🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

RPG Maker MZ Scripters para "Projeto Z"

rari.arts Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
07 de Outubro de 2024
Postagens
4
Bravecoins
16
Motor de jogo
RPG Maker MZ
🔵 QUEM SOU EU?
Olá pessoal, eu sou o RARI, sou um Artista e Professor de Graffiti e estou desenvolvendo um projeto sem nome ainda, que será criado no RPG Maker MZ. Bom, eu não entendo nada de Script e programação (pelo menos por enquanto) e gostaria de recrutar alguém que me ajudasse a criar e adicionar scripts ao projeto, além de faze-los funcionarem juntos. A princípio eu o faria no RMXP pois, apesar de não saber programar eu me virava customizando alguns scripts que achava por aí. O fato é que o RMXP está muito obsoleto e como eu voltei a usar a ferramenta recentemente, quero me arriscar na versão atual.

🟣 O PROJETO Z
No momento, eu ainda não tenho nenhuma Demo do projeto, tenho inúmeras ideias para o roteiro e desenvolvimento da história, mas a jogabilidade e experiência de jogo fará toda diferença na hora de criar os desafios de cada etapa. Por isso acredito ser mais importante criar os Sistemas e Scripts primeiro e deixar tudo funcionando corretamente para assim desenvolver as outras partes do projeto.

🔴 SOBRE O QUE SE TRATA
O jogo terá a temática de Apocalipse Zumbi, com um Sistema de Batalha em Tempo Real e a adição de elementos de Sobrevivência e Furtividade.
Outro fato importante de ser citado é que o visual do jogo simulará um Ambiente Isométrico, fazendo com que as paredes e objetos fiquem todos na diagonal. Quando eu digo que será simulado, é porque não será isométrico como em alguns sistemas que já vi por aí, com elevações no solo, ou que os personagens andarão apenas nas diagonais. Na verdade, o jogador terá um movimento mais livre, com 8 direções, mas o cenário todo estará em Isometria, pois assim (na minha opinião), se aproveita muito mais do ambiente do Jogo.

Agora, vou tentar descrever como eu visualizo o projeto, para que os possíveis Scripters, possam auxiliar.

🟠 JOGABILIDADE
Action Battle System (Batalha em Tempo Real)
  • Andar (Velocidade padrão de movimento)
  • Correr (Maior velocidade de movimento, consome Vigor - Talvez possa ser acionado apenas clicando duas vezes pra uma mesma direção, para poupar teclas)
  • Espreitar (Menor velocidade de movimento, ativa Modo Furtivo podendo se escondendo atrás de balcões)
  • Pular (Utilizado para saltar sobre buracos, plataformas e/ou para passar por balcões, consome Vigor)
  • Ataque Primário (Ataca com a primeira Arma ou Item equipado)
  • Ataque Secundário (Ataca com a segunda Arma ou Item equipado)
  • Esquiva/Empurrão (Utilizado para desviar ou desvenciliar de ataques inimigos, consome Vigor)
  • Nado (Utilizado para atravessar algumas áreas inundadas, consome Vigor)

Parece ser o básico, mas nunca vi um Sistema de Batalha com todos esses movimentos.

