"O medo é o alimento que a mente precisa para mostrar tuas fraquezas..."
Talvez você tenha chegado a este post por causa do título dele, afinal é uma manifestação opinativa, altamente agressiva a cerca de algo de criação sua, que está sendo julgada por terceiros.
- O que você sente ao ler isto ou ouvir isto de alguém? Raiva? Tristeza? Lhe desperta gatilhos?
Será que já paramos para pensar a respeito de como nós, GAME DEVS, jogadores e consumidores lidamos com as criticas que recebemos ou as que fazemos? Será que já machucamos alguém por realizar uma crítica pesada demais, usando o manto protetor da "sinceridade", ou o famoso... "para seu próprio bem"? Uma vez eu li em algum lugar uma frase que me marcou um pouco... Nem tem muito tempo.
- Sinceridade sem cuidado é crueldade.
Até onde essa sinceridade que gostamos de usar, quando estamos avaliando uma criação de um terceiro é realmente válida? E quando é que ela se torna apenas uma crueldade gratuita que massageia nossos egos, pois estamos colocados na hipotética posição superior de "avaliador"? Essas são perguntas que comecei a me fazer de uns tempos pra cá. Em breve meu projeto vai ganhar o mundo em seu formato completo, até então ele tem recebido muitos elogios por vários aspectos, críticas construtivas de coisas que podem melhorar, mas eu sei que no momento que ele se tornar pública ele estará apto a receber criticas como:
- Nossa que lixo, olha essa tela de titulo, eu fazia em cinco minutos!
ou coisas como:
- Jogo lixo!
Eu me pergunto se estou realmente preparado para receber coisas desse tipo ou até pior, me pergunto se em algum momento de minha jornada eu já fiz críticas duras demais, desnecessárias demais (não costumo ser maduro o suficiente a ponto de tecer algo tão complexo como - jogo lixo - "ironia modes on), se já não passei do ponto. Creio eu que essa reflexão sobre a forma que julgamos e criticamos qualquer coisa deveria ser um exercício diário, que precisa ser levado a sério por todos, palavras tem peso, palavras tem poder e muitas vezes essas palavras machucam gravemente outro individuo, que como nós está tentando se sobressair ou alcançar um sonho. Diariamente neste meio onde somos em grande parte desenvolvedores indies, colegas abandonam seus projetos por conta de palavras frias e duras de alguém o qual ele não tem relação nenhuma, que não viveu os dramas e as frustrações do caminho do Game Dev e que não tem a mínima noção da quantidade de esforço que ele empregou para finalizar aquele projeto, isso é bastante triste e se torna mais triste ainda quando essas críticas partem de alguém do mesmo meio que sabe o quanto pode ser complicado em se atingir os objetivos e metas esperados.
- Mas Omar, você está dizendo que ninguém mais pode opinar ou criticar nada?
Claro que pode e deve, afinal, as opiniões alheias podem ser uma grande ferramenta de melhora pessoal e profissional, as vezes quando estamos inseridos no processo não somos capazes de enxergar os erros que cometemos, pois não temos uma visão mais ampla, alguém de fora poderá nos indicar essas arestas que precisam ser aparadas e isso é muito bom, o grande X da questão, não é a CRÍTICA é a forma como ele feita, a intenção verdadeira por trás daquilo que se é dito.
-Será que é pra melhorar mesmo?
Eu tenho feito essa pergunta para mim mesmo, sempre quando vou tecer algum comentário, opinião ou avaliação a respeito de algo. Se a resposta for positiva:
- Sim, eu quero falar para que este projeto, seja ele qual for melhore.
Eu me sinto mais leve e mais a vontade para falar o que eu penso sem rebaixar o esforço de meu colega, buscando assim o crescimento em conjunto. Mas se eu percebo que o que eu tenho para opinar não vai ajudar em nada, ou que eu sinto que o que vou dizer possa magoar de alguma forma, eu prefiro simplesmente não me posicionar naquele momento, as vezes não estou no melhor dia, ou com paciência, nesses momentos eu me retiro. Consigo seguir isso a risca? Nem sempre, as vezes acontece é como falei algumas linhas acima, exercício diário.
