Quid ita serius?
Por que tão sérios?!
Afinal, apertem os cintos, pois estamos diante de uma GRANDE novidade.
A Gotcha Gotcha Games anunciou no dia 15 deste mês o seu mais novo produto da série Maker: o RPG Maker Unite. A novidade está chamando a atenção por se tratar do que planeja ser o mais ambicioso RPG Maker. Sem fugir do que as versões anteriores já oferecem, o nosso novo queridinho pretende quebrar as barreiras, integrando a praticidade que já é sucesso na série às possibilidades sem igual da poderosa game engine Unity.
Entre as principais features, são destaques:
RTP: como de praxe, a engine virá com o seu próprio pacote de recursos, permitindo que seus usuários explorem suas funcionalidades sem a necessidade de procurar os seus próprios;
Editor de mapa poderoso: com suporte a backgrounds pré-renderizados e estruturas orientadas a objeto, o novo editor de mapas promete deixar qualquer outra versão do software no chinelo;
Database customizável: uma database contendo todas as informações necessárias para um RPG, como personagens, classes e monstros, agora customizável: novas entradas poderão ser adicionadas.
O software estará disponível para download na Steam e na Unity Asset Store, porém ainda não foi revelado o seu valor.
Opinião do Coringa
Diante disso, eu só temia uma coisa: a transformação do RPG Maker em um add-on. Como foi levantado por alguns com quem conversei, o lançamento acabaria por ser insatisfatório, tendo em vista que não se trataria de uma nova engine, na realidade, e sim de um complemento à Unity. Nessa ocasião, toda a proposta de "desenvolver o jogo de RPG dos seus sonhos", quase que um slogan da série, viria por água a baixo, já que a implementação de add-ons e novas funcionalidades à Unity não é bem uma tarefa para novatos.
Minhas expectativas
Como atual usuário da Unity e antigo do RPG Maker, ouso falar sobre algumas das minhas expectativas acerca dessa novidade. Não estou tão animado em relação a estas expectativas, pois acredito que seria bom demais pra ser verdade. Entretanto, não vejo uma real vantagem em desenvolver uma engine baseada em Unity sem essas funções.
Sistema de Física: a Unity possui um sistema nativo de física em seu conjunto. Essa é, senão a maior, uma das mais importantes novidades, se for aproveitada pelo novo Maker, claro. Não podemos mensurar o quanto de "Unity" haverá na engine da Gotcha Gotcha Games.
Componentes de Colisão: o sistema de colisão da Unity, adequado ao RPG Maker, seria algo maravilhoso de ver.
Sistema de Partículas: como toda boa engine, a Unity dispõe de um maravilhoso sistema de partícula. O suporte a esse sistema no novo RPG Maker seria um sucesso.
GUI: a criação de GUI na Unity é algo fácil de compreender e abriria um leque de possibilidades, se aproveitada no RPG Maker Unite.
Eu sinceramente passaria horas escrevendo todas as minhas expectativas, mas acredito que listei as principais.
E aí, qual sua opinião? O que você espera do novo RPG Maker Unite?
Última edição: