🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar"
- Ricky O Bardo

Solon Rangers

Paradiddle Masculino

Conde
Colaboração
Colaboração
Amador
Juntou-se
11 de Fevereiro de 2017
Postagens
286
Bravecoins
1.074
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Ficha Técnica

Programa:
Rpg Maker VX Ace
Versão: 1.3
Data de Ínicio: Abril de 2023
Data de Término: Abril de 2023
Horas de jogo em média: 0,075h (também conhecido como 4 minutos e meio)


Sucesso absoluto em 2023, com trilhões de downloads pelo universo inteiro, a franquia mais promissora do ano chega finalmente ao Condado Braveheart!


HISTÓRIA

Algo de errado está acontecendo no mundo Maker! Um caso de aparente plágio acontece na comunidade, deixando todos em choque e exigindo a mobilização de uma força tarefa para averiguar o ocorrido. E é então que surgem os Solon Rangers, uma equipe de super-heróis que zelam pelo bem-estar dos desenvolvedores, e que por fim acabarão descobrindo que nem tudo é o que parece ser...


JOGABILIDADE

Aventure-se pela base inimiga enfrentando perigos inomináveis controlando seu herói preferido numa aventura repleta de ação, correndo contra o tempo para conseguir bater seu próprio recorde!


IMAGENS

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Ver. 1.2
#CalaBocaParadiddle


DOWNLOAD

Link: https://www.mediafire.com/file/jitfpob9iqplsn1/Solon_Rangers_1.3.rar/file


CONTEXTO

Solon Rangers foi desenvolvido para o Desafio do Jogo em um Mapa Só, um evento promovido pelo Canal do Solon para incentivar a criação de jogos simples e curtos que estimulem o uso da criatividade e não acabem no limbo dos projetos pretensiosos de desenvolvimento infinito.

O jogo é extremamente curto, e minha intenção foi apresentar um punhado de ideias básicas que cumprissem as condições do desafio e que ao mesmo tempo pudessem servir de inspiração para que outros membros criassem seus próprios projetos. Levando a sério a proposta do evento de fazer jogos simples a serem desenvolvidos rapidamente, decidi além de tudo limitar meu próprio tempo de trabalho nele, e Solon Rangers foi intencionalmente desenvolvido no prazo de uma única semana, mais alguns dias para correção de bugs e polimento de outros detalhes.

Inicialmente, minha ideia era também de que esse projeto se tornasse uma espécie de apresentação do concurso. Assim sendo, o jogador notará que as regras do evento são apresentadas no próprio jogo, que usa de extensa metalinguagem, brincando com o evento e com algumas pessoas pertencentes à comunidade do Canal do Solon - a começar por sua principal inspiração, um game feito pelo membro Toku Jaspion em apenas algumas horas (!) logo após o anúncio do evento.

Agradecimentos especiais ao Solon, Toku Jaspion e todas as pessoas citadas direta ou indiretamente ao longo do jogo. Caso não gostem de como foram representados, devo lembrá-los que seus destinos dependem da minha boa-vontade, pelo menos no mundo que eu criei. MWAHAHAHA.




 
Última edição:
Opa, os jogos em um mapa só estão voltando!

Lembro que baixei a versão antiga mas por algum mistério eu não consegui jogar de jeito nenhum (todos que baixaram conseguiram). Espero poder jogar quando o jogo estiver disponível pra baixar.

Já estou no aguardo.
 
Salve, galera. Versão 1.3 disponível para download.



Opa, os jogos em um mapa só estão voltando!

Lembro que baixei a versão antiga mas por algum mistério eu não consegui jogar de jeito nenhum (todos que baixaram conseguiram). Espero poder jogar quando o jogo estiver disponível pra baixar.

Já estou no aguardo.

