🤔 Para Refletir :
"Publique seu jogo. Dê a cara a tapa. Vai ter hater? Sim, porque você foi lá e fez, tem gente que nem faz!"
- HenriqueGibi

Sotaque em Diálogo: Isso é racista?

Crabs

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Janeiro de 2018
Postagens
21
Bravecoins
1
Olá galera!

Vamos supor que eu tenho um personagem italiano; e ele tem a seguinte fala:

I'ma writa thes responza asa my Grandafather would hava spoken. He waza my first superhero. He waza the besta friend I ever had. He haza been gone now fora almosta forty yearz, but I cana still heara his voice. It waza warm and full ofa love for me, and I alwayza felt safe whena he waza with me.

Vocês acham que reproduzir o sotaque italiano — ou de qualquer outra etinia —, desse jeito, soa racista?

É uma discussão interessante, porque ela pode ser expandida para outros contextos também, como por exemplo, de um cara gay que tenha trejeito afeminado, ou de uma pessoa negra que fale usando gírias da periferia. Todos esses casos possuem dois lados de uma moeda: por um lado, você pode estar estereotipando um personagem e fazendo chacota deles assumindo que todos os classe dele têm tal característica que é "engraçada". Por outro lado, você está representando a realidade, visto que, sim, há muitas pessoas de tal classe que possuem essa característica - em alguns casos, a maioria delas.

Eu não acho particularmente racista se o seu objetivo com isso é puramente fazer uma situação realista, e não pra rir do personagem - afinal, italianos realmente têm sotaque, assim como qualquer pessoa que não seja nativa e não tenha crescido no tal país. Então vai depender da forma como essa personagem é tratado - ele é levado a sério como qualquer outro personagem? Ele fica seriamente incomodado caso alguém ri do sotaque dele, assim como um italiano real provavelmente ficaria? Se ele for apenas um alívio cômico, então existe uma grande chance de alguém se ofender com isso. Se ele for levado a sério, então pode ser que os italianos se sintam até mesmo bem representados!

MAS, caso este diálogo com sotaque seja dispensável e você está na dúvida se as pessoas vão encarar como algo racista ou não (o que é possível, porém não sei dizer o quão comum é), eu sugiro simplesmente evitá-lo para não ficar se estressando com isso. Mas isso é só um conselho amigável; se você sabe o que está fazendo, go for it. Vai depender só da sua sensibilidade com o personagem.

Não só não é racista como é quase um dever do escritor/roteirista. O melhor personagem é aquele que aparenta ser mais verossímil, vícios de linguagem e sotaque são elementos importantes da construção do personagem. Algumas pessoas escrevem os diálogos com a mesma escolha lexical e este é um dos métodos mais rápidos para deixar os personagens artificiais.

Diálogos são representação da fala e até erros ortográficos são válidos. Por exemplo, se seu personagem veio do interior de Minas Gerais ele nunca, em hipótese alguma, vai dizer que quer ir "até à padaria". Ele "vai na padaria" e todo mundo entende quem, o quê e onde.

Edit: Lembrando que se a intenção do personagem é apresentar algum preconceito, isso também não é errado. Voz de personagem não é voz do autor.

Acho totalmente válido, para construir um personagem quanto mais profundidade melhor. Principalmente em personagens secundários que geralmente são esquecidos, viram objetos no cenário andando aleatoriamente e passando uma ou duas informações pra você se guiar pelo mapa.

Quanto mais parecer que aquele personagem tem um passado, sentimentos e desejos, mais imerso você fica no jogo.

Claro que se for o caso de apenas estereotipar o npc a fins cômicos dai sou contra mesmo. Na verdade, contra não é a palavra certa, sou indiferente mesmo.

De forma alguma, gírias e sotaque ajudam na ambientação e em diferenciar os personagens. Afinal, o que é sotaque? ninguém fala português 100% culto.

Eu estava pensando justamente em falar sobre isso e citar um caso bem famoso, o Barret do Final Fantasy VII. Enquanto alguns chiam a tradução dos diálogos que deram pra ele no jogo, eu simplesmente acho genial pois encaixa muito bem com a linguagem corporal dele e o torna um personagem bem único. Se ele tivesse a fala padrão, educada, não seria nem um pouco interessante. (ou então esquisito, visto que ele é pavio curto). A caracterização dele à lá Mr. T trouxe ele mais perto para o público ocidental, e acho que isso foi puramente proposital.

Talvez não ajude o fato dele ser um dos poucos (único?) personagem negro do jogo, ou do Japão enxergar os ocidentais de maneira mais estereotipada (assim como muito ocidental só enxerga todos os orientais como gente de olho puxado), mas nada disso tem a ver e nem atrapalha o jogo de forma alguma. Se alguém se ofende com FFVII, é de graça, pois o jogo tem momentos hilários (como o crossdressing do Cloud) que são muito bem construídos.

