Quid ita serius?
FADAS
E lá vamos nós para o nosso quinto debate sobre seres sobrenaturais. A ideia é falar sobre os mais diversos tipos de criaturas que fogem do natural que podemos encontrar por aí nos RPGs, filmes, jogos e etc. e para acalorarmos um pouco as coisas pelo fórum. Para quem perdeu os três últimos, aqui está o primeiro (Metamorfos), o segundo (Hydras), o terceiro (Dragões) e o quarto (Mortos-Vivos)).
O monstro da vez é a FADA.
MAS GÁS ÉLIYU, O QUE DIABOS É UMA FADÃ???
Na verdade, nem acho que esse ser pode ser chamado de monstro! Olha só que coisa mais linda:
Carregado no Pinterest por: Richard G. Martin
"Era uma vez... e viveram felizes para sempre (ou não)!" Quem nunca ouviu ou leu essas palavras? Todos nós conhecemos ao menos um conto-de-fadas. Apesar de esse termo ser comum na literatura infantil, as fadas já são descritas a muito, muito tempo (mais precisamente, desde o século I d. C). Algumas histórias costumam descrever as fadas como o feminino dos elfos, mas isso não é, de fato, verdade. Esse mito surgiu de uma história que descreve uma deusa chamada Grian, a rainha dos elfos, e a deusa Aine, a rainha das fadas, como sendo irmãs.Porém, elas não tinham nenhum contato direto. Portanto, elfos e fadas são seres completamente diferentes.
Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do clássico infantil Peter Pan, de J. M. Barrie.
O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, na sua dissertação On Fairies, definiu as fadas como uma espécie de seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudarem a sua aparência e de, conforme a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis para os seres humanos.
Apesar de desconhecidos, estranhos e misteriosos, também existem relatos reais em que as fadas são descritas. Os testemunhos de clarividência e de fenômenos paranormais e parapsicológicos que descrevem a existência de um "mundo invisível", onde viveriam fadas e outros tipos de "espíritos mágicos da Natureza", vem de diversos cantos do mundo.
As fadas de Cottingley
Em 1917, duas adolescentes inglesas, Elsie Wright e Frances Griffiths, resolveram ir para um jardim para tirar fotos. Ao serem reveladas as fotos, algo perturbador foi notado: criaturas aladas teriam aparecido junto com as meninas nas imagems:
Wow! Que coisa... maluca! O caso foi parar nos jornais da época e as fotos, publicadas no Strand Magazine em 1920, despertaram a atenção do nosso grande Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.
Se quiserem saber mais sobre o caso, aqui vai um bom link: Aventuras na História
A Fada do Dente
Há uma tradição em Portugal, Brasil, Canadá, em parte do Reino Unido e nos Estados Unidos e em outros países europeus, segundo a qual a "Fada do Dente" viria à noite para trocar o "dente de leite", colocado sob o travesseiro de uma criança, por uma moeda ou um pequeno presente.
Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Todavia, trocar "dentes de leite" por presentes é algo que remonta aos viquingues, mais de mil anos atrás.
Legend of Zelda
As fadas são uma raça recorrentes na série Legend of Zelda. Estas criaturas geralmente pequenas e aladas possuem poderes mágicos que normalmente ajudam Link de alguma forma. Elas são vistas em quase todos os jogos e são aparentemente amigáveis com todas as raça que não estejam aliadas com Ganon e suas hordas. De todas as fadas que apareceram na série até agora, apenas Tael e Folha são homens.
Na maioria dos jogos, Link pode capturar fadas que restaura sua vida em frascos. Link pode usar a fada para curá-lo a qualquer momento ou esperar até que ele perca todos os seus corações, a fada engarrafada então irá reanimá-lo automaticamente.
Conclusão
Acima, eu faço uma real breve dissertação sobre fadas e algumas curiosidades. Mas é claro que existe MUITO MAIS sobre fadas que eu nem cheguei a tratar aqui. É um ser sobrenatural que dá espaço para muitas histórias. E você, o que sabe sobre fadas? Já usou em algum projeto seu? Você já desenhou ou fez alguma arte sobre fadas? Conhece alguma trilha sonora que remeta a este ser pequeno e mágico? Por favor, deixe o seu comentário!