E aí, Frank! Lembro de você ter comentado isso. O pior é que tem tão pouca coisa no projeto que nem sei qual podia ser o problema. :ROFLMAO: Na época eu havia disponibilizado uma versão sem a inclusão do RTP, mas o projeto não estava totalmente independente dele (malditas fontes), então não rodaria num PC onde o pacote não estivesse instalado de qualquer jeito. Mas se fosse algo desse tipo você com certeza reconheceria, então imagino que não era um problema de falta de arquivo.

De qualquer forma, a versão atual está de fato independente de RTP (trazendo o arquivo de mais de 200MB de tamanho pra 50 e poucos, o que é um absurdo), e imagino que vá funcionar. Bom, pelo menos eu testei numa máquina virtual e funfou.

O jogo é basicamente o mesmo que o Solon jogou ao vivo, com exceção de uma ou duas bobagenzinhas escondidas que nem ele nem ninguém encontrou ainda. Dá pra ver tudo em 5 minutos. Fica mais de exemplo pros novatos mesmo.

Além disso, tem mais uns jogos de um mapa só lá no Discord do Solon que apareceram depois das lives, então nem ele testou ainda. Vale dar uma conferida. (y)

zerei pelo youtube o jogo! Ficou bem simples e legal! parabéns.

Bom que gostou, mano! Na real, esse evento de jogo num mapa só não tem prazo pra terminar, então qualquer um pode participar quando quiser. O Rober tem uns minigames bem interessantes, quem sabe você não consegue pensar em alguma coisa pra participar também? (y)
 
Adorei o jogo quando lançou. O final dá um baita dum gancho para algo a mais acontecer no futuro.
Já imaginou um outro jogo de 1 mapa só usando os personagens dos outros jogos de 1 mapa só que o jogo menciona no fim? Foda demais
 
Adorei o jogo quando lançou. O final dá um baita dum gancho para algo a mais acontecer no futuro.
Já imaginou um outro jogo de 1 mapa só usando os personagens dos outros jogos de 1 mapa só que o jogo menciona no fim? Foda demais
Salve, Gui!

Não sei se um dia vai acontecer, mas sim, pensei em algo desse tipo e fazer dos Rangers uma "série".

Meu plano era fazer um joguinho nesses moldes de tempos em tempos, como se fossem "temporadas" do evento de um mapa só, ao mesmo tempo que brincaria com a ideia das várias "temporadas" da franquia dos Power Rangers. Ao modo da metalinguagem da parada toda, pretendia transformar os autores que participassem da rodada da vez nos heróis do próximo jogo, e assim ajudaria a manter a galera interessada em participar da brincadeira, enquanto avançaria aos poucos na historinha que eu imaginei.

O único porém disso tudo é que não saberia dizer até onde teria ideias suficientes pra ficar fazendo joguinhos de um mapa só sem me tornar repetitivo cedo ou tarde. Só dá pra fazer jogos curtos, rápidos e simples até certo ponto.

Cheguei a pensar também em bolar algo maior e criar um RPG de uma vez, mas aí acho que descaracterizaria a "franquia", além do fato óbvio de que um "Solon Rangers RPG", por mais que goste da ideia, imediatamente viraria um jogo de porte maior e que talvez não lance nunca, exatamente o tipo de coisa que o evento se propõe a evitar. Esse projeto pra mim é o exemplo perfeito de que às vezes é melhor planejar algo pequeno e despretensioso que evolua organicamente do que fazer world building exagerado logo de cara e pensar em como funciona o sistema solar do seu mundo antes mesmo de saber o nome do seu personagem principal. Fã de fantasia tem esse péssimo hábito, seja nos jogos seja na literatura. É o famoso Zé Tolkien.

Diga-se de passagem, já que você comentou, não apenas o final dá esse gancho, mas o pequeno easter-egg que eu coloquei (e que até onde sei ninguém achou ainda) também joga algumas coisinhas que sugerem algo a mais nesse mundinho que eu criei. Quem sabe um dia a equipe Solon, entre outros Rangers quem existem por aí, não tenha seu destino revelado?


