenta Scratch (é uma linguagem de programação desenvolvida por Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT) desenvolvendo games educativos e agora estou trabalhando com o RPG Maker VX Ace, assim conheci o site do Moghunter-http://atelier-rgss.com/ e testando o DEMO MASTER_11 resolvi desenvolver um jogo a partir desse Demo chamado Dragon Shadow. Também estou utilizando outros demos como MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0), MOG - Ayesha_3_9.
  O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade que é mais importante do que apenas conteúdo. Não sou um "Marker" também estou iniciando meus estudos em programação e claro já estou sendo rotulado como um sonhador (Título que me enche de orgulho), pois todos os Matemáticos que estudei eram assim "Mencionados".  :Ahn:  O Demo Yuru Yuri - Perfect Math é um ótimo exemplo em utilizar um engine como o RPG Maker para ajudar no processo educacional... Obrigado pelo espaço  :Okay_fix: 

EDIT: Trazendo o post pra o lugar correto, sem a necessidade de criar um tópico.

CHICO BENTO comentou:
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Estou deixando a Staff, mas pretendo continuar como membro "visitante"!

Muito Obrigado!
 
Usar o Maker na sala de aula vai tornar a aula mais legal e vai fazer com que vc chegue mais perto de seus alunos assim proporcionando uma melhor aprendizagem se bem aplicada é uma ótima ideia :Palmas: :awesome:
 
Muito obrigado pela recepção.  :Plano:  Gostei muito dos comentários. Nas disciplinas de exatas tem um grande estereotipo de que não precisa pesquisar e muito menos escrever, até nesse quesito estou levando para direção da escola onde leciono, pois hoje é muito difícil os alunos escreverem. Portanto, o desenvolvimento de jogos simples promoveria a pesquisa, leitura, o ato de escrever. Só para frisar eu não sou contra o Lápis e o Papel, pelo contrário sempre falo para meus alunos “Quando você escreve vai para sua cabeça, mas quando você digital vai para o HD da máquina”, então sempre procuro escrever algo utilizando lápis e papel e depois digito. Logo disponibilizarei o Demo do jogo só não sei direito como faço  :Ahn:
 
Obrigado! Vou aproveitar e ver alguns projeto e logo vou disponibilizar a Demo do jogo Dragon Shadow.
 
Muito boa sua proposta, acho sempre importante professores acharem o seu jeito de explicar, fugindo do padrão monótono. Sempre adorei professores que fazem isso, se demostram mais atentos, com mais paixão pela profissão.
Achei muito interessante sua ideia de levar o rpg maker para a sala de aula. Parece que temos alguém formando futuros makers hahaha
Parabéns pela iniciativa e espero que dê certo. Seja bem vindo no fórum e aguardo a publicação do seu projeto.
 
Obrigado WoW! Primeiro quero atingir realmente os alunos e mesmo que não surge nenhum “Maker”, só o ato de escrever (hoje isso é muito difícil de ver), pesquisar, raciocínio lógico, história etc. Tudo isso já terá valido a pena.
 
Parabéns pela iniciativa Ronaldo Bento.
Estou pensando em como fazer a "gameficação" para auxiliar nos estudos de crianças e adolescentes, entretanto é complicado criar algo divertido e que ensina ao mesmo tempo, por isso fico muito feliz em saber que alguém esta tomando a iniciativa principalmente utilizando o RPGMAKER.
Gostaria muito de saber os resultados e se possível saber quais métodos foram utilizados e a aceitabilidade dos alunos.
Obrigado.
 
Seja bem-vindo. Muito boa sua iniciativa!
Também sou professor (no meu caso sou professor de música) e também procuro sempre inovar nos meus métodos, fugindo do padrão porém alcançando o mesmo objetivo digamos que até mais rápido que o padrão.
Fora da sala de aula, sou um programador amador de RPG Maker, atuo há 10 anos na engine e não sabe o quanto o RPG Maker me ajudou no desenvolvimento lógico.
Na verdade, ele não é útil apenas nas exatas, mas na área de humanas o RM também alavanca muitas ideias e dali nascem exímios roteiristas graças a ferramenta.

Espero que consiga o objetivo de enriquecer a sua classe com essa nova metodologia, que já vejo de tudo pra dar certo.
Abraço! o/
 
Cara, essa ideia tinha que chegar até algum professor daqui )o)

Sobre o assunto, acho que funciona muito bem sim, inclusive se hoje posso me considerar programador é tudo por causa do RM, aprendi tanto a lógica de programação e sintaxe quanto bastante de matemática por causa dessa engine e posso afirmar que dá bastante resultado (ainda nem saí da escola e estou por aí usando de a Python a C++).
Tá certo que pra isso levei uns 2 anos, mas é lógico que se tiver um acompanhamento por parte do professor isso aí vai ser mais rápido.

Apesar de tudo, não sei se é a melhor ferramenta nesse caso, o maker é quase que só pra RPGs mesmo, apesar de Ruby (que é a linguagem usada na engine) ser bastante fácil de aprender e servir muito bem como porta de entrada pro mundo da programação (falo por experiência própria), o Scratch deve servir melhor para esse fim (ou não, nunca mexi com ele, falo por impressão), além de ser gratuito (o Ace tá a 120 contos na steam!).
 
Obrigado pelos comentários!  Revox acredito que você seja um “Professor ou Instrutor”, muitos pesquisadores em Neurociência utilizam jogos para treinar memorização e outras habilidades o mesmo com as empresas, mas na educação parece que se focar em jogos com foco apenas no quesito educacional (jogos educativos) afasta o aluno, pois ele veem como “Chatos”, então o legal seria que no meio de um jogo o desenvolvedor inserisse algo educativo.

