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"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
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Rpg para Web com HTML4 (Sem canvas)

Crixus

Marquês
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07 de Julho de 2015
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Bem, a principio a ideia e fazer um sistema semelhante ao RmXP, só que sem o uso do CANVAS, somente CSS e Jscript.
A diferença é que será apenas para computadores com navegadores modernos e alguns mais antigos, nada de celulares.

Basicamente é uma versão não isométrica e melhorada desta ideia:
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1837

O editor seria este, que nunca teve o projeto realmente iniciado:
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=531

Screenshots-01.png
Navegadores testados e que funcionaram:
  • Firefox
  • Chrome
  • Opera (Chromium)
  • Internet Explorer 11

Aqui postarei as atualizações:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/


Mapa com Tileset do RMXP, somente o mapeamento e nível:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/map-tileset.html
Gráfico por Tile: 100%
Mover por teclado: 100%
Mover jogador com gráfico pelo mapa: 100%
Animação do Charaset: 100%
Gráficos de arvores e outros acima do jogador: 80%
Sistema de camadas: 50%

Panorama como no Rm2k/2k3:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/panorama.html
Completo

Audio como no RMXP:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/playerAudio.html
Todos principais navegadores: Falta funcionar IE devido aos diferentes formatos
Controlar volume: 90% (Falta IE)
Controlar Play/Stop: 90% (Falta IE)
Repetição: 90% (Falta IE)
Volume aumentar ou diminuir progressivamente: Não foi feito ainda.

Veja mais imagens:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/Screenshots-01.png
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/Screenshots-02.png
 
Eu não copiei e nem analisei o código do SOT4, mas percebi por alguns aspectos a semelhança do método usado.
Atualizei o sistema, agora o player move o charaset no mapa com animação de 4 frames (por direção).
O sistema de colisão vai ser bem mais complexo de criar.
 
Bom, eu bem sei que é de natureza experimental, mas acho que não custa nada perguntar...

Hmm, vejamos, ele é em HTML 4 e não 5? Por que não usar o 5?
Falam muito bem dele, parece ter várias funções modernas embutidas.

Quais as vantagens de não utilizar o canvas? Por sinal qual o propósito geral do projeto? Era pra ser um editor alternativo, ou só uma prova de conceito mesmo? Vai fazer algum jogo com essa tecnologia?

O background (parallax) se movendo na mais baixa velocidade ainda não tem animação macia. Com que velocidade ele atualiza (em fps)? Na verdade a que velocidade você atualiza cada uma dessas coisas, pois parecem ser velocidades difentes, a animação do personagem parece bem mais fluida.
 
A pergunta é bem válida, eu na realidade fui um dos primeiros a defender o HTML5 para criação de jogos, o que muitos não concordaram.

A ideia do tópico em si é poder fazer um sistema sem ter que entender muito de CANVAS, o que apesar dos anos eu não consegui me aprofundar, mesmo assim a ideia que estou expondo no tópico seria facilmente usada apenas para estudos para enteder como criar cada coisa separada.

Sobre os FPS, bem eu modifiquei, mas é bem dificil deixar macio a coisa com o método que eu usei, tente dar um F5 pra ver como ficou.
Antés ele movia de 4 em 4 pixels, agora move de 1 em 1.

O personagem e o background usavam a mesma velocidade, o que dava fluides no mapa é que ele também se mexe em sentido contrário ao charaset, dando mais sensação de movimento.

Realmente o panorama fica bem feio, mas ao meu ver está bem no nível do Rm2k3.

Criticas sempre bem vindas.
Na realidade eu queria ter tido essa ideia à anos atrás, talvez hoje eu pudesse me empenhar em usar CANVAS sem medo e com o minimo tempo que tinha.
Fiquei com 3 férias atrasadas da última empresa que trabalhei, recebi em dinheiro que gastei com saúde kkkkkk
 
Bom, em 1 por 1 pixel ficou melhor. Agora, claro, tem que mudar umas coisas ainda pra dar mais robustez. Depois entro em mais detalhes.

Depois dou uma investigada no código, mas ao menos pra jogos sem muitas firulas e gráficos simples, parece funcionar bem. Dá com certeza para servir de fonte de estudos.

Como falei, projeto bem promissor!
 
Sim, o sistema funcionou bem em um computador POSITIVO com 2GB de RAM, não notei qualquer diferença pro meu notebook com placa de vídeo.

NOVIDADE:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/webmaster/rpghtml4/playerAudio.html
Comecei a fazer testes para simular o funcionamento de midias no Rpg Maker
 
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