🤔 Para Refletir :
"O que e um game dev? Uma miseravel pequena pilha de projetos !"
- codingkitsune

Sect and the Silent Tower [RPG MAKER 95][Portraitor Challenge][Open]

Jazz Masculino

Saiyajin
Membro
Membro
Juntou-se
01 de Julho de 2015
Postagens
1.362
Bravecoins
1.692
Área
Sonoplastia
Motor de jogo
RPG Maker 95
[imgleft]http://imgur.com/bSWs1Dh.png[/imgleft]
Sect and the Silent Tower faz parte do projeto Portraitor Challenge, que começou em Outubro deste ano. Inicialmente, os minigames sob o nome de 'desafio do retrato' eram compostos por uma batalha contra um quadro -- chamado neste 'universo' de Portrait e/ou Portraitor --, que eram delineadas de forma diferente, dependendo da versão. Ao trocar umas ideias com amigos, porém, decidi modelar de forma diferente a última versão, e este processo foi-se alongando até que obtive um resultado bem ímpar, já que a batalha acabou se transformando em apenas um detalhe secundário, enquanto a poesia por trás da história tomou a linha principal.
O projeto é, de certa forma, uma exploração da engine RPG Maker 95, que conheci faz pouquíssimo tempo. Para quem desconhece, ela é a primeira ferramenta maker desenvolvida para o Windows -- pois já existiam diversos 'RPG Makers' para vários consoles (mais informações sobre podem ser encontradas no wikipedia) -- e, logicamente, a mais limitada, pois diversas funções úteis, como as condições (if & else), não existem nela. Digamos que desenvolver um jogo no RM95 é um pouco diferente e cativante.

No jogo, você controlará Sect, destemido guerreiro com um machado de bambu que acabara de descobrir que seus amigos, Phyll, Giga e Arbo, sumiram. Ao dialogar com o Quadro, revela-se que há uma outra figura envolvida no desaparecimento: o misterioso homem da cartola. Vossa mercê, então, alimentada de curiosidade e movida pelo desconhecido, engaja em uma exploração -- cheia de poemas, subjetividade e segredos -- para desvendar os enigmas dos Quadros e do Homem.
[imgright]http://imgur.com/O3W212W.png[/imgright]

Puzzles e enigmas são estruturados, basicamente, pelas entrelinhas. Em outras palavras, para entender a história e seus objetivos, você deverá dialogar com os Quadros e abstrair os possíveis significados para suas mensagens. O retrato inicial, por exemplo, comenta em uma de suas linhas: "Eu sou o retrato da exploração". Quem está a par das outras versões do game vai notar que o homem da cartola promovia os 'desafios do quadro', portanto, uma interpretação forte e possível é a de que ele estaria por trás das ações dos Quadros. Tudo bem que este foi só um exemplo, mas, no decorrer do jogo, inúmeras outras frases e poesias levam às respostas; é hora de ligar as habilidades de interpretação de texto, dá até para treinar pro Enem 2017 -- já que você não somente vai treinar a interpretação de texto, pois o inglês também está incluso no pacote!
Guias e demais detalhes sobre a história e a criação do jogo estão disponíveis no site oficial do jogo, para auxiliar no entendimento geral da obra. O domínio é: portraitorchallenge.wixsite.com/jogo

[imgleft]http://imgur.com/Ek4JcNb.png[/imgleft]Abaixo[imgright]http://imgur.com/XYLiggm.png[/imgright] é possível encontrar links para as diversas versões do projeto Portraitor Challenge, incluindo a Sect and the Silent Tower, que pode ser acessada por diferentes sites, como o Mediafire e o 4Shared.

Código:
Versão 0.1.0., a.k.a. Portraitor Challenge for Dummies: 
Mane max. Level + full spell, Portrait com Extra Heal.
    Download: http://www.mediafire.com/file/dwc2qbffy862re1/The+Portrait+Challenge.rar
------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 0.1.1., a.k.a. Dod Bylan: 
Mane level 80 + full spell, Portrait com 250ATK & Extra Heal, Eegg Bob Dylan.
    Download: https://www.mediafire.com/?pg0789a5le44hw5
------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 0.1.2., a.k.a. Newb Buddies: 
Sect, Phyll, Giga & Arbo Lv. 1, Portrait com Ataque e Super Nova, Easter Egg da Galinha.
    Download: https://www.mediafire.com/?223ck098mxnyl5c
Versão 0.1.3., a.k.a. Sect and the Silent Tower:
Campanha de Sect com diversos enigmas e Quadros, além de inúmeros Easter Eggs e segredos.
    Download: https://www.mediafire.com/?n4ox3j4ww8j2mad

Para jogar é só seguir o 'readme'/'leia-me'.
Qualquer feedback é bem-vindo, Valeu!​

Existe um breve documento de Making Of do jogo. Para os interessados, segue o link: https://www.mediafire.com/file/g3wfg4cscsd4ox5/Sect_and_the_Silent_Tower_MAKINGOF.pdf/file

RyanKamos comentou:
Que genial hahaha
Vou testar depois, parece muito bom.
kkkkkkkkkkkkkkkk
É, tá mais pra porcaria do que pra bom.

