🤔 Para Refletir :
"Não julgue um jogo pelo Title!"
- FL

Seres Sobrenaturais: Mortos-Vivos

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
QlaF6vi.jpg

MORTO-VIVO

E lá vamos nós para o nosso quarto debate sobre seres sobrenaturais. A ideia é falar sobre os mais diversos tipos de criaturas que fogem do natural que podemos encontrar por aí nos RPGs, filmes, jogos e etc. e para acalorarmos um pouco as coisas pelo fórum. Para quem perdeu os três últimos, aqui está o primeiro (Metamorfos), o segundo (Hydras) e o terceiro (Dragões).

O monstro da vez é o MORTO-VIVO.

MAS GÁS ÉLIYU, O QUE DIABOS É UM MORTU-VIVU???

Eu vos direi, meus queridos! Na real, eu transcreverei aqui um trecho de uma página do Wikipédia.

Mortos-vivos são seres míticos e fabulosos. Trata-se de um ser que está morto e permanece morto (sem funções biológicas que mantenham ou sustentem a vida), mas age como se ainda estivesse vivo podendo se mover, ter percepção ou mesmo consciência.

O exemplo mais conhecido são os zumbis. Os zumbis são corpos de pessoas ou animais falecidos reanimados por meios desconhecidos (podendo ser por maldição ou encantamento) e podem ser reanimados de corpos recém falecidos ou de corpos em estados avançados de decomposição. Eles são mortos que não tiveram descanso e voltam à vida num tipo de transe, ou que foram subjugados por alguma forma de encantamento. Possuem a pele apodrecida e usam roupas esfarrapadas, possuem um cheiro forte e horrível. Normalmente, perdem partes do corpo, como os dentes ou os dedos devido a sua decomposição. Perambulam sem rumo, geralmente à procura de vingança. normalmente os zumbis são apresentados como seres desprovidos de raciocínio e inteligência, sendo totalmente instintivos ou obedecendo as ordens de quem ou o quê os tenha reanimado.

Os MORTOS-VIVOS são uma espécie de criatura muito comum na maioria dos jogos. Em alguns, como o World War Z, eles são completamente irracionais e instintivos, o que os fazem correr freneticamente atrás de comida - frequentemente sobrando a carne humana como opção. Em outros, porém, como WarCraft III: Reign off Chaos, eles são inteligentes e constroem suas próprias estruturas e prosperam a sua civilização.

Por vezes, a origem desses monstros é atribuída a algum tipo de vírus. Mas em alguns casos, eles existem por conveniência, dependendo do universo do game em questão.

Honestamente, confesso que a utilização desses monstros nos jogos está tão defasada, que eu não consigo mais não achar clichê. Toda vez que vejo um jogo de zombie, eu já penso: "Bah! Mais do mesmo. Eu passo!".

Baseado nisso, eu levanto aqui uma discussão: em qual jogo vocês acham que os zombies / mortos-vivos foram bem utilizados e por quê? Se não viu, como você acha que a utilização desses monstros poderia ser original?

Prezados, boa tarde!

Na minha opinião, mortos-vivos para RPG é igual a salsicha para o cachorro-quente: um não vive sem o outro (piada não intencional).

É uma espécie de criatura que pode ser adequada facilmente para muitos tipos de cenários como: mausoléu; catacumbas; floresta; pântano; deserto; urbano moderno, medieval ou futurista; etc. Outro ponto interessante é a grande diversidade que podemos encontrar. Apesar de geralmente serem tratados apenas como "humanos", é de se notar que algumas criaturas se tornam ainda mais assustadoras quando "revividas".

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9N432R2enHE[/youtube]

O simples fato de ver uma criatura se erguer para lhe atacar já é algo bastante assustador, porém as consequências são ainda piores quando o cadáver erguido na verdade é um ente querido ou de extrema estima pelo jogador/protagonista, criando - além de uma batalha pela vida - uma disputa moral. Nesse quesito, Evil Dead é uma franquia que abusa desses duelos morais de uma forma bastante interessante, diferente de outras séries que acabam por utilizar os mortos-vivos apenas como saco de pancadas ou mecanismo para forçar os personagens a ir de um lugar para outro, o que, ao meu ver, é uma forma muito pobre de utilizar essas criaturas aterrorizadoras.

Importante ainda lembrar que nem todos os mortos-vivos são as criaturas acéfalas. Vampiros também são considerados mortos-vivos para todos os fins (exceto aqueles da franquia Crepúsculo) e são criaturas muito astutas, frias e calculistas, assim como os Revenants. Também se enquadram no conceito de morto-vivo o Frankensteins, constructos de carne, cavaleiro-sem-cabeça, múmias e carniçais (ghoul). Claro que não podemos esquecer dos incorpóreos como fantasmas, banshes, assombrações e Poltergeist.

Deixei para o final os liches, talvez a forma mais aterrorizante de um morto-vivo, já que além dele ser muito inteligente e versado nas artes arcanas - sendo uma criatura capaz de erguer os mortos para lutar por ele, ler mente, conjurar meteoros e ilusões - é uma criatura quase imortal, podendo apenas ser derrotado com a destruição de sua filactéria, um item que pode ser qualquer coisa e pode estar escondido em qualquer lugar, como, por exemplo, na cabeça de um alfinete, preso em um coelho, dentro de um baú em uma ilha deserta.

Abraços.​

[member=1349]Dobberman[/member] você foi ainda mais além da minha abordagem sobre mortos-vivos, trazendo uma visão muito mais completa do uso dessa entidade nas mídias. Eu, particularmente, to postando apenas pra comentar sobre os lichs. Gostaria de destacar um que muita gente conhece:

Karthus
Um lich muito bem utilizado no game League of Legends, com sua mecânica de magia arcana e a capacidade de ainda permanecer vivo por um curto período de tempo realizando ações depois de abatido.  Acredito que seja um bom exemplo que explora muito bem o conceito de lich.
Karthus_0.jpg

Voltar
Topo Inferior