Console.Write("Hello World!");
Introdução:
Olá pessoal, como vão? Já faz um tempinho que eu havia prometido criar um tutorial de como desenvolver um sistema simples de diálogos na engine Unity, como visto nessa postagem aqui, porém por conta de alguns problemas pessoais eu não consegui gravar o tutorial na data pretendida!
Entretanto, cá estou hoje postando o tutorial prontinho, então vamos lá!
Como funciona:
O sistema é bem simples, você pode adicionar textos formatados ou não, através do inspector para criar todo o diálogo entre personagens, basta você indicar qual o personagem que está falando (através de um scriptable object que vai guardar todas as informações relevantes do personagem) e quais são suas mensagens, através de um array de strings:
Se você perceber na imagem de exemplo acima, quadriculado em vermelho temos as mensagens da primeira personagem chamada Úrsula, e em seguida quadriculado em azul temos as mensagens do segundo personagens chamado de Drake.
Todos os textos e personagens podem ser editados via interface da Unity, mas caso deseje, existe a possibilidade de você escrever as mensagens e trocar os personagens por código, basta referenciar esses objetos no array de diálogo.
Como os personagens que falarão serão criados através de scriptable objects, você pode expandir o sistema e adicionar outras informações a esses personagens, como por exemplo, expressões faciais, arquivo de áudios a serem reproduzidos, animações na imagem do personagem, e etc. Basta adicionar essas informações ao scriptable object, e alterar o script de UIManager para ler essas novas informações.
Todos os diálogos são objetos de cena e os nós das mensagens, objetos-filhos, então é muito simples editar, adicionar ou remover as mensagens ou até mesmo diálogos inteiros!
O que temos no sistema?
O sistema vai contar com um script para gerenciar os diálogos, outro para gerenciar os elementos gráficos do canvas, um script para disparar o diálogo, e outro script para gerenciar o container de mensagens.
E cadê o tutorial?
Caso tenha ficado curioso(a) veja o tutorial logo abaixo:
Última edição: