🤔 Para Refletir :
"Apresente seu projeto com um post bonito. Isso atrai olhares, acredite."
- Delayzado

Sistema de Menu Simples com Imagens RGSS3

Sir Lobø

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Novembro de 2017
Postagens
330
Bravecoins
0
Pessoal, gostaria de um help: Eu implementei um script de teclas para poder desabilitar o menu e usar a tecla Esc para chamar um evento comum onde teria o script de menu, mas não sei por onde começar  :Decepcionado: :Vergonha:

Gostaria de saber como chamar as imagens, como fazer para detectar qual opção(imagem) o jogador está selecionando e como dar refresh e fazer o efeito de hover(acender a opção selecionada) com as imagens.

Agradeço desde já  :Vergonha:
 
Olá, Sir Lobø!


Não entendo de Scripts, contudo você falou que está usando Commom Events para recriar um menu, minha dúvida é se o script só serve para chamar o menu ou se todo o menu será feito por um script.

Por eventos, eu uso uma variável para detectar aonde o jogador está, dessa forma cada vez que o jogador apertar o cursor para baixo, modificaria a variável em -1, para cima, modificaria a variável em +1, limitando essa variável sempre pelo valor total de opções (1= primeira opção; 2 = segunda opção; 3 = terceira opção; etc...). Caso o jogador tente reduzir o valor da primeira opção ou somar um no valor da ultima opção, o evento resulta em zero, mantendo o jogador na mesma opção (ou outro evento que você desejar). Quando o jogador pressionar botão "OK", o evento analisa o valor da variável e chama o menu correspondente ao valor da variável.

Essa seria a forma que usaria para detectar em qual opção o jogador está.

Quanto ao efeito de "hover", eu vincularia este ao mesmo evento que detecta se o jogador aperta o botão para cima ou para baixo, dessa forma o número guardado na variável irá ativar a animação da opção correspondente.

Caso você pretenda fazer um menu inteiramente por script, recomendo fazer engenharia reversa em algum do seu agrado. Achei esse script pro VX ACE de Menu com Picture (GDS Picture Menu), espero que seja útil.


Abraço.
Cuide-se.​
 
Eu acredito que esse tutorial talvez te ajudar:
https://www.youtube.com/watch?v=kalQnxeHFZE

É grande, mas é bem completo, acho...
 
Você quer fazer por eventos ou por scripts? Se quiser fazer por eventos então isso aqui que fiz antes deve ajuda-lo.

Basicamente teria que ter uma variável que represente o índice atual e no procedimento que mude o estado do índice você atualizaria a imagem, no exemplo acima só existe uma imagem que é trocada mas você pode simplesmente desenhar várias delas e só substituir a correspondente ao novo índice atual e ao índice anterior (neste caso convém ter o índice anterior armazenado em outra variável quando chamar tal procedimento).
 
Voltar
Topo Inferior