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Seja um Design de Games Online em apenas em oito semanas

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Olá Condado!

Sou morador e professor do município de Suzano/SP e deparei com essa propaganda “Apenas oito semanas para desenvolver um jogo completo”... Infelizmente muitos alunos e seus respectivos responsáveis aprovaram.

Essa é a propaganda da escola:

Design de Games Online
Torne-se desenvolvedor de jogos e aplicativos em apenas 8 semanas!
Você vai aprender a desenvolver jogos e aplicativos para Android, iPhone, iPad, PC, Mac, Navegadores Web, Xbox 360, Xbox One e muito mais.
E sem precisar programar!

Site: https://www.gamescola.com.br/

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FERcmt6P1Uo[/youtube]​
Puxa vida Velberan você não sabe como é complicado essa propaganda!!​

O que vocês acham? Concordam com a escola? Acha que esse é o modelo ideal para formar novos desenvolvedores?
 
Alguns supostos professores passaram na escola e divulgaram... Infelizmente eu não estava em sala de aula e sim de janela (intervalo de uma aula para outra), por isso, posso pesquisar conteúdos na internet....
 
É uma proposta disseminada por muitas instituições desse ramo. No país, informática não é algo de domínio de grande parte da população, pouco mais da metade das residências têm internet, o que é muito pouco. Dos que têm, uma fração irrisória disso tiram o proveito que esta tecnologia pode proporcionar além de youtube, facebook, sites de fofoca e pornografia.

E estas instituições fazem bom proveito dessa ignorância do povo. Coisas triviais como uso de e-mail e ferramentas do Microsoft Office, por exemplo, são cursos que oferecem e que, na minha opinião, deveriam fazer parte de um currículo escolar atual, vez que a internet está inserida em mais da metade das profissões. E se exploram o mercado dessas coisas triviais, obviamente explorariam ainda mais áreas mais específicas, como é o caso do desenvolvimento de jogos.

Não bastasse ser uma área mal vista pela parte mais conservadora da sociedade, as escolas aproveitam disso e cobram um pouco mais para lecioná-la. E claro, se existem alunos que matriculam-se nesses cursos para aprender o básico, menos ainda vão saber sobre programação, design e sonoplastia, então por mais banal que seja o curso de desenvolvedor de jogos lecionado por essas escolas, ele ainda vai ser novidade para a grande massa dos alunos e apresentar coisas que não viram até então.

Uma experiência que tive recentemente foi quando resolvi participar de um curso de Desenvolvedor de Jogos Digitais oferecido gratuitamente pela Uaitec de Minas Gerais. Foi na cidade vizinha aqui e como eu estava sem nenhum curso pendente, resolvi fazer. O fato é que o curso abordou o buscou explicar sim, que existem várias linguagens, tipos de variáveis, fases do desenvolvimento de jogos, as profissões que englobam, a história dos jogos, parte artística, tipos de imagens, parte sonora, etc. Pontos que, realmente, quando eu tinha 16 anos e não tinha acesso a internet, eu não sabia nada disso e seriam deslumbrantes para mim ao conhecer. Porém, eu já conhecia inclusive a ferramenta que utilizaram para o desenvolvimento do projeto ao longo do curso (que foi a Construct 2), e, não bancando o sabichão, mas durante as 200 horas que o curso diz ter, nada foi acrescentado ao que eu já sabia. Todavia, eu via outros alunos ficarem com os olhos brilhando toda vez que o professor abria a boca.

Eu acho interessante sim que seja estimulado cursos na área, e é até bom existirem pois podem vir a despertar o interesse do aluno em procurar aprender mais depois de concluí-los, ainda que sintam remorso em terem pago para aprender algo que aprenderiam com tutoriais no youtube. O porém é que propõem uma pseudo-qualificação que segue os mesmos parâmetros do crash de 83: ter jogos de mais com qualidade de menos. E isso é visível no atual estado da Steam: 40% de todos os jogos que existem na Steam foram lançados em 2016 e dentre os oriundos na finada Greenlight, pode-se ver o quão ruins são essas aplicações.

Entretanto isso não é uma exclusividade dos jogos. Também há cursos de design gráfico, web designer, programador, ilustrador digital e muitos outros por aí, sendo que os três primeiros eu também cheguei a fazer, na época achei maravilhoso, mas no mercado de trabalho vi que não tinha aprendido o mínimo necessário para trabalhar. Mas é um mercado que existe, e gera matrículas, lucro, sendo assim, não deixará de existir. Mas creio que, conforme a tecnologia vai ganhando mais facilidade de acesso e os jogos sendo desmistificados, principalmente com o mercado no Brasil crescendo, a tendência é que essas falcatruas sigam melhorando os serviços oferecidos. Porém, é legal que existam e estimulem o pessoal a criar, mesmo joguinhos ruins, para que ao menos despertem o interesse e aí sim comecem a aprender.
 