Mas, então, eu upei uma nova versão do jogo (0.1.1) [LINK], com uma breve nerfada no personagem principal e no portrait. E também adicionei mais umas coisas no attack pattern dele pra ficar show de bola.

Tô com um feedback aqui que a primeira batalha dá pra ganhar de várias maneiras, e usando attack up é uma das mais rápidas.

:Okay_fix:

Bom, ta ai um jogo bem... inusitado.

Quando baixei pensei que era só tacar o mute e buenas, o portrait não ia soltar mais magia, mas nem um poisonzinho dá pra acertar no portrait, ai complica brother. Heck, não rola nada que não seja fogo ou suas mãos nuas.

Usei uma estratégia que é basicamente a mesma de cima, apenas preferi usar quick ao invés de defence up, comecei na defensiva usando a habilidade sempre que possível e usando cura quando Mane fosse atingido, e quando o portrait não acertasse praticamente mais nada, passei para attack up e ataques normais até derrotá-lo.  Mas meu MP acabou no meio do caminho, e deu a famosa tela de game over

Acho que se desse pra rotacionar as fraquezas (Como o barrier change de FF) seria uma boa, mas visto que não é possível (pelo menos pelo que pude ver) já que o 95 não tem a parte de eventos da batalha.

E, já que mane não possui nenhum equipamento, daria pra dividir a imagem do portrait em vários inimigos, que quando derrotados davam uma cura total (Que teria me salvado) ou outros equipamentos para serem equipados durante a luta, mas novamente, não sei se rola na versão 95 do maker.

Bom, é isso, parabéns pelo game criativo Caio, aguardo futuras versões, sorte no desenvolvimento e até mais.

Se pelo menos desse pra invocar o tevehz...

[member=506]Agnos[/member], primeiramente agradeço muito pelo feedback sólido, esse tipo de coisa vale ouro!
Aproveitando seu comentário, gostaria de anunciar a release da versão Newb Buddies (0.1.2), que muda a ideia da batalha, já que você vai jogar com 4 personagens em vez de 1 [LINK].

Agnos comentou:
Quando baixei pensei que era só tacar o mute e buenas, o portrait não ia soltar mais magia, mas nem um poisonzinho dá pra acertar no portrait, ai complica brother. Heck, não rola nada que não seja fogo ou suas mãos nuas.
Então, na nova versão você vai perceber que é possível acertar o Silence no Portrait, então acho interessante ressaltar que as magias serão sempre diferentes em cada versão, em uma vai custar mais barato, em outra não vai ter, em outra não vai acertar (...).
Se pelo menos desse pra invocar o tevehz...
2hgfw.jpg
Agnos comentou:
Usei uma estratégia que é basicamente a mesma de cima, apenas preferi usar quick ao invés de defence up
E como funcionou o Quick? Aumentou bastante a evasão?
Se você puder, tente fazer essa estratégia do Quick na versão 0.1.2, e avise-me se obter sucesso!

Aquele abraço, cara! Agradeço grandemente o feedback!
Pode ficar tranquilo que teremos muitas versões, portanto, se quiser ficar ligado aí, é nóis.
Boto até seu nome nos Special Thanks se participar bastante. (oaskepoakepaoek)

Peguei pra jogar um pouquinho hoje e devo dizer, ta bem difícil brother, vendo que o portrait é capaz de matar em um Hit praticamente qualquer personagem (com exceção do Sect), acredito está melhor do que a ideia original de lutar com apenas um personagem.

Agora, no que se refere a estratégia, eu usei a seguinte:

Sect: Apenas o ataque básico, nada de especial

Phyll: Curando ambos o HP, MP, revivendo e atacando quando livre.

Giga: Dando prioridade Silent Charm, pois uma super nova e a equipe já era, e atacando, já que nenhuma magia de funcionou, nem mesmo o Slow!

Arbo: A chave da equipe, tentei tanto a estratégia de quick e do defence up e não rolou, então fiz com attack up em Sect, que acabou dando certo, mas dependia muito da sorte, pois se se qualquer um dos dois morresse e Phyll fosse incapacitado de Revive-los, já era.

Caio Varalta comentou:
E como funcionou o Quick? Aumentou bastante a evasão?
Se você puder, tente fazer essa estratégia do Quick na versão 0.1.2, e avise-me se obter sucesso!

Falhou miseravelmente quando mane ficou sem MP  :ksksks:

Aquele abraço, cara! Agradeço grandemente o feedback!
Pode ficar tranquilo que teremos muitas versões, portanto, se quiser ficar ligado aí, é nóis.
Boto até seu nome nos Special Thanks se participar bastante. (oaskepoakepaoek)

Opa, foi nada não, bom saber que haverá muitas versões e não se preocupe com os agradecimentos cara, só estou jogando kkkk

Peterson comentou:
Opa, foi nada não, bom saber que haverá muitas versões e não se preocupe com os agradecimentos cara, só estou jogando kkkk
Agora já é tarde demais.:

A versão 0.1.3 do Portraitor Challenge está lançada e seu apelido é Sect and the Silent Tower. Reformulei diversas ideias do jogo e delineei-o de forma totalmente diferente -- daí o motivo de ter demorado 1 mês para fazê-lo.

