🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

SEU JOGO É UM LIXO!

Omar Zaldivar Masculino

Conde
Colaboração
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"O medo é o alimento que a mente precisa para mostrar tuas fraquezas..."
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14 de Setembro de 2020
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Talvez você tenha chegado a este post por causa do título dele, afinal é uma manifestação opinativa, altamente agressiva a cerca de algo de criação sua, que está sendo julgada por terceiros.

- O que você sente ao ler isto ou ouvir isto de alguém? Raiva? Tristeza? Lhe desperta gatilhos?

Será que já paramos para pensar a respeito de como nós, GAME DEVS, jogadores e consumidores lidamos com as criticas que recebemos ou as que fazemos? Será que já machucamos alguém por realizar uma crítica pesada demais, usando o manto protetor da "sinceridade", ou o famoso... "para seu próprio bem"? Uma vez eu li em algum lugar uma frase que me marcou um pouco... Nem tem muito tempo.

- Sinceridade sem cuidado é crueldade.

Até onde essa sinceridade que gostamos de usar, quando estamos avaliando uma criação de um terceiro é realmente válida? E quando é que ela se torna apenas uma crueldade gratuita que massageia nossos egos, pois estamos colocados na hipotética posição superior de "avaliador"? Essas são perguntas que comecei a me fazer de uns tempos pra cá. Em breve meu projeto vai ganhar o mundo em seu formato completo, até então ele tem recebido muitos elogios por vários aspectos, críticas construtivas de coisas que podem melhorar, mas eu sei que no momento que ele se tornar pública ele estará apto a receber criticas como:

- Nossa que lixo, olha essa tela de titulo, eu fazia em cinco minutos!

ou coisas como:

- Jogo lixo!

Eu me pergunto se estou realmente preparado para receber coisas desse tipo ou até pior, me pergunto se em algum momento de minha jornada eu já fiz críticas duras demais, desnecessárias demais (não costumo ser maduro o suficiente a ponto de tecer algo tão complexo como - jogo lixo - "ironia modes on), se já não passei do ponto. Creio eu que essa reflexão sobre a forma que julgamos e criticamos qualquer coisa deveria ser um exercício diário, que precisa ser levado a sério por todos, palavras tem peso, palavras tem poder e muitas vezes essas palavras machucam gravemente outro individuo, que como nós está tentando se sobressair ou alcançar um sonho. Diariamente neste meio onde somos em grande parte desenvolvedores indies, colegas abandonam seus projetos por conta de palavras frias e duras de alguém o qual ele não tem relação nenhuma, que não viveu os dramas e as frustrações do caminho do Game Dev e que não tem a mínima noção da quantidade de esforço que ele empregou para finalizar aquele projeto, isso é bastante triste e se torna mais triste ainda quando essas críticas partem de alguém do mesmo meio que sabe o quanto pode ser complicado em se atingir os objetivos e metas esperados.

- Mas Omar, você está dizendo que ninguém mais pode opinar ou criticar nada?

Claro que pode e deve, afinal, as opiniões alheias podem ser uma grande ferramenta de melhora pessoal e profissional, as vezes quando estamos inseridos no processo não somos capazes de enxergar os erros que cometemos, pois não temos uma visão mais ampla, alguém de fora poderá nos indicar essas arestas que precisam ser aparadas e isso é muito bom, o grande X da questão, não é a CRÍTICA é a forma como ele feita, a intenção verdadeira por trás daquilo que se é dito.

-Será que é pra melhorar mesmo?

Eu tenho feito essa pergunta para mim mesmo, sempre quando vou tecer algum comentário, opinião ou avaliação a respeito de algo. Se a resposta for positiva:

- Sim, eu quero falar para que este projeto, seja ele qual for melhore.

Eu me sinto mais leve e mais a vontade para falar o que eu penso sem rebaixar o esforço de meu colega, buscando assim o crescimento em conjunto. Mas se eu percebo que o que eu tenho para opinar não vai ajudar em nada, ou que eu sinto que o que vou dizer possa magoar de alguma forma, eu prefiro simplesmente não me posicionar naquele momento, as vezes não estou no melhor dia, ou com paciência, nesses momentos eu me retiro. Consigo seguir isso a risca? Nem sempre, as vezes acontece é como falei algumas linhas acima, exercício diário.

- Mas é vocês? O que acham da CRÍTICA? Já fizeram alguma? Já receberam? Já passou do ponto? Já foi magoado? Como lidar? A bola tá com vocês agora.
 
Eu acho que crítica é critica. Quem quer elogio deveria pedir opinião apenas para sua própria mãe ou se esconder para toda vida debaixo dos lençóis.

Esse papo de que a crítica tem que ser construtiva é balela. Coisa de gente de ego frágil.