Sinto cheiro de falcatrua...
Como é possível você fazer um jogo sem o conhecimento minimo de programação?
Até o RPG Maker que creio eu ser a engine mais simples para se desenvolver jogos necessita saber programar os eventos o.O

"Daniel Carneiro, de 22 anos, começou como aluno da GAMEscola, tornou-se professor, desenvolveu o jogo INGO em apenas 4 horas (disponível na Play Store) e chegou a faturar R$ 8 mil em apenas 1 mês."
O jogo INGO que eu achei na appstore nada mais é que mais um flapp bird

"Guilherme Gustavo, de 37 anos, nunca pensou que poderia criar seu próprio jogo. Conheceu a GAMEscola na BGC Rio 2017 e, sem nenhum conhecimento anterior, criou o game Atirador Espacial com apenas uma semana de curso online. Com duas semanas de estudo criou o game Tony Quadrado. Ambos os games estão disponíveis na Play Store."
O jogo Atirador Espacial que eu achei é um jogo de navinha bem simples, a nave atira sozinha e vc tem que desviar de asteroides e matar discos voadores, o Tony Quadrado é um jogo onde você deve coletar vasos e entrega eles em um caminhão...

O que eu acho que essa escola faz é apresentar uma base de jogo já pronta e mostrar o básico da engine para a pessoa conseguir modificar. Creio que eles usem Construct 2 e os jogos de demonstração para fazer isso.
Para aprender a fazer esses minigames ta cheio de vídeo aula no youtube.
 
Eu me lembro de ter feito o "Curso Básico de Informática" que vendem por aqui. Em três meses eu aprendi a desenhar um círculo no Paint usando o mouse - sem a ferramenta da bolinha - e que para ligar o PC, basta apertar o maior botão que eu encontrar na "CPU". Um resumão básico sobre o "Pacote Office" que só ensinava a fazer capas de trabalhos escolares com o WordArt.

É, isso existe em todas as áreas. Eu participei de muitos "Escreva seu best-seller em três meses!" e "Filme sua obra prima em duas semanas" há uns anos. O conceito é sempre o mesmo: eles oferecem uma base tão superficial que você aprende mais em uma página do Wikipédia. Depois, fazem você trabalhar com essa base e elogiam o resultado como se você estivesse se tornando phd na área. Você termina o curso se achando e quando precisa do conhecimento - coisa que o curso devia ter passado - se ferra.

O problema é a falta de informação que leva as pessoas a acreditarem nesses cursos. São sim uma apresentação válida à* programação, design ou seja lá em qual área for. Só acho que, se você vai ter a pachorra de inventar um curso desses, diga que é uma base. Olha que belo marketing: ofereça isso de graça. Depois você vende um curso "aprofundado" para os alunos.

E sejamos sinceros. Como o patriciomi disse: os jogos dos alunos são só os templates do C2 organizados. E oito mil em um mês com um jogo Indie? Na PlayStore? Sei... O cara já devia ter um baita público.
 
Muito Obrigado pelos comentários [member=45]King Gerar[/member] [member=753]patriciomi[/member]  [member=1211]Joseph Poe[/member]

Gostei muito de todos os apontamentos:

na minha opinião, deveriam fazer parte de um currículo escolar atual,

Na realidade existe diversos livro sobre Licenciatura de Informática, mas o governo jamais permitiria tal empreitada, pois isso remeteria ao discernimento em tecnologia e, portanto o famoso “pão e circo” finalmente deixariam de existir.

O que eu acho que essa escola faz é apresentar uma base de jogo já pronta e mostrar o básico da engine para a pessoa conseguir modificar. Creio que eles usem Construct 2 e os jogos de demonstração para fazer isso.
Para aprender a fazer esses minigames ta cheio de vídeo aula no youtube.

Concordo plenamente! Eu sou a favor de cursos voltados para qualquer área, desde que se prometa e cumpra, por exemplo, vou explicar 10 frases de inglês em um dia e você jamais deixara de lembrar... Ok  pode vender seu produto, mas enganar outros parece uma “rotina diária”!

O problema é a falta de informação que leva as pessoas a acreditarem nesses cursos. São sim uma apresentação válida à* programação, design ou seja lá em qual área for. Só acho que, se você vai ter a pachorra de inventar um curso desses, diga que é uma base. Olha que belo marketing: ofereça isso de graça. Depois você vende um curso "aprofundado" para os alunos.

