Quid ita serius?
MORTO-VIVO
E lá vamos nós para o nosso quarto debate sobre seres sobrenaturais. A ideia é falar sobre os mais diversos tipos de criaturas que fogem do natural que podemos encontrar por aí nos RPGs, filmes, jogos e etc. e para acalorarmos um pouco as coisas pelo fórum. Para quem perdeu os três últimos, aqui está o primeiro (Metamorfos), o segundo (Hydras) e o terceiro (Dragões).
O monstro da vez é o MORTO-VIVO.
MAS GÁS ÉLIYU, O QUE DIABOS É UM MORTU-VIVU???
Eu vos direi, meus queridos! Na real, eu transcreverei aqui um trecho de uma página do Wikipédia.
Mortos-vivos são seres míticos e fabulosos. Trata-se de um ser que está morto e permanece morto (sem funções biológicas que mantenham ou sustentem a vida), mas age como se ainda estivesse vivo podendo se mover, ter percepção ou mesmo consciência.
O exemplo mais conhecido são os zumbis. Os zumbis são corpos de pessoas ou animais falecidos reanimados por meios desconhecidos (podendo ser por maldição ou encantamento) e podem ser reanimados de corpos recém falecidos ou de corpos em estados avançados de decomposição. Eles são mortos que não tiveram descanso e voltam à vida num tipo de transe, ou que foram subjugados por alguma forma de encantamento. Possuem a pele apodrecida e usam roupas esfarrapadas, possuem um cheiro forte e horrível. Normalmente, perdem partes do corpo, como os dentes ou os dedos devido a sua decomposição. Perambulam sem rumo, geralmente à procura de vingança. normalmente os zumbis são apresentados como seres desprovidos de raciocínio e inteligência, sendo totalmente instintivos ou obedecendo as ordens de quem ou o quê os tenha reanimado.
Os MORTOS-VIVOS são uma espécie de criatura muito comum na maioria dos jogos. Em alguns, como o World War Z, eles são completamente irracionais e instintivos, o que os fazem correr freneticamente atrás de comida - frequentemente sobrando a carne humana como opção. Em outros, porém, como WarCraft III: Reign off Chaos, eles são inteligentes e constroem suas próprias estruturas e prosperam a sua civilização.
Por vezes, a origem desses monstros é atribuída a algum tipo de vírus. Mas em alguns casos, eles existem por conveniência, dependendo do universo do game em questão.
Honestamente, confesso que a utilização desses monstros nos jogos está tão defasada, que eu não consigo mais não achar clichê. Toda vez que vejo um jogo de zombie, eu já penso: "Bah! Mais do mesmo. Eu passo!".
Baseado nisso, eu levanto aqui uma discussão: em qual jogo vocês acham que os zombies / mortos-vivos foram bem utilizados e por quê? Se não viu, como você acha que a utilização desses monstros poderia ser original?