🤔 Para Refletir :
"Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá."
- Frank

SOCORRO CRASH

LucasRiot Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Reativando isso aqui...
Juntou-se
23 de Janeiro de 2016
Postagens
83
Bravecoins
3
Motor de jogo
RPG Maker MV
Hello Makers!
Sim. Isso mesmo! ESTOU DESESPERADO!  :>.<#:
O meu projeto que já está quase concluído (em fase de testes) está dando muito crash. Principalmente quando a tela entra em combate.
Bom, ano passado quando eu testava o meu projeto, não lembro de nenhum relato de crash. Daí esse ano adicionei mais 4 scripts, e também foi quando começou o período de testes e também esse CRASH!
Já retirei 1 por 1 desses 4 novos scripts e testei pra ver se era algum deles que estava dando conflito, porém, o mesmo erro insiste.
E ainda agora todos eles e NADA.
Vou colocar a lista de scripts que uso no meu projeto:
Yami Engine Symphony - Battle Symphony - Version: 1.15
Yanfly Engine Ace - Victory Aftermath v1.03
Galv's Message Busts - Version 1.0
Victor Engine - Basic Module
Victor Engine - Fog Effect
Galv's Event Pop-Ups - Version 1.1
MOG - Touhou Map Name (v1.3)
Galv's Menu Layout - Version 1.4
Galv's Visibility Range - Version 1.0
MOG - Animated Title A (v2.2)
MOG - Stage Select (v1.0)
Khas Awesome Light Effects
Yanfly Engine Ace - Gab Window v1.00
TP System Overhaul (1.0) By Pacman
Yanfly Engine Ace - Adjust Limits v1.00
Character Icon - Hideo
MOG - Advanced Load Bar (v1.1)
MOG - Scene File A (V1.3
MOG - Fast Test (V1.1)
MOG - Simple Diagonal Movement (v1.0)
RGSS! - Som Personalizados na Title Command Por Faalco
MOG - Battle Cursor (1.0)
RGSS! - Sistema de Partículas Por Faalco
Item Number Condition By DeadMaker
MOG - ACTOR PICTURE CM  (v1.2)
MOG - Anti Animation Lag (v1.1)
Yanfly Engine Ace - Skill Cost Manager v1.03
YANFLY GAB WINDOW ADDON v1.1

Os 4 Scripts que adicionei este ano, a princípio quando eu implementei pegou normalmente...
Yanfly Engine Ace - Ace Equip Engine v1.06
Yanfly Engine Ace - Ace Menu Engine v1.07
Yanfly Engine Ace - JP Manager v1.00
Yanfly Engine Ace - Learn Skill Engine v1.00
Akea Battle Cry por Razien

Lembrando que eu removi esses 4 últimos e o erro continua. MDS isso me desanima muito, justo agora quando o projeto já tá 99% pronto, só falta mesmo o balanceamento de inimigos, itens e etc.  :Decepcionado:
Na minha opinião, se o erro ocorre quando entra na tela de batalha, então deve ser algum script que mexa com essa estrutura. Volto a repetir que já joguei meu projeto por 2 horas seguidas e não deu nenhum erro até adicionar esses 4 novos, mas removi e ainda continua o CRASH. Sei que tô falando as mesmas coisas mas é porque eu estou muito frustrado. Inclusive já testei meu projeto em outro notebook e nada..  :_ _:
Enfim, vou colocar o print do erro caso isso dê pra dar algum diagnóstico.
https://imgur.com/a/bibDq2c

Cara, sem um error log fica difícil. :XD:

Você tem algum backup do projeto antes dos crashes acontecerem?
Tem certeza que não alterou nada dos scripts relacionado a batalhas?

Se um comportamento estranho está ocorrendo em um sistema e noutros não então a primeira coisa que deves fazer é buscar alguns dados:

1: Qual a configuração das maquinas em que ocorre o crash?
2: O quão bem o jogo roda nessas máquinas?
3: A ausência de tais plugins alivia a ocorrência do crash?
4: O que tem na maquina que não crashou em relação a aquelas em que crashou? (referindo a configuração, ambiente de bibliotecas, sistema operacional, rpg maker instalado etc.)

A ausência de uma mensagem de erro, e o fato de que parou de funcionar me leva a crer em apenas uma coisa.
Consumo exagerado de ram.
Jogos de rpg maker tendem a crashar quando atingem um certo consumo de Ram, eu pelo menos tive vários problemas com isso nos meus experimentos.
Uma das coisas que creio ser o problema é o Cache do RM, eu não vejo ele ser limpo e ele acumula todas as Bitmaps carregadas em um conjunto se bem me lembro, eu posso ta falando altas besteiras aqui, tem gente que deve entender disso melhor que eu.

