🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar."
- Ricky O Bardo

Sistema de Roguelike

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
SISTEMA DE ROGUELIKE - VERSÃO DEMO



Introdução
Desenvolvi esse sistema de roguelike por eventos com o objetivo de testar os meus limites em relação ao uso ainda pouco explorado por mim dos script calls em conjunto com os eventos do RPG Maker MV. O resultado me agradou tanto, que decidi fazer duas coisas: polir o sistema e disponibilizar pra quem quiser estudar ou usar em seus projetos e desenvolver um projeto pra mim mesmo com o próprio sistema.

O objetivo é tornar o sistema tão automatizado que seja preciso apenas copiar um mapa com os seus eventos, mapear uma nova masmorra e distribuir os eventos dos inimigos para os locais de interesse, deixando os inimigos indesejados nas áreas não passáveis do mapa e restando apenas a criação de um evento de teleporte de um mapa para outro.

A princípio, decidi disponibilizar a versão DEMO só para colher feedbacks e sugestões. A ideia é fazer com que o sistema seja o mais completo e divertido possível.​

O que há na DEMOAinda bem básico, o sistema dispõe das seguintes mecânicas:

- Ataque corpo-a-corpo;
- Magia à distância;
- Magia de cura;
- Inimigos reativos (reagem a movimento e a ações ofensivas);
- Dois tipos de inimigos;
- Armadilhas;
- Tesouros;
- Pouca visibilidade;
- Tocha (que amplia a visibilidade);
- HUD com informações visuais sobre HP, MP, cooldown de magias e do item Tocha e hotkeys das magias com mudança de coloração dependendo de haver mana suficiente para usar.


O que haverá na próxima versãoPara a primeira versão, planejo dispor, além das supracitadas, das seguintes mecânicas:

- Sistema de nível com ganho de experiência por morte de inimigo;
- Multiplicador de dano físico e mágico por nível;
- Tesouros com ouro;
- Informações de level e quantidade de ouro na HUD;
- NPCs com propostas de negociações;
- Chefes.


Imagens
VR7GHXz.png

Download[descarga]http://www.mediafire.com/file/fpi6jmyb3e4hz9w/Roguelike.rar/file[/descarga]


ConclusãoEspero poder contar com a ajuda de todos pra criar um sisteminha bacana!
 
Joguei a Demo e aqui estão minhas considerações.
Achei muito bacana o sistema, está muito bem feito. Gosto bastante desse sistema de roguelike mais clássico.

Acho que seria interessante mudar as hotkeys dos ataques para outras teclas. Pois da forma que se encontra não é possível acessar o inventario e a interação com eventos está na mesma tecla de ataque com a espada, achei meio estranho.
Como o sistema de combate segue a vertente mais clássica acho que também seria interessante a inclusão de uma tecla para passar o turno do jogador e forçar a ação dos inimigos, da forma que o jogo está os inimigos apenas fazem suas ações caso o jogador se mova. Com uma tecla que força a ação dos inimigos o jogador consegue agir de forma mais estratégica para derrotar os inimigos.
Não sei se é proposital mas nas armadilhas o jogador só toma dano se andar por cima delas, se você ficar parado em cima nada acontece. Os inimigos Também não passam por cima de armadilhas.

No geral é isso. Achei muito bacana o sistema, é difícil de acreditar que você está usando puramente eventos para criar esse sistema.
 
Todos os pontos citados realmente estão pra ser otimizados.
Em respeito as hotkeys, penso em utilizar as teclas A, S e D! O SH(IFT) não ficou muito claro e o Z e X estão atrapalhando a jogabilidade em alguns sentidos.

Sobre o forçar a ação dos inimigos, eu também estou sentindo muito a falta disso! Hahahahaha
Obrigado por testar e dar o feedback! Vou tentar deixar tudo o mais agradável possível pra que o jogador tenha uma ótima experiência e o desenvolvedor tenha um fácil manuseio.
 
Opa, será que isso dará origem ao..
darksouls dos rpg maker games?
hehehe

Esquecendo um pouco o humor, ta bem bacana o sistema. Pena que o MV roda a tipo, 2 frames aqui em casa.
 
Voltar
Topo Inferior