Logo teremos um site, também, para complementar as ideias deste universo!

Agradeço à cada alma que dedicou uma ideia e/ou consideração ao projeto.

Eu dei uma jogada, primeiro queria dizer que foi bom você reviver o velho RPGMaker 95, os quadros ficaram bem carismáticos, esse quadro realmente é um desafio. Espero ver novas atualizações com mais coisas para fazer. E para terminar, quero agradecer por reviver o RM 95(Mesmo não sendo muito fan do 95 acho que reviver ele é algo importante). Até a próxima  :Okay_fix:

Finalmente pude tirar um tempinho pra jogar esta versão, que continua bem criativa porem é mais interativa que a anterior, apesar de eu ter esperado mais retratos com características como a exploração.

Aliás, adorei o retorno de Mane apesar de não muito duradouro, juntamente com uma participação maior do homem de cartola, que possui a melhor sacada, apesar de ter outras que foram bem bacanas.

E antes de terminar, duas questões.

Phyll é uma caveira?

É possível derrotar aquela galinha bem estranha?

Pgaf100 comentou:
Espero ver novas atualizações com mais coisas para fazer. E para terminar, quero agradecer por reviver o RM 95(Mesmo não sendo muito fan do 95 acho que reviver ele é algo importante)
Fala, pgaf! Muito obrigado pelo feedback. Também acho que esse ponto que você comentou, do RPG Maker 95, é relevante, porque o pessoal não usa -- pode perceber que é muito raro ver novos projetos na engine, e isto não se restringe apenas às comunidades brasileiras.
Enfim, também acho legal reviver esse vovô dos RMs -- é bem mais interessante mexer nele do que nos outros. Quem sabe você e outras pessoas não ajudem a revivê-lo? :P

Peterson comentou:
Finalmente pude tirar um tempinho pra jogar esta versão, que continua bem criativa porem é mais interativa que a anterior, apesar de eu ter esperado mais retratos com características como a exploração.
Hohoho, seja bem-vindo novamente, Peterson!
Sensacional esse feedback contínuo; já agradeço e ressalto que não entendi essa colocação: "apesar de eu ter esperado mais retratos com características como a exploração". Que tipo de exploração?
Aliás, adorei o retorno de Mane apesar de não muito duradouro, juntamente com uma participação maior do homem de cartola, que possui a melhor sacada, apesar de ter outras que foram bem bacanas.
Então, cara! Ficou legal a ideia do Hat Man "escravizar" os quadros, né? Foi, inicialmente, uma sugestão do Diego -- que já abandonou o feedback pra ficar no LoL 24/7 -- que decidi aprofundar. O Mane também desempenha papel chave (apesar de complementado e melhor entendido se o final secreto for revelado, mais abaixo falarei sobre o 'final secreto').
Phyll é uma caveira?
Bem, se você fizer o hidden ending, vai perceber que há uma brecha forte insinuando que Phyll, Giga, Arbo e Sect estão mortos. Como se tudo aquilo fosse a passagem da vida para a morte -- ou que, como interpretado por um terceiro amigo, Mateus: Sect está numa jornada de iluminação mental, onde ele, já morto, busca as respostas sobre a realidade em que se encontra, e todas as pessoas impõem uma realidade diferente à ele, enquanto Mane diz que a verdade só será encontrada por ele, e, então, o quadro "Verdade" sugere que todos estão mortos. Mas isso está tudo nas entrelinhas.
De qualquer maneira, é, Phyll é uma caveira, possivelmente por estar morto (apesar de Arbo também estar e ser um pirata... :S).
É possível derrotar aquela galinha bem estranha?
Hehehe... Dá sim. Você tem que upar os personagens com consecutivas lutas contra o Portraitor. Quando estiver forte o suficiente, poderá lutar contra a galinha e vencer.

Sobre o final secreto:
Se você escolher a opção "I WANT TO CHEAT", ao entrar na torre, o Portrait lhe dará o item "Escorpião". Pois bem, saia da torre e vá para o "cemitério". Você irá observar que as lápides estão dispostas conforme uma parte da constelação de escorpião. Vá para a lápide que, de certa forma, representa Antares (a do MILO) e aperte enter.
Tá pronto o finalzinho! =)
A referência é do personagem Milo, de Cavaleiros do Zodíaco -- representante da casa de escorpião.
Estou elaborando um Making Of dessa edição, para esclarecer tudo pra vocês, kkkkkk. Quando sair eu aviso.

No mais, gostaria de realçar que está sendo muito gostoso trabalhar nesta brincadeira aos poucos. Não esquecendo que o feedback de vocês é crucial e muito estimado.
Estou aprofundando meus conhecimentos em hex, assembly e assuntos derivados. Prometo que se conseguir fazer outra versão -- provavelmente conseguirei!!! --, trarei algumas peculiaridades para o jogo, provavelmente um improvement gráfico estará incluso. Mas isso eu detalharei futuramente.

Obrigado à todos pelo suporte!

Voltar
Topo Inferior