🟡 SISTEMAS ADICIONAIS
Sistemas que afetarão diretamente a experiência de jogo.
  • Fome, Sede e Sono - Fome, Sede e Sono aumentam gradualmente até 100%. Alimentos impedem aumento da fome, se chegar a 100%, personagem perde Vigor gradualmente. Bebidas impedem aumento da sede, se chegar a 100%, personagem perde vida gradualmente. Itens como Energético e Café pausam aumento do sono temporariamente e dão Boost no Vigor, se chegar a 100% fora da base, personagem desmaia de sono, ficando incapaz de realizar ações e exposto aos ataques de inimigos próximos. Adrenalina acorda o personagem caído (gerenciado por outro personagem), um Alerta para o jogador quando um personagem está prestes a desmaiar. Na Base existirão dormitórios/camas onde o jogador poderá gerenciar o sono dos personagens.
  • Líder & Comandos - O jogador irá gerenciar inúmeros personagens numa Base e escolher 2 para sair em missões. O controle poderá ser alternado entre esses 2 personagens, sendo que o personagem controlado sempre dará Ordens para o outro personagem. Comandos: Explorar, Seguir, Ficar, Atacar, Cobrir, Troca (Acessar Inventário).
  • Inventário Individual - Os personagens carregarão uma mochila capaz de levar uma determinada quantidade de itens (Baseado em Peso ou em Blocos). Será possível trocar itens entre eles através do menu de Comandos do Líder ou na Base antes de sair em missões.
  • Percepção - Os inimigos poderão ver e ouvir o jogador de distâncias pré-determinadas e eles terão diferentes níveis de Percepção.
  • Modo Furtivo - Ao Espreitar, o jogador poderá se esconder atrás de balcões, para evitar ser visto por inimigos. Espreitar também afetará o nível de Percepção.
  • Abrigo - No mapa podem existir armários ou outros locais onde os personagens em estado de vulnerabilidade poderão se esconder para aguardar resgate de outros personagens. Existirão diferentes tipos de abrigos, com diferentes níveis de segurança e proteção. Segurança: Nível de dificuldade para o jogador acessar o Abrigo. Exp: Se for um armário, ele terá um puzzle ou um cadeado, podendo ser aberto com uma chave. Proteção: Nível de proteção que esse Abrigo vai conceder ao personagem. Exp: O Armário concede a um personagem, uma proteção de 200pt, enquanto outro personagem vem resgatá-lo. Se algum zumbi viu o personagem entrando no Armário, ele vai bater até tirar os 200pt, invalidando o Abrigo.
  • Exploração - Mapa-Mundi no Inventário para planejar rotas, Mapas Locais com níveis e andares separados. Os Mapas estarão inicialmente em branco e serão atualizados à medida que o jogador explora seus cômodos/áreas, adicionando também Ícones de Pontos de Interesse (Itens, Objetos Interativos, Abrigos, etc.). O jogador poderá encontrar um Item (Mapa) que permite obter instantaneamente um Mapa Local, dando a ele o conhecimento prévio de cômodos/áreas e seus Pontos de Interesse, assim evitando maiores surpresas ao explorar.
  • Base - Gerenciamento da Base, com coleta de recursos para criar Estações e Bancadas com a finalidade de melhorar a condição de vida dos personagens.
  • Clima e Tempo Dinâmicos - O Mundo terá Dia, Noite e Clima dinâmicos que poderão, influenciar na experiência de jogo. Exemplo: Mais inimigos aparecerão à noite, inclusive mais perigosos. A chuva afeta a Percepção dos Inimigos.

🟢 TESTE DO CENÁRIO (PIXEL ART)
Aqui você pode conferir um pequeno teste que fiz, para visualizar uma composição de cenário Isometrico.
Pra quem gosta da parte gráfica, aqui poderá ter uma ideia de como eu pretendo deixar o visual do game. Eu aposto em gráficos minimalistas, quase que com cores chapadas e sem contornos.
CLICA EM MIM SEU FOFO!

Caso você seja um Pixel Artist, ou apreciador de arte, pode acompanhar as atualizações na página: Projeto Z [Lab] - Tilesets.

No momento projeto é voluntário, por ser um Hobby. Então, seria ótimo se alguém puder ajudar.
Mas se você for Scripter e cobrar pelo seu serviço, desde que seja bem feito e tenha um bom preço (de acordo com a minha carteira), terei prazer em pagar.
Não existe previsão alguma de lançar o projeto em qualquer plataforma, mas se o Projeto avançar significativamente e for possível, obviamente farei da forma mais justa e correta em relação aos créditos e lucros.
Para mais informações, estarei disponível para falarem comigo pelo fórum mesmo.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior