🤔 Para Refletir :
"Se é seu amigo, não peça uma key do jogo dele: compre para apoiá-lo!"
- HenriqueGibi

Sobreposição de imagens em certa área.

HermesPasser Masculino

Duque
Membro
Membro
Vícios e amores servem para preencher o vazio
Juntou-se
23 de Março de 2017
Postagens
836
Bravecoins
92
Ontem eu estava entendiado vendo uma live de Postal III e resolvi replicar uma técnica que vi em um jogo chamado Do it for me no qual existe uma especie de área controlada pelo mouse que quando sobreposta em sprites e cenário,  renderiza uma versão alternativa dele.

Já que achei a mecânica inventiva comecei a pensar em como aplicá-la em um game (não achei nada de útil com exceção de criar uma lupa [que já é meio inútil], então me ajudem a pensar!).  Fiz em uns cinco minutos e fiquei quase satisfeito com o resultado.

D6Znj3Y.png

Você pode testar aqui ou ver o source aqui

Edit: resolvi botar as silhuetas e as imagens do evento forma  da imaginação. Acho que vou fazer algo usando esses desenhos, só não sei no que (talvez um daqueles jogos de cortar uma silhueta para mostrar a imagem vide fantasia ( ?° ?? ?°) e aquele minigame do Bully).


Edit 2:

Versão que você pode "desvendar a imagem clicando nela" clicando teste aqui ou source aqui
 
Já vi uns jogos que usam essa técnica pra esconder coisas de um mundo paralelo. Seu personagem vive nesse mundo e você só pode ver os obstáculos através desse pequeno espaço, aí tu fica observando e marcando onde cada coisa está pra poder se movimentar de forma correta. Fora isso, poderia funcionar bem num jogo de terror onde tá tudo escuro e você vai passando o mouse e do nada chega num monstro. Ainda, facilmente dá pra adaptar isso pra fazer um esquema de lanterna, em que está tudo escuro e onde a lanterna vai tu consegue revelar o ambiente.
 
Eranot comentou:
Já vi uns jogos que usam essa técnica pra esconder coisas de um mundo paralelo. Seu personagem vive nesse mundo e você só pode ver os obstáculos através desse pequeno espaço, aí tu fica observando e marcando onde cada coisa está pra poder se movimentar de forma correta. Fora isso, poderia funcionar bem num jogo de terror onde tá tudo escuro e você vai passando o mouse e do nada chega num monstro. Ainda, facilmente dá pra adaptar isso pra fazer um esquema de lanterna, em que está tudo escuro e onde a lanterna vai tu consegue revelar o ambiente.

No canvas seria problemático de desenhar de forma circular (além de ter formas mais inteligentes de fazer isso) e mostrar segredos seria a mesma mecânica que em Do it for me. De qualquer forma fico grato com o feedback, e provavelmente postarei outras experimentações usando essa técnica já que estou com tempo livre esse final de ano.
 
Ahhh, pensei em outra coisa agora, tu pode fazer algo do tipo "Encontre o Wally", mas tu tem que encontrar toda vez um animal/objeto/pessoa diferente em amontoado de outros. Eu tava pensando recentemente em fazer um jogo multiplayer pequeno e isso seria bem legal. Põe várias pessoas numa sala com o mesmo desafio e quem acha primeiro o objeto ganha mais pontos. Seria tranquilo de criar um servidor pra isso eu acho. Tô até pensando em roubar essa ideia.
 
Eranot comentou:
Ahhh, pensei em outra coisa agora, tu pode fazer algo do tipo "Encontre o Wally", mas tu tem que encontrar toda vez um animal/objeto/pessoa diferente em amontoado de outros. Eu tava pensando recentemente em fazer um jogo multiplayer pequeno e isso seria bem legal. Põe várias pessoas numa sala com o mesmo desafio e quem acha primeiro o objeto ganha mais pontos. Seria tranquilo de criar um servidor pra isso eu acho. Tô até pensando em roubar essa ideia.

Opa, então faça o jogo pra gente jogar no É Natal 5!



Adicionei um esquema de "descobrir a silhueta pressionando o botão". Eu poderia usar isso em um tipo de jogo onde você tem que fazer a imagem inteira aparecer com o menor número de cliques mas ainda soa chato e repetitivo.

Teste aqui
 
Voltar
Topo Inferior