- Mas é vocês? O que acham da CRÍTICA? Já fizeram alguma? Já receberam? Já passou do ponto? Já foi magoado? Como lidar? A bola tá com vocês agora.
- O que você sente ao ler isto ou ouvir isto de alguém? Raiva? Tristeza? Lhe desperta gatilhos?
Será que já paramos para pensar a respeito de como nós, GAME DEVS, jogadores e consumidores lidamos com as criticas que recebemos ou as que fazemos? Será que já machucamos alguém por realizar uma crítica pesada demais, usando o manto protetor da "sinceridade", ou o famoso... "para seu próprio bem"? Uma vez eu li em algum lugar uma frase que me marcou um pouco... Nem tem muito tempo.
- Sinceridade sem cuidado é crueldade.
Até onde essa sinceridade que gostamos de usar, quando estamos avaliando uma criação de um terceiro é realmente válida? E quando é que ela se torna apenas uma crueldade gratuita que massageia nossos egos, pois estamos colocados na hipotética posição superior de "avaliador"? Essas são perguntas que comecei a me fazer de uns tempos pra cá. Em breve meu projeto vai ganhar o mundo em seu formato completo, até então ele tem recebido muitos elogios por vários aspectos, críticas construtivas de coisas que podem melhorar, mas eu sei que no momento que ele se tornar pública ele estará apto a receber criticas como:
- Nossa que lixo, olha essa tela de titulo, eu fazia em cinco minutos!
ou coisas como:
- Jogo lixo!
Eu me pergunto se estou realmente preparado para receber coisas desse tipo ou até pior, me pergunto se em algum momento de minha jornada eu já fiz críticas duras demais, desnecessárias demais (não costumo ser maduro o suficiente a ponto de tecer algo tão complexo como - jogo lixo - "ironia modes on), se já não passei do ponto. Creio eu que essa reflexão sobre a forma que julgamos e criticamos qualquer coisa deveria ser um exercício diário, que precisa ser levado a sério por todos, palavras tem peso, palavras tem poder e muitas vezes essas palavras machucam gravemente outro individuo, que como nós está tentando se sobressair ou alcançar um sonho. Diariamente neste meio onde somos em grande parte desenvolvedores indies, colegas abandonam seus projetos por conta de palavras frias e duras de alguém o qual ele não tem relação nenhuma, que não viveu os dramas e as frustrações do caminho do Game Dev e que não tem a mínima noção da quantidade de esforço que ele empregou para finalizar aquele projeto, isso é bastante triste e se torna mais triste ainda quando essas críticas partem de alguém do mesmo meio que sabe o quanto pode ser complicado em se atingir os objetivos e metas esperados.
- Mas Omar, você está dizendo que ninguém mais pode opinar ou criticar nada?
Claro que pode e deve, afinal, as opiniões alheias podem ser uma grande ferramenta de melhora pessoal e profissional, as vezes quando estamos inseridos no processo não somos capazes de enxergar os erros que cometemos, pois não temos uma visão mais ampla, alguém de fora poderá nos indicar essas arestas que precisam ser aparadas e isso é muito bom, o grande X da questão, não é a CRÍTICA é a forma como ele feita, a intenção verdadeira por trás daquilo que se é dito.
-Será que é pra melhorar mesmo?
Eu tenho feito essa pergunta para mim mesmo, sempre quando vou tecer algum comentário, opinião ou avaliação a respeito de algo. Se a resposta for positiva:
- Sim, eu quero falar para que este projeto, seja ele qual for melhore.
Eu me sinto mais leve e mais a vontade para falar o que eu penso sem rebaixar o esforço de meu colega, buscando assim o crescimento em conjunto. Mas se eu percebo que o que eu tenho para opinar não vai ajudar em nada, ou que eu sinto que o que vou dizer possa magoar de alguma forma, eu prefiro simplesmente não me posicionar naquele momento, as vezes não estou no melhor dia, ou com paciência, nesses momentos eu me retiro. Consigo seguir isso a risca? Nem sempre, as vezes acontece é como falei algumas linhas acima, exercício diário.
- Mas é vocês? O que acham da CRÍTICA? Já fizeram alguma? Já receberam? Já passou do ponto? Já foi magoado? Como lidar? A bola tá com vocês agora.