O que vou falar parte de uma experiência bastante pessoal. O Note que eu uso o rpg maker MZ é bem velhinho e uso quase que exclusivamente pra estudo.
Eu comecei usando o RPG MAKER MZ no lançamento e na ocasião a unidade de armazenamento estava com cerca de 60% de sua capacidade preenchida. Nas primeiras semanas sofri muito com instabilidade do programa e travamentos de forma bastante súbita.
Contrapartida o MV rodava "lisinho" (inclusive eu tenho o hábito de trabalhar com o MV sempre com 2 janelas abertas). Além do MV eu geralmente deixo alguns programas de edição gráfica aberto e isso nunca foi problema.
Com o MZ a coisa ficou mais estreita: Pra ele funcionar minimamente "bem" tinha que fechar todos os programas inclusive o firefox. Ainda assim sofria com lentidão ao executar o projeto.
Tomei a decisão de restaurar a partição onde o MZ está instalado e hoje basicamente o tenho pouca coisa além do MZ, instalado nessa partição.
Desde então tenho usado o MZ com frequência quase diária. Na maioria das vezes testando scripts que ando inventando na hora do almoço. O que posso dizer é que hoje, nas condições que apresentei ele tem "rodado" com relativa estabilidade na minha máquina. Não posso dizer que roda tão bem quanto o MV, as vezes até trava e demora no carregamento.
Curiosamente depois o projeto compilado parece não exigir tanto da máquina quanto o RPG MAKER MZ em si. Inclusive algumas pessoas com que pude conversar e que estão testando os scripts que tenho feito e estão disponíveis pra jogar online no
TecnoAnalogica - itch.io não reclamaram do desempenho.
Eu tenho gostado do RPG MAKER MZ em si, mas ele não me parece mais vantajoso em nenhum aspecto em relação ao MV. Você pode achar por ai gente mais apaixonada pelo programa do que eu e que vai tentar te convencer do contrário mas falando do "produto final" que você vai produzir com o programa em si(do jogo), a menos que você seja um dev inexperiente, faz pouca diferença usar um ou outro.
Eu fiz uma análise de primeira impressão sobr eo MZ:
O novo RPG MAKER MZ
E também apontei algumas coisas que eu gostaria que o programa tivesse trazido:
14 Coisas que eu gostaria de ver no RPG MAKER MZ.
Agora se está valendo a pena pra mim eu vou dizer: Pros meus objetivos tem sido bem vnatajoso no sentido de que eu estou usando ele pra "aproveitar" que é novidade e promover meu nome no meio da comunidade internacional disponibilizando scripts. Além disso eu passo a contar com o pacote gráfico do MZ para meus projetos do MV. Fora isso não vejo nenhum vantagem com relação ao MV por exemplo.
Por fim eu acho que se você quer compra rum RPG MAKER e vai pagar o preço "cheio", desde que seu computador atenda aos requisitos de sistema pode começar pelo MZ. Do contrário , com a grana que vc paga no MZ, pode pegar o MV em uma promoção e mais algumas DLCs.