Dr XGB concordo com você, eu tenho 35 anos e faz apenas 8 meses de Maker, mesmo gostando de RPG dos clássicos só agora conheci está engine por intermédio de um aluno! E estou arriscando de cara em desenvolver um jogo... O objetivo é se eu posso desenvolver um jogo (Não sou nativo digital e também não sou gamer) apenas curioso... Talvez eles formem uma equipe e desenvolvam. Em matemática trabalhei álgebra com o RPG, como?  com variáveis, assim eles entenderam, chega de apenas “X,Y,Z” agora temos muitas opções...

Masked  realmente o Scratch funciona muito bem... No entanto o RPG é para eles escrever (Primeiro no papel e depois no “Mostrar Mensagem”, pesquisar e desenvolver a criatividade coisa que não faz parte do sistema, pois se o sujeito pensar  “Complica não é mesmo”.  :^^':
 
Pior que sou apenas um estudante universitário que tem um leve gosto por lecionar.
Eu ainda tento quebrar a cabeça para entender um modo de ensinar com jogos, até comecei a ler sobre "gamefication" para procurar técnicas para criar um jogo educativo.
Entretanto é complicado fazer algo divertido que ao mesmo tempo ensine algo, pois quando a criança/adolescente percebe que aquilo não é um jogo acaba se desmotivando, afinal ela já tem uma gama de outros jogos mais interessantes que o meu  :ksksks:.
E boa sorte, não esqueça de mandar os relatórios ^^
 
Seja bem-vindo, Ronaldo! (sorry o atraso)

Se você fosse meu professor, meldels, iria te idolatrar tanto! Talvez eu tivesse terminado TSI =\
Lembro que fiz uma proposta a uma professora minha de história de ensinar a disciplina utilizando Age of Empires, infelizmente não foi bem aceita...
Fico muito feliz por sua iniciativa, até porque acho que o desenvolvimento e a absorção do aluno é muito maior com algo interativo, ele se prende e se interessa muito mais pelo assunto/aula.

No mais, espero muito ver seu jogo por aqui e aproveite bastante a estadia, além de nos informar o processo de como está sendo inserir o RPGMaker em sala de aula.

Beijos e sucesso, grande Professor!  :Beijinho2:
 
Olá Ninek! Eu também :Okay_fix:  Sugeri para um colega que leciona História utilizar o Age of Empires e o resultado foi “O que é isso?”... Mas RPG de mesa ele gostou e iniciou  :Plano:
 
Eu sou novo aqui na comunidade, achei bem interessante a ideia, eu como gremista(líder estudantil dentro da escola) apoio essa ideia..  :-_-: :likeasir:
 
Fala gente!

Eu também vejo da mesma forma: games e conhecimento andam lado a lado! Tenho exemplo em minha casa, com minha filhota de 8 anos e com a outra de 23, onde os games educativos colaboraram e muito para o seu desenvolvimento educacional. Eu mesmo criei jogos educativos em Access com programação em VB para que a minha filha mais nova aprendesse mais rapidamente a ler e escrever.

No campo educacional penso que cada vez mais é uma luta para os professores, assim como meu amigo Ronaldo, conseguirem prender a atenção dos jovens estudantes, haja vista a mega-ultra-gama de informações que eles recebem todos os dias. Para competir com isso em alguns campos se faz necessário inovar, não estou falando deixar de lado o básico do básico, vejam o que eu disse hoje para um amigo escritor de Jundiaí:

... hoje o conhecimento e o acesso ao mesmo está ilimitado, disponível para todos, mas para que ela seja bem absorvido e utilizado, se o "container cerebral" não estiver bem preparado para absorver toda essa informação com qualidade, será de fato um enxurrada de dados sem propósito. Creio que concordamos que para se correr é preciso antes aprender a andar, quando se invertem os papéis o tropeço é inevitável.

Nossa discussão foi baseada nessa crônica que escrevi para um concurso de redação, leiam meus jovens para entender o que eu quis dizer acima:

http://joefatherbr.blogspot.com.br/2014/11/morosidade-tecnologica.html

Gosto sempre de citar esse meu pensamento: imagine um trabalho escolar multidisciplinar onde será proposto ao alunos fazer um jogo que fale sobre a segunda guerra mundial, versando sobre história, personagens, mapas, programação, quanto de aprendizado não será conquistado pelos envolvidos? Terão que pesquisar história, caprichar muito na redação, utilizar a lógica de programação e Matemática, a educação artística será plena através das imagens e cenários, a Geografia também deverá ser usada como base, meus amigos, vejam a importância de um trabalho desse tipo e o desafio, o ingrediente mais importante, que se travará entre os alunos, pensando que poderia haver até um tipo de competição entre classes, buscando premiar o primeiro colocado?

Parabéns ao Ronaldo por sempre trazer esse assunto à tona, afinal, não é fácil dar os primeiros passos num assunto ainda tão polêmico por algumas instituições, mas quando se tem um objetivo pautado numa lógica, dificilmente ele não vingará!

Abraços.
 
Olá Condado!
Estou acompanhando o trabalho do professor Ronaldo desde que era sua aluna. Ele utilizava jogos de tabuleiro e alguns desafios lógicos e foi muito legal.
Não estou na Equipe pois não sei nada de desenvolvimento apenas gosto de jogar. Por isso, estou querendo me aprofundar e como ele sugeriu é melhor se registrar nos fóruns e também arregaçar as mangas e começar.
Espero um dia os jogos fazerem parte das disciplina nas escolas estaduais, por enquanto vou acompanhar os trabalhos de todos e tentar criar um joguinho.

Abraço.
 
 
Acho uma ótima ideia misturar RPG com educação você nem percebe que está aprendendo  :^^': e graças a um jogo do rpg maker que estou conseguindo divulgar minhas animações e desenhos.. :Okay_fix:
 
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