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- Frank

[Script MZ] MaptrixAdvanced - O ataque das Bordas que teleportam parte 2: o retorno

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MapTrix Advanced : O retorno das bordas teletransportadoras?
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Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.

Contexto: Teleportar entre dois mapas necessita que o desenvolvedor programe eventos nos exatos locais onde deseja que o teleporte do jogador aconteça. Isso se mostra bastante trabalhoso quando é preciso que um mesmo teleporte aconteça em vários pontos do mapa.

Descrição: Este script automatiza o teleporte nas extremidades dos mapas pré-configurados. Quando atinge a extremidade do mapa o jogador é teletransportado para o novo mapa em uma posição relativa. Não necessita que os mapas sejam de mesmo tamanho.

Configuração Inicial: é necessário que o desenvolvedor faça a configuração inicial do plugin e defina o tipo de transição que deseja para o teleporte nas extremidades do mapa.

telaplugin.jpg

Além da possibilidade de escolher o tipo de transição, o desenvolvedor deve definir 4 switches do banco de dados para controlar quando o teleporte de cada uma das extremidades do mapa (superior, inferior, direita e esquerda) estará ativado ou desativado.

maptrix.jpg

O desenvolvedor terá que usar tags para cada uma das 4 bordas onde deseja que o teleporte funcione. As tags são as seguintes:


<mapUp: mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade SUPERIOR.

<mapDown:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade INFERIOR.

<mapLeft:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade ESQUERDA.

<mapRight:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade DIREITA.


NOTA 1: Em cada um dos 4 exemplos acima substitua mapId pelo numero do mapa de destino.

NOTA 2 : Se o mapa não possuir uma tag de determinada direção, quando o jogador chegar na extremidade dessa tag NADA VAI ACONTECER.

NOTA 3: Um mapa pode possui mais de 1 tag, desde que sejam diferentes entre si. Se houverem duas tags iguais, apenas a primeira dentre elas funcionará.


Funções Extras!

É possível fazer com que o jogador seja teletransportado para uma coordenada especifica ao chegar na borda de uma mapa. Para isso deve-se acrescentar à tag as coordenadas x,y:

<mapLeft:mapId,x,y>


1.jpg


Opcionalmente além das coordenadas é possível determinar a direção do jogador após o teleporte. Para isso acrescente a direção logo após a coordenada:
<mapLeft:mapId,x,y,direction>​

Código para a direção:
  • 2 =baixo;
  • 4 = esquerda;
  • 6=direita;
  • 8=cima;

Caso deseje desativar o teleporte de uma extremidade do mapa (ou de todas elas) o desenvolvedor pode usar os comandos de plugin para isso.

comandosplugin.jpg



Configurando a margem do teleporte: Por padrão o jogador é teleportado para um outro mapa sempre que atinge a extremidade do mapa no qual está. Em alguns casos pode ser interessante que o jogador seja teletransportado antes de atingir a extremidade de um mapa. Quando for este o caso, o desenvolvedor pode definir uma distância da extremidade do mapa na qual o teleporte do jogador para o próximo mapa é ativado.

tpmagin.jpg


Quando o jogador atinge a margem de um mapa ele é transportado para o próximo mapa a uma distância igual a margem do mapa para o qual ele foi teletransportado. Caso não haja uma margem definida neste novo mapa, ele é teletransportado para a extremidade deste mapa.
 
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