Jogador maluco, problemático, olho parado.
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Outro tutorial antigo, galera!
Esse aqui ainda resolve a dúvida de muitos makers hoje em dia. Por isso resolvi postar aqui também.
Vamos lá!
Bom, aqui vai mais um tutorial teórico.
Neste tópico vamos pegar uma noção melhor sobre as casas decimais das variáveis no RPG Maker, ou seja, saber encontrar a unidade, dezena, centena, milhar e assim vai...
Antes de fazer as aplicações, você precisa pensar: "Poxa, como é que eu posso fazer isso calculando somente números inteiros?". De repente, a lâmpada na cabeça!
Peguei um número qualquer, "12345" (Doze mil trezentos e quarenta e cinco). Com esse número, eu fiz os seguintes cálculos:
No primeiro cálculo, percebemos que resto 5 coincide com o último dígito do número. Descobrimos a Unidade. Já então no segundo cálculo, encontramos o resto 45. Mas e agora? Não era pra achar a dezena? Calma. Ainda não terminou o cálculo da segunda, pegamos o resto e dividimos por 10. Mas por que 10 ao invés de 100? É uma técnica que eu uso: Cada vez que você encontra um resto, ela, praticamente, perde uma casa.
Veja o cálculo para entender melhor:
Muito bem! Encontramos a sua dezena, que é 4. O resto só será importante quando você calcula pela primeira vez. Depois disso vem o quociente (resultado). O caso da centena é o mesmo caso, só que com uma casa a mais:
Você encontrou 3. Para milhares é só subir mais uma casa e assim por diante.
Seguindo esse raciocínio, agora sim você aplica ao seu RPG Maker, usando a mesma forma que você criou na cabeça ou no papel. Para descobrir o resto de uma divisão, é só utilizar o operador Mod (no 2003 está com o símbolo +/-):
Notamos que eu não descobri o resto da divisão de v[2] e muito menos dividi o v[6]. O motivo é que não há necessidade. O quociente de 12345/10000 é 1 e v[6] já está resolvido, deu 5.
Para ver se deu certo, crie uma mensagem e teste o RPG Maker:
O resultado será esse:
A função destes cálculos é justamente para aqueles que desejam fazer menus personalizados, CBS's e várias maneiras de aplicar esses números.
Espero que tenham gostado deste tutorial.
Muita gente já deve conhecer esse macete, mas é sempre bom compartilhar aqui para aqueles que ainda não sabem.
Um abraço a todos e até a próxima!
Esse aqui ainda resolve a dúvida de muitos makers hoje em dia. Por isso resolvi postar aqui também.
Vamos lá!
Bom, aqui vai mais um tutorial teórico.
Neste tópico vamos pegar uma noção melhor sobre as casas decimais das variáveis no RPG Maker, ou seja, saber encontrar a unidade, dezena, centena, milhar e assim vai...
Antes de fazer as aplicações, você precisa pensar: "Poxa, como é que eu posso fazer isso calculando somente números inteiros?". De repente, a lâmpada na cabeça!
Peguei um número qualquer, "12345" (Doze mil trezentos e quarenta e cinco). Com esse número, eu fiz os seguintes cálculos:
No primeiro cálculo, percebemos que resto 5 coincide com o último dígito do número. Descobrimos a Unidade. Já então no segundo cálculo, encontramos o resto 45. Mas e agora? Não era pra achar a dezena? Calma. Ainda não terminou o cálculo da segunda, pegamos o resto e dividimos por 10. Mas por que 10 ao invés de 100? É uma técnica que eu uso: Cada vez que você encontra um resto, ela, praticamente, perde uma casa.
Veja o cálculo para entender melhor:
Muito bem! Encontramos a sua dezena, que é 4. O resto só será importante quando você calcula pela primeira vez. Depois disso vem o quociente (resultado). O caso da centena é o mesmo caso, só que com uma casa a mais:
Você encontrou 3. Para milhares é só subir mais uma casa e assim por diante.
Seguindo esse raciocínio, agora sim você aplica ao seu RPG Maker, usando a mesma forma que você criou na cabeça ou no papel. Para descobrir o resto de uma divisão, é só utilizar o operador Mod (no 2003 está com o símbolo +/-):
Notamos que eu não descobri o resto da divisão de v[2] e muito menos dividi o v[6]. O motivo é que não há necessidade. O quociente de 12345/10000 é 1 e v[6] já está resolvido, deu 5.
Para ver se deu certo, crie uma mensagem e teste o RPG Maker:
O resultado será esse:
A função destes cálculos é justamente para aqueles que desejam fazer menus personalizados, CBS's e várias maneiras de aplicar esses números.
Espero que tenham gostado deste tutorial.
Muita gente já deve conhecer esse macete, mas é sempre bom compartilhar aqui para aqueles que ainda não sabem.
Um abraço a todos e até a próxima!