Falta de informação e valorização no que temos, por exemplo, nossas comunidades que fornece muito gratuitamente, além disso, se fosse um diretor jamais permitiria tal acordo... Mas o “dinheiro” acaba falando bem mais alto!


 
sou inscrito do velberan... mas esse sistema de ensino de cursos livres aq, no Brasil eh uma merda o ensino tradicional, tbm eh.
Por isso larguei a faculdade no ultimo semestre.Trabalhei como professor de escolas como essas ai.Inclusive escrevi uma apostila de gamemaker de 80 paginas,ensinando a criar jogos sem programar....E o fato eh q dá pra fazer jogos sem programar,mas sempre serão fracos, e aprender a ser um bom profissional em 8 semanas eh balela. Pela minha experiencia
vc precisaria de pelo menos 3 a 4 anos pra ser um bom profissional na area , e nao nenhuma faculdade aq no Brasil presta,tenho varios amigos em cursos "superiores" de jogos,como jogos digitais e game designer q sao uma aberração, inclusive uma menina q esta nos ultimos semestres me pediu aula de programação, adivinha em q?  if e else em c#, eh pra chorar nao eh msm.....Dá pra ensinar coisas rapidas em engines como  gamemaker e construct, ou deixar TUDO pronto no unity e fazer o aluno só montar, eh o q fazerm na SAGA(so q usam o UDK). Eu msm tenho alguns alunos aq no meu estudios de game desginer e digo pra eles q eh 2 anos pra aprender o basico, como programar, fazer level designer oq eh engines, como funciona animacao entre outras coisas.
 
As pessoas hoje em dia vivem uma vida muito acelerada, gastam muito tempo no trabalho ou na escola e não tem tempo para fazer quase nada, é por conta disso que esses cursinhos duvidosos que prometem aprender diversas coisas de forma rápida e fácil vem se tornando muito comum hoje em dia. Os picaretas se aproveitam do fato das pessoas quererem tudo para ontem para lucrar.
 
Oito semanas? Esse foi o treinamento dos professores, os alunos já fazem um jogo na primeira aula, segundo o vídeo.

Achei a escola MUITO com cara pra vender curso para deixar os jovens felizes, não para preparar no mercado de trabalho. Eles tem até mesmo uma lojinha!

Me lembrou da matéria que te transforma em um fotógrafo em um dia.

Enfim. Todos os cursos e graduações que já ouvi falar são fracos justamente porque, como o [member=306]Cristiano Sword[/member] citou, é uma área ampla demais e com cursos muito genéricos. Se houvesse graduação de "Programador para jogos" ou "Artista 3D para jogos" teríamos resultados bem melhores. Só a possibilidade de se escolher matérias, como ocorre no exterior, já ajuda bastante.

E, de qualquer forma, há um número assustador de alunos que, se não estiver valendo nota, sequer abrem um RPG Maker em casa e depois não entendem porque não conseguem trabalhar na área. Fora que muitos pensam que desenvolver jogos é fácil e rápido, entram no curso imaginando fazer o próximo GTA e, após anos de aulas, mal conseguem fazer um Pong.

Joseph Poe comentou:
E oito mil em um mês com um jogo Indie? Na PlayStore? Sei... O cara já devia ter um baita público.
Pior é que isso nem é tão impossível. Conta muito na sorte. O cara do Flappy Bird original faturou bem mais O que me espanta é que esse é portfólio no curso, ou seja, são os melhores dos melhores alunos que já passaram pelo curso. Imagina como são os alunos medianos...
 
E, de qualquer forma, há um número assustador de alunos que, se não estiver valendo nota, sequer abrem um RPG Maker em casa e depois não entendem porque não conseguem trabalhar na área. Fora que muitos pensam que desenvolver jogos é fácil e rápido, entram no curso imaginando fazer o próximo GTA e, após anos de aulas, mal conseguem fazer um Pong.

Muito bom seu argumento, além disso existe muito preconceito com os jogos feitos para o aprendizado  :'o.o: dessa forma o iniciante acaba desistindo pelo fato de até mesmo seus amigos, não valorizam seu esforços  :Chorar:
 
Acho que pra quem quer aprender, principalmente ensino a distância(EaD) é bacana. Muito do lado bom de estar na internet e ter aulas por videos, online, etc, é isso. Ter conteúdo disponível. Porém, sem a tutoria de alguém que você teria numa sala de aula, muita gente não sai do canto. Admito que já tentei alguns EaD que não me empolgaram e abandonei. Vai muito da disposição de aprender sozinho, dado o conteúdo disponibilizado.
See ya!
 
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