Valeu!
 
Última edição:
Esse projeto pra mim é o exemplo perfeito de que às vezes é melhor planejar algo pequeno e despretensioso que evolua organicamente do que fazer world building exagerado logo de cara e pensar em como funciona o sistema solar do seu mundo antes mesmo de saber o nome do seu personagem principal. Fã de fantasia tem esse péssimo hábito, seja nos jogos seja na literatura. É o famoso Zé Tolkien.
Me vejo claramente nesse comentário = P
Mas eu concordo, é muito melhor fazer algo com um escopo pequeno que você sabe que a chance de terminar é maior do que planejar algo grandioso que nunca vai sair do papel (ou nunca vai ser terminado, assim como 70% dos projetos da comunidade)
 
Primeiramente é um orgulho fazer essa singela análise, pois admiro muito o trabalho do Daniel Rodrigues (Paradiddle) e também gostei muito do jogo de labirinto e exploração denominado Solon Rangers para o evento intitulado: Desafio do jogo em um mapa só!

Segundo o autor o game é de aproximadamente 4 minutos e meio… Há, Há, Há! Vejam meu recorde, e já desafio os colegas corações valentes para superar-me.


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Quero ver... quem bate meu recorde...
O objetivo inicial do projeto era como uma introdução ao evento de um mapa só, ou seja, um exemplo ou um tutorial para incentivar os desenvolvedores a participar do evento.

A tela de título, simples e bonita, além disso, é muito funcional. Veja bem, no momento estou trabalhando como Game Designer - faço pesquisa e também sou playtest. No meu caso específico sou um teste de usabilidade, ou seja, faço o teste que mostra se a interface e os sistemas são intuitivos e fáceis de utilizar, pois ambos são necessários para um jogo ser agradável. E vejo como requisito fundamental apresentar os comandos básicos do jogo logo no início, pois depois não precisa…já que o jogador descobriu.

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Tela de título bonita e funcional

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Também gostei muito da opção de escolhas.

1º Acredito que você trabalhou com eventos paralelos para o labirinto, por exemplo: Para checkpoint, Alavancas, Esferas etc… e deve ter utilizados os recursos avançados como o script call como o de posição (eixo X e Y) $game_system.change_x_pos(), $game_system.change_y_pos() dentre outros.

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Achei muito bom, pois no inicio tentei desviar da esfera, mas não adianta... Excelente programação @Paradiddle

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2º Bem desafiante, lembra os jogos arcades da era de ouro dos 8bits e 16bits.
3º Adorei o sistema de Jokempo baseado no clássico
Alex Kid in Miracle World - (Master System).
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You Win...Perfect!!

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Quebrou a 4º parede de forma Brilhante

4º Na realidade, a quebra de quarta parede é um recurso narrativo bastante comum na ficção. Dos quadrinhos da Mulher-Hulk e Deadpool que está na moda e filmes como Curtindo a Vida Adoidado, não faltam exemplos de como a metalinguagem é um ótimo recurso para brincar com a mídia e levar a história por caminhos inesperados de uma forma que nenhum outro formato seria capaz. Mas há muitos "Devs" que acham ruim, mas depende do contexto. Seja com pequenas brincadeiras em que os personagens mostram ter consciência de que estão em um game a soluções mais mirabolantes que exploram a fundo a linguagem e as particularidades dos jogos, opções é o que não faltam. No caso, do Solon Rangers foi um desafio (uma provocação) que enriqueceu nossa experiência.

5º Acho que encontrei o pequeno easter-egg.

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Ô louco, meu!

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Olha meu nome no jogo.
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Só não gostei o Sprite do Kamen Rider Black, deveria ser do Jaspion

Enfim, parabéns e curti muito o game e assim como o espetacular e misterioso - 0 Segredo do Amanhecer que terminou com um baita gancho para continuações... Espero que role outras aventuras para salvar o Mundo. Abraço!
 
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