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"Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar."
- Yonori Akari

Ruby - Classes e objetos e atributos - #8

makergame2000

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Ruby - Classes e objetos e atributos

#8


Agora vamos aprender a criar classes e ver a sua informação, se você reparar o RPG Maker, no RGSS os scripts são compostos por muitas classes.

Classes, objetos e atributos, é isto que define ruby é isto que torna ruby um pouco diferente das outras linguagens, vamos falar de classes, bem classes é uma classe :I, por exemplo temos a classe animal, dentro desta classe animal ha varios tipos de animais, como por exemplo vacas e cadelas ou cavalos, cada animal é um objeto e cada objeto tem atributos, por exemplo um cão tem pelo, qutro patas e anda, estes são 3 atributos que pode dar ao cão.


Vamos começar por criar uma classe Animal.

Código:
Class Animal

Sempre que você quer fazer uma classe nova escreva class <Nome da classe>.

Vamos então dar atributos a esta classe:

Código:
attr_accessor :nome, :tamanho, :velocidade

cada atributo é separado por uma virgula e começa por :

Vamos terminar esta classe

Código:
end


hq0Or7U.png


Agora vamos criar objetos para esta classe, um animal

Código:
cao_a = animal.new

vamos criar uma vareável para isto e vamos de chamar de cao_a, este é o novo primeiro cao, animal.new vai criar um novo objeto na classe animal.

vamos dar um nome ao cão

Código:
cao_a.nome = "Kauzz"
cao_a.tamanho = "5 Metros de comprimento"
cao_a.velocidade = "1 km/h"


E acabamos de criar um objeto chamado kauzz que neste caso é o nome do cão.

yz6rki4.png


Esta classe ficou gravada na memoria do computador, e agora eu esquecime como se chamava o cão e quero voltar a lembrar, então vamos ver qual era o nome:

Código:
print cao_a.nome

lGDuhHM.png
 
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