🤔 Para Refletir :
"O tolo despreza jogos antigos até tentar recriá-los."
- Delayzado

Sistema JoKenPo!

Jazz Masculino

Saiyajin
Membro
Membro
Juntou-se
01 de Julho de 2015
Postagens
1.360
Bravecoins
1.691
Área
Sonoplastia
Motor de jogo
RPG Maker 95
TUTORIAL
Então pessoal, o sistema de JoKenPo na verdade não é um sistema muito difícil de fazer.
Ele consiste em agir assim: Você escolhe, aí o computador(Aleatoriamente) escolhe o dele.
E no fim, usando várias condições, você diz quem ganhou e quem perdeu. Fácil não?

Bem, para começar, você deve iniciar criando um Evento com processo paralelo
Criou? Pois bem, agora coloque 3 escolhas, pedra, papel e tesoura.
Dentro das devidas escolhas, coloque um switch para cada[Pedra, papel e tesoura].
Certo. O próximo passo é a ativação da switch aleatória inimiga.
É bem simples.
Você fará que ela escolha aleatoriamente uma variável de 1 a 3.
Então para cada um deles, você ativa o switch do inimigo. Por exemplo:
Se caiu no 1, ativa a switch 5 que é: Tesoura.
Se caiu no 2, ativa a switch 6 que é: Pedra.
Se caiu no 3, ativa a switch 7 que é: Papel.
Agora vem a finalização, a parte mais fácil, mas que se deve tomar cuidado! Um erro aqui, e o sistema inteiro estraga!
Então vamos lá!
Vá na parte Fim do evento. Lá, você começa a fazer a parte dos resultados.
Faça assim(Exemplo):
Condição> Switch 1: Jogador Pedra
Depois, vá na parte que está escrito exceção e coloque a outra condição de Switch:
Condição> Switch 2: Jogador Papel
Depois, novamente, vá na exceção e coloque:
Condição> Switch 3: Jogador Tesoura
Certo.
O sistema já irá reconhecer que um dos resultados vai ocorrer!
Então, dentro de cada condição você coloca assim:
Condição> Switch 50: Inimigo pedra
Ai se a condição Jogador Papel estiver junto da Inimigo Pedra, você coloca o resultado informando que o jogador ganhou(O mesmo acontece no empate e na derrota)!
Então, na exceção do Switch 50: Inimigo Pedra você põe Switch 51: Inimigo Papel.
No resultado, você altera para empate. Faça o mesmo com a tesoura, e repita-o nas 3 seleções do player(Pedra, papel ou tesoura).
Então seu switch deve estar parecido com este:
Lembrando que: Se você for repetir assim sucessivamente, como num minigame, você deve desativar as switchs no final do evento, para que não fique bugado!


SCREENSHOTS
V8Pgy.png

MgBPy.png

JYdOJ.png

DEMO
Eu criei um sistema de JoKenPo com imagens, e acredito que tenha ficado bem legal.
Após seguir o tutorial, aconselho que faça o download do sistema para que você o estude e aprenda uma nova forma de fazê-lo e aperfeiçoar suas habilidades em eventos!


FIM
Pessoal, basicamente o tutorial é isso.
Se você não entendeu algo, deixe nos comentários;
Espero que tenham gostado!
Desfrute de seus novos conhecimentos, Makerwan!​
 
esse sistema pode ser usado para inumers coisas  :Kawai_Desu:

ele perfeito pra quem é novato no maker
 
Eu fiz um desses na minha antiga fábrica. É bem simples porém muito bom para se estudar.
 
Voltar
Topo Inferior