A vida vai te dar limões e cabe a você , fazer a limonada.

A primeira vez que submeti uma ilustração à avaliação profissional o cara me perguntou se eu queria que ele fosse sincero ou queria um elogio. Pedi sinceridade e ele então me disse: Isso tá um lixo.

Fiquei arrasado. Claro. Mas corri atrás e melhorei.

Tempos depois o mesmo cara elogiou minha evolução e me apresentou a uns caras que podiam me ajudar a melhorar meu traço.

Na faculdade, as vezes você precisa tirar sua primeira nota baixa para entender que diferente do ensino médio o buraco é mais embaixo. No trabalho, depois que patrão te da a primeira bronca você entende que precisa do emprego para pagar seus boletos.

Se você quer mostrar seu trabalho ao público e não está preparado para receber xingamentos ou opiniões duras, sinto muito, mas você vai sofrer bastante.
 
Obrigado por esse post, Omar.


Eu presenciei esse tipo de crítica no meu jogo natalino há um tempo, mas uma coisa que não entendo até hoje é:
Como a pessoa faz uma crítica sobre um jogo com apenas alguns minutos jogados e também sem ter lido as instruções de como jogar, que aparecem dentro do jogo? (Aposto que essa pessoa pulou ou nem leu os diálogos)

Uma coisa é apontar críticas bem construtivas com um bom embasamento e opiniões bem diversas após testar/jogar/experimentar algo criado por outra pessoa, não só falando de jogos. Agora... apontar ponto de vista sem nenhum embasamento ou conhecimento daquilo... são outros quinhentos...
E sobre essa mesma pessoa, outros membros eu de um servidor descobrimos que se tratava de uma conta fake: mandava essas críticas sem embasamento para vários jogos de outros membros e, depois que essa pessoa mandou conteúdo +18 (em outras palavras, conteúdo muito pesado no servidor, algo totalmente fora das regras pois tem bastante gente com menos de 18 anos lá), um dos administradores baniu essa conta fake.
Não entendo o motivo dessas pessoas quererem rebaixar o nível dos criadores de jogos....


É isso. Foi um desabafo que eu queria fazer sobre... Agradeço de coração, todos que apoiam os jogos de RPG Maker e também os que jogaram o meu jogo. Sério, isso me alegra bastante ao saber que existem pessoas com interesse em jogos desse tipo e que gostam do resultado, ou que apontam críticas bem construtivas, as quais poderá me ajudar futuramente e ajudar outros criadores também!!

Contudo, vejo vocês futuramente e, sério, muito obrigado a todos!!!​
 
Última edição:
Caro @RyanVitor06, vou te falar uma coisa que me ajudou muito a seguir, a despeito de de qualquer adversidade. Confie no seu taco.

Temos um ´serio problema de colonialismo cultural, em todas as áreas, que faz o autor brasileiro ser menos valorizado, não importa o quão bom ele seja. Observe que muitas vezes, para ser reconhecido aqui, você terá que ser reconhecido lá fora primeiro.

Se dedique a fazer seu trabalho, persista e estude para melhorar sempre. Ouça as criticas e não se importe se elas serão educadas ou não. Filtre o que for bom e descarte o que te fizer mal. Não importa o que aconteça, não desista de seu sonho.

No mais, muitas vezes uma crítica fala mais sobre o crítico, do que sobre o alvo da crítica.
 
Eu tenho uma política pessoal sobre fazer e receber críticas, e ela se baseia em dois pontos. Ao criticar, tratar o trabalho que estou criticando da mesma maneira que gostaria que tratassem o meu trabalho. Ao receber críticas, ter em mente a minha ideia e os meus objetivos com relação ao meu projeto, bem como ter noção das minhas capacidades e limitações enquanto desenvolvedor, e avaliar como a crítica pode me fazer melhorar.

Em outras palavras: Saber onde estou e o que estou fazendo.

Conhecer suas próprias capacidades lhe permite avaliar de maneira coerente a qualidade daquilo que você faz. Quanto melhor a sua noção daquilo que sabe e daquilo que não sabe, do quanto domina as ferramentas que está usando, do que pode aprender e do que pode ensinar, maior a sua capacidade de aceitar as críticas, absorver aquilo que é necessário e abstrair o que não for importante. E, claro, também evita que você subestime ou superestime o próprio trabalho (ou o trabalho dos outros, se estiver na condição de avaliador).

Isso pode parecer óbvio, mas é um exercício de consciência que nem todo mundo pratica, e se passarem a praticar não terão mais problemas com críticas. De fato existirão críticas que não vão agregar em nada – e por isso mesmo é tão importante saber avaliar o próprio trabalho.
 
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