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- HenriqueGibi

Ruby - Criando uma calculadura - #5

makergame2000

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Ruby - Criando uma calculadura

#5


Finalmente vamos testar as nossas capacidades até agora, vamos criar o nosso primeiro programa de verdade, para fazer isto nós precisamos de um editor de texto simples ou um editor de código, eu uso o notepad++ para isto mas em ordem de manter isto simples vamos usar apenas o bloco de notas ou notepad do windows, exatamente o bloco de nota pode escrever código e é ele que vamos usar para criar o nosso pequeno programa.
A calculadura apenas vai saber somar em ordem de manter isto simples, porque para fazer com outro operadores era necessario já termos aprendido if e cases, mas ainda não aprendemos isso, isso fica para outro tutorial mais tarde.


Vamos então começar pelo o bloco de notas, abra e bloco de notas, agora vamos por em prática os ultimos conhecimento e vamos adicionar um novo conhecimeto, vou introduzir a vocês um novo comando chamando gets, este comando vai ler o texto que nós vamos colocar durante a execução do programa, ele capta o que você escreveu e guarda numa vareável.

Vamos escrever a primeira linha, vamos indicar ao utilizador do programa o que ele deve colocar:

Código:
print "Coloque o primeiro numero \n"

Mas vamos adicionar um \n no final, este comando diz para passar para a segunda linha ou seja vai por o utilizador escrever debaixo da frase do print caso este comando não estiver o que vai acontecer é que o utilizador vai escrever ao lado do "Coloque o primeiro numero" e iria ficar algo to tipo assim:

OcutOLm.png


E nós não queremos isso então dizemos para escrever na linha debaixo, então usamos \n


Agora precisamos que utilizador escreva um numero então é aqui que usamos o comando gets:

Código:
a = gets

A letra a vai guardar o numero que foi colocado.
Mas esta linha de código não está completa, o ruby vai guardar o numero em sring e desta maneira não podemos fazer operações com ele então vamos transformalo em um float que basicamente transforma o string em numero com decimais e desta maneira a nossa calculadora sabe fazer calculos com numeros decimais.
A linha deve ficar assim:

Código:
a = gets.to_f

Usamos to_f para transformar um string em float(numero decimal), coloque um ponto para separar ambos os comandos get e to_f

Agora vamos pedir que o utilizador coloque um segundo numero, repetimos o mesmo

Código:
print  "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f

Mas vamos usar uma vareável diferente e vamos a chamar de b

Até agora o nosso super programa que vamos vender á microsoft deve estar assim:

Código:
print "Coloque o primeiro numero \n"
a = gets.to_f
print  "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f


Agora vamos começar por colocar o resultado no ecrã, vamos criar uma nova vareável, c, vamos colocar a soma de a com b dentro de c.


Código:
c = a + b

vamos então escrever isto, a soma de a e b vai se por em c.
E pronto!
Desta maneira podemos já ver o resultado!

Vamos escrever
Código:
print"Resultado: "

para o programa ficar mais bonito sem o \n para desta maneira o resultado sair na frente do texto.

Adicione
Código:
print c
para ver o valor da vareável.
E agora no final vamos usar um novo comando sleep que basicamente vai fazer parar o programa e para conseguirmos ver o resultado sem a console fechar.

Código:
sleep



No final o código fica assim:

Código:
print "Coloque o primeiro numero \n"
a = gets.to_f
print  "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f

c = a + b
print "Resultado: "
print c
sleep


Agora está na hora de testar o super programa que vamos vender por mihões!





Guarde o programa com extensão rb
PSC3h6D.png


Agora se você seguiu direito a guia de instação do programa você derá ver um ficheiro assim
u64Yo74.png


Clique ai e você vai executar o programa!

Irá ficar algo assim:

pCg9sjP.png
 
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