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- HenriqueGibi

RPG_RT.exe - FullScreen falso

DevWithCoffee

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Versão: 1.0 (Estável)

Download:
https://www.mediafire.com/file/tlrj41y9sq0uvka/RPG_RT-2Kx-FakeFullscreen.zip/file
Senha para descompactar:
rpgmaker2k



Por que essa ferramenta foi criada:
Os jogos feitos com o RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003 (Antes da Steam) possuem a função de tela cheia "exclusivo", porém neste método não podemos:
  1. Abrir janelas de outros programa por cima, mesmo que tenham a opção "Alway On Top"
  2. Alternar rapidamente entre as janelas do Explorer (Área de trabalho do Windows) com Alt+Tab

Isso acontece por que o RPG_RT.exe altera a resolução do monitor para 320x240 quando está em foco, mesmo que o monitor não tenha essa opção, pois era assim que as máquinas com sistemas operacionais anteriores ao Windows 7 funcionavam:


Muitos computadores atuais ao abrir um jogo feito com Rm2k podem gerar um erro de DirectDrawn, acho que foi o erro DDERR_UNSPORTED.
Isso pode ser resolvido pelo jogador alterando o modo de compatibilidade ou mesmo forçando o jogo a iniciar no modo janela.
Mas isso frustra o jogador, então pensei em uma maneira de fazer isso sem precisar alterar o código-fonte do RPG_RT.exe.
  1. Estas ferramenta funciona com qualquer versão do RPG_RT.exe, mas não recomendo usar com a versão 2k3 da Steam
  2. Agora funciona com o modo edição
  3. Agora funciona com Windows XP, porém os FPS são limitados por conta do processador x32

Assim como o Rm2k Tools, fiz esta ferramenta porque tenho muito carinho por esta versão do RPG Maker e porque gostaria de mantê-la no site oficial sem violar os termos de uso, ela foi feita como um presente para outros usuários deste editor, então, por favor, em vez de reclamar é só baixar e se gostar deixa um like no tópico e no vídeo.



Como instalar no seu jogo:
Apenas copie ou mova para a pasta do seu projeto e execute-o.

Para funcionar com o editor:
Altere a extensão RPG_RT.exe para RPG_RT.run e renomeie o Player.exe para RPG_RT.exe.
Neste modo ao usar os comandos das teclas F4 e F5 o estado atual não será salvo no arquivo RPG_RT.ini por que é o modo "TestPlay".
(O ícone RPG_RT.exe será atualizado ao reiniciar o sistema operacional)


Inclua as opções de sua preferência no RPG_RT.ini do seu projeto

Modo janela:
Fullscreen=0

Tela cheia (este é o modo padrão se não for configurado):
Fullscreen=1

Habilita a tecla F4 para que o jogador possa alternar entre o modo janela e tela cheia:
ChangeFullscreen=1
(Está opção também ativa a combinação Alt+Enter)

Ajustado pela altura da tela:
Stretched=0
(Sendo este o padrão e somente em tela cheia)

Imagem esticada (Somente em tela cheia):
Stretched=1

Habilita a tecla F5:
ChangeScale=1
(Para que o jogador possa alternar entre ajustado ou esticado, funciona somente em tela cheia)

Suavizar imagem (Bicúbico):
Interpolation=1

Habilita a tecla para trocar o modo de interpolação:
ChangeInterpolation=1

Mostrar FPS do GDI+ na tela do jogo:
ShowFPS=1
(Isso não mostra o FPS do jogo e sim do modo tela cheia)


Habilita e define uma tecla possa gerar capturas da tela:
Screenshotkey=F11
(Opções: F1, F2, F3, F8, F9, F10, F11)

Altere o caminho onde será criada a pasta para capturas de tela:

ScreenshotPath=%UserDocs%
(Resultado: C:\Users\<username>\Documents\<GameTitle>\)

ScreenshotPath=%UserPics%
(Resultado:C:\Users\<username>\Pictures\<GameTitle>\)

ScreenshotPath=%UserRoaming%
(Resultado: C:\Users\<username>\AppData\Roaming\<GameTitle>\)

Altere o nome da pasta que será gerado:
Exemplo:
ScreenshotFolder=Captures

Um nome de arquivo não pode conter nenhum dos seguintes caracteres:
Código:
\ / : * ? . < > | % ;



Erros que podem acontecer:
Error starting GDIP:
Se este erro ocorrer, significa que há um problema com o sistema operacional do player, provavelmente gdiplus.dll não está instalado ou está corrompido.

RPG_RT.run not found! / RPG_RT.exe not found! / RPG_RT.exe or RPG_RT.run not found
Qualquer um desses erros pode ser gerado quando o jogador tenta alterar as configurações de inicialização movendo ou excluindo arquivos da pasta do jogo.

RPG_RT.exe is not a working version
RPG_RT.exe é o mesmo executável que Player.exe, este erro é causado pela mesma situação do erro anterior.

Failed to create screenshots folder
A pasta não pode ser criada no caminho por falta de permissão, isso acontece ao definir caminhos fora do caminho C:\Users\<nome do usuário>




Problemas com o seu anti-virus:
Alguns antivírus podem bloquear funções internas da ferramentas sem mostrar janelas de aviso, se perceber que isso acontece inclua o executável na lista de confiáveis.
 
Última edição:
Agora eu entendi a proposta do fake fullscreen.

É realmente zoada a mudança de janela com a fullscreen padrão do RM2k.

Muito maneiro! Parabéns pela ideia e implementação café-san! Proposta e execução bem "out of the box". Ficou show de bola! :coffee:
 
Mudanças:
  • A tecla F6 que alterna o modo da tela foi trocada pela F3 (Para o jogador)
  • Foi incluído a tecla F2 para capturar uma imagem de tela e salvar em formato PNG (Para o jogador)
  • Opção de mudar a tecla configurando o RPG_RT.ini incluida (Para o desenvolvedor)
  • Opção para definir o destino das capturas de tela configurando o RPG_RT.ini (Para o desenvolvedor)
Eu não pude deixar as opções de configurações muito "livres" para o desenvolvedor pelo fato do mesmo achar que incluir um caminho por extenso iria funcionar para todos os jogadores...

Se alguém precisar que modifique algo ou tiver uma sugestão do que possa ser melhorado poste aqui por favor, claro que desde que faça sentido e seja bem explicado.
Levando em consideração que muitas coisas são limitadas por que essa ferramenta não modifica o código fonte do RPG_RT.exe, então eu vou precisar analisar e fazer testes para saber se é possível.
 
Última edição:
Atualização, inclui:
  1. Melhoria no remapeamento das teclas F4 e F5 que podia ser burladas com outras combinações
  2. Atribuído Alt+Enter que eu havia esquecido
  3. Função de captura de tela alterado, agora as imagens são 32-Bit e na resolução 640x480
  4. Pode ser usado com qualquer versão do RPG_RT.exe, inclusive os mais antigos
  5. Agora funciona no modo edição
  6. Sincronismo melhorado, para isso o uso do "Visualizar FPS"
  7. Funciona no Windows XP, porém com alguma perda dos frames, nos testes chegou à 35
 
Última edição:
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