Cheguei a essa conclusão pois muitos dos scripts citados, até onde me lembro, são visuais e/ou carregados de imagens, o que pode contribuir pro consumo de ram.
Novamente posso ta falando besteiras, mas passei por problemas similares trabalhando com imagens em C#, eu esquecia de limpar e adicionava altas imagens, eu aumentei um consumo de 20 para 100 apenas mudando de imagem algumas vezes.

Esses são só meus palpites, espero que alguém possa responder isso melhor que eu.

Recomendo fazer testes monitorando o consumo de ram, é um passo importante que é bem ignorado.
Se bem me lembro a média de um projeto de RM limpo é 35~40 de consumo.

CleanWater comentou:
Cara, sem um error log fica difícil. :XD:

Você tem algum backup do projeto antes dos crashes acontecerem?
Tem certeza que não alterou nada dos scripts relacionado a batalhas?
O foto do erro está no tópico > https://imgur.com/a/bibDq2c
Relacionado a batalha eu só mudei a taxa de tp que o os aliados sofrem.

LeonM² comentou:
A ausência de uma mensagem de erro, e o fato de que parou de funcionar me leva a crer em apenas uma coisa.
Consumo exagerado de ram.
Jogos de rpg maker tendem a crashar quando atingem um certo consumo de Ram, eu pelo menos tive vários problemas com isso nos meus experimentos.
Uma das coisas que creio ser o problema é o Cache do RM, eu não vejo ele ser limpo e ele acumula todas as Bitmaps carregadas em um conjunto se bem me lembro, eu posso ta falando altas besteiras aqui, tem gente que deve entender disso melhor que eu.

Cheguei a essa conclusão pois muitos dos scripts citados, até onde me lembro, são visuais e/ou carregados de imagens, o que pode contribuir pro consumo de ram.
Novamente posso ta falando besteiras, mas passei por problemas similares trabalhando com imagens em C#, eu esquecia de limpar e adicionava altas imagens, eu aumentei um consumo de 20 para 100 apenas mudando de imagem algumas vezes.

Esses são só meus palpites, espero que alguém possa responder isso melhor que eu.

Recomendo fazer testes monitorando o consumo de ram, é um passo importante que é bem ignorado.
Se bem me lembro a média de um projeto de RM limpo é 35~40 de consumo.
Rapaz, eu fiz o monitoramento e deu menos que 35: https://imgur.com/a/A74luTf

A74luTf

HermesPasser comentou:
Se um comportamento estranho está ocorrendo em um sistema e noutros não então a primeira coisa que deves fazer é buscar alguns dados:

1: Qual a configuração das maquinas em que ocorre o crash?
2: O quão bem o jogo rada nessas máquinas?
3: A ausência de tais plugins alivia a ocorrência do crash?
4: O que tem na maquina que não crashou em relação a aquelas em que crashou? (referindo a configuração, ambiente de bibliotecas, sistema operacional, rpg maker instalado etc.)
Bom, as configurações do meu notebook é
- Processador Intel® Core™ i3-2310M 2.10 GHz
- Memória RAM 6GB
- Windows 7 Ultimate 64 bits
- HD 250 GB

E nas outras? Quero saber o quanto custoso é rodar com e sem os scripts tanto na máquina que funcionou quanto na que deu problema para me certificar que o problema não foi algum loop infinito ou falta de ram (como ja dito pelo leo) que são as maiores causas de crash. Edit: Usar o monitorador de recursos ou o gerenciador de tarefas para tal pode ajudar.

HermesPasser comentou:
E nas outras? Quero saber o quanto custoso é rodar com e sem os scripts tanto na máquina que funcionou quanto na que deu problema para me certificar que o problema não foi algum loop infinito ou falta de ram (como ja dito pelo leo) que são as maiores causas de crash.
O notebook da minha amiga que também testei:
- Processador Intel® Celeron 3205 1.50 GHz
- Memória RAM 4GB
- Windows 7 Ultimate 64 bits
- HD 500 GB
Todavia, como faz 5 anos que desenvolvo este projeto, já editei em muitos computadores. Então lembrar qual dos era o que pegava normalmente será impossível. Embora como o colega falou sobre a memória RAM, eu testei o jogo monitorando a memória e o cpu e estavam estáveis. Sem elevações fora do comum. Rodando 59/60 FPS. https://imgur.com/a/A74luTf

A imagem é do pc em que crasha? Ele parece estar rodando bem o que levaria a crer que é mesmo o script que está mal programado se não fosse o seu relato que está dando esse problema mesmo com sem eles. Realmente, quando eu usava o VX as vezes ele resolvia crashar mesmo em projetos novos sem scripts adicionais e até hoje fico cabisbaixo com isso. É trabalhoso mas recomendo você que reproduza as condições em que o crash ocorreu no game em outro projeto para ver se revolve, vai que o RM resolveu escrever errado em algum local do banco de dados.

E uma dica, se você só tem um backup então você não tem nenhum.

Voltar
Topo Inferior