🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

RPG Maker MZ Salvando o jogo na nuvem! rpg maker mz

Alex-772 Masculino

Cidadão
Membro
Membro
1° Ajuda, 2° aprender e 3° Desenvolver
Juntou-se
20 de Janeiro de 2017
Postagens
54
Bravecoins
6
Ola, preciso de ajuda pois ja procurei e fiz muitas verificações no RM MZ sobre a classe de salva e carregar o jogo no localforage, que é onde fica os saves quando o jogo está em um site.

eu quero pode salva o save do jogo dentro da própria hospedagem ou até mesmo no banco de dados e pode carregar depois.

tenho conhecimento dos riscos e problemas como fica enchendo de arquivos na hospedagem ou no banco de dados porem depois de conseguir configurar isso eu mesmo posso arruma pra fica tudo certinho já que terá que fazer login pra pode jogar. eu irei veicular os usuários as seus caves e limita a quantidade de saves.

estou fazendo meus testes em um sub-domínio meu: Jogo para testes
 
Somente via autenticação (dependendo da hospedagem), cada jogador iria ter que criar uma conta pra separa os SaveFiles e o jogador poderia carregar em qualquer plataforma que o jogo foi distribuído.
isso está tudo ok, eu entendo. o meu problema é pra fazer o save ser salvo, no caso mexe nos códigos ou criar um plugin pra isso!
 
Bem, não creio que alguém vá criar um sistema desses pois é necessário analisar varias questões, o que tomaria muito tempo do programador, talvez exista algum pago, se algum dia encontrar algum sistema como esse em PHP ou mesmo NODE.js eu te aviso.

Existem serviços que disponibilizam APIs pra essa finalizada, por exemplo o GameJolt, um brasileiro chamado @Dr.Xamã usou pra criar um sistema do tipo que além de amarzenar os dados na nuvem também permite usar o sistema de conquistas:

Infelizmente não sei se tem mais suporte (Atualização)
 
Última edição:
Você irá precisar de uma API para se comunicar de forma segura com seu client(RPG MAKER MZ), e claro de um banco de dados para armazenar as informações dos usuários. De qualquer maneira você precisa de uma maquina que será seu back-end onde ficará rodando sua API e talvez seu banco de dados? bem de qualquer forma existem soluções alternativas como AWS!

AWS Lambda comunicando com S3 seria o casamento ideal para cumprir com o que você pretende.

- Lembrando que o que falei acima seria o cenário profissional, já que os jogos utilizam essa estrutura e até um pouco mais xD

Mas voltamos a realidade, você pode usar a API do Game Jolt, visto que lá você pode hospedar o jogo e ainda utilizar os recursos fenomenais como Storage em nuvem que eles fornecem, obvio que é simples então somente strings são aceitas.

Agora se você precisa rodar o jogo em sua hospedagem e armazenar as informações em nuvem, bem voltamos ao ponto de ter uma API para comunicar seu client com o servidor onde o mesmo tem comunicação com o banco de dados.

Esse projeto é um dos que tenho vontade de montar e irei até estudar formas de viabilizar isso, mas por enquanto você tem as opções já mencionadas e até mesmo a integração com Steam e Google Play, bem de qualquer maneira todas exigem esforço e conhecimento técnico para implementar, por esse fator, não existem plugins desse tipo que sejam simples de integrar.

- Desculpe se pareceu um desencorajamento.
 
Você irá precisar de uma API para se comunicar de forma segura com seu client(RPG MAKER MZ), e claro de um banco de dados para armazenar as informações dos usuários. De qualquer maneira você precisa de uma maquina que será seu back-end onde ficará rodando sua API e talvez seu banco de dados? bem de qualquer forma existem soluções alternativas como AWS!

AWS Lambda comunicando com S3 seria o casamento ideal para cumprir com o que você pretende.

- Lembrando que o que falei acima seria o cenário profissional, já que os jogos utilizam essa estrutura e até um pouco mais xD

Mas voltamos a realidade, você pode usar a API do Game Jolt, visto que lá você pode hospedar o jogo e ainda utilizar os recursos fenomenais como Storage em nuvem que eles fornecem, obvio que é simples então somente strings são aceitas.

Agora se você precisa rodar o jogo em sua hospedagem e armazenar as informações em nuvem, bem voltamos ao ponto de ter uma API para comunicar seu client com o servidor onde o mesmo tem comunicação com o banco de dados.

Esse projeto é um dos que tenho vontade de montar e irei até estudar formas de viabilizar isso, mas por enquanto você tem as opções já mencionadas e até mesmo a integração com Steam e Google Play, bem de qualquer maneira todas exigem esforço e conhecimento técnico para implementar, por esse fator, não existem plugins desse tipo que sejam simples de integrar.

- Desculpe se pareceu um desencorajamento.
Não desencorajou nada vou entra de cabeça pra criar o que preciso. meu maior problema é que o rpg maker mz é mais recente ai tem menos informações, mais vou estuda linha por linha se necessário. obg pelas alternativas secundarias!
 
Voltar
Topo Inferior