----

A questão de ser racista ou não vai depender do que estiver ocorrendo. Veja bem, a não ser que você explicitamente esteja cometendo algum crime (crime é coisa séria, não estou falando de um relés xingamento) envolvendo alguma causa característica explicitamente relacionada à "raça" (e isso deve se aplicar pra qualquer "raça" ou pessoa mestiça), então não deve ser condiserado racismo, tampouco coisa grave de se preocupar. Há noções como racismo velado, mas isso é "bobagem", apenas pra fins de estudo de psicologia, sociologia e afins. Só podemos medir os efeitos e transformar em crime ou não atitudes concretas que caracterizem danos mensuráveis.

Isso é o teórico. Só que na hora do jogo, tudo isso muda. Você está fazendo uma obra e, independente do conteúdo dela, você deve ter o direito de se expressar como quiser, desde que não cometa nenhuma crime dessa forma. Personagens virtuais podem ser usados pra chamar a atenção pra problemas reais como o racismo, por exemplo, fazer um jogo onde uma situação "racista" aconteça não torna seu jogo racista, muito pelo contrário, pode ser até um jogo que denuncie isso.

Só que repare, não importa o que você faça, gente vai chiar. Ativistas e seus simpatizantes não vai se lixar pra suas intenções e qualquer mínima coisa que os ofenda eles vão usar como combustível pra acender as tochas nas cruzadas deles. Isso é muito seletivo, é pauta política e pouco tem a ver com o que é certo ou errado. Veja bem, o quanto de gente é morta nas obras de ficção. Acho que das ofensas a pessoa humana, tirar a vida dela é de muito longe a mais grave, e nem por isso vejo gente boicotando obras onde pessoas morrem.

Mas dá pra escapar um pouco disso. Como a Belle falou, vai depender do quanto isso que voc6e colocou ajuda na caracterização do personagem. Se todos os personagens com determinada característica forem assim, vai parecer que você está estereotipando. Pra não dar munição aos seus detratores, coloque algum personagem diferente que quebre o molde e fuja dos "padrões", pois assim não só não terão argumentos, como você também vai ter criado um personagem muito mais interessante que deixará seu jogo muito melhor.

(Heh, talvez um dia isso vire alguma coluna de opinião, mas por hora deixemos assim)

O que vai definir se é ou não racista é o modo como você representará essa personagem. Se o sotaque tiver a função de estereotipar; tornar caricato e cômico; aí sim você terá um problema. Ora, por que tal ou qual sotaque deveria ser motivo de riso? Em meu projeto há camponeses, eles falam "errado", com certas características do interior, diferentemente dos membros da realiza ou eruditos que falam de uma maneira formal e culta. Aqui, a função não é a de caricaturização ou ridicularização, mas discriminar classes sociais e sujeitos sociais a partir de aspectos linguísticos, sendo que em momento algum isso desperta o riso, pois o objetivo é que seja algo natural e, portanto, constitutivo daquele universo.​

[member=1927]Crabs[/member], se faça a a pergunta: "O que realmente é racismo?" Da resposta pra essa pergunta, vai sair a resposta para a pergunta desse tópico.

Crabs comentou:
Olá galera!

Vamos supor que eu tenho um personagem italiano; e ele tem a seguinte fala:

I'ma writa thes responza asa my Grandafather would hava spoken. He waza my first superhero. He waza the besta friend I ever had. He haza been gone now fora almosta forty yearz, but I cana still heara his voice. It waza warm and full ofa love for me, and I alwayza felt safe whena he waza with me.

Vocês acham que reproduzir o sotaque italiano — ou de qualquer outra etinia —, desse jeito, soa racista?
Isso depende das suas intenções,cara. Um grande problema dessa geração é que ela pode confundir qualquer brincadeira ou caracterização com racismo e preconceito (famoso politicamente correto).
Todo mundo que viu esse tópico tem certeza que você não criou esse diálogo para ofender ou denegrir italianos,se isso que todo mundo acha é o que realmente se passa na sua cabeça,então não é racismo. Vamos supor que um italiano veja isso e se sinta ofendido,o correto a se fazer seria esclarecer pessoalmente à ele que você não tinha a intensão de ofender sua etnicidade ou colocar nos créditos do jogo que isso não foi uma apologia ao racismo.

Uma dica:
Não deixe esse medo de ser "ofensivo" limitar a sua criatividade. :Okay_fix:

Valeu pelos comentários!

[member=1625]Irineu[/member]

Eu só queria fazer um personagem com sotaque italiano pra fazer referência ao poderoso chefão. Mas eu vejo algumas pessoas se incomodando com esse tipo de coisa; fiquei com o pé atrás. Até porque o projeto é comercial.

Acho que eu vou arriscar. Ou eu deixo o pessoal da publisher decidir pra mim xD

= EDIT = (Eu não vi que tanta gente comentou, vou responder aos demais xD)

[member=28]Pretty-Belle[/member]

Embora o jogo tenha uma certa comédia, a minha intenção é usar o sotaque pra dar personalidade aos personagens; não pra fazer piada. Acho que então não deve ter problema fazer isso. : )

[member=1211]Joseph Poe[/member]

Eu queria dar bastante atenção à verosimilhança. Até porque em um RPG 2D os bonequinhos são bem parecidos; fica difícil trabalhar na caracterização deles só com os sprites.

[member=994]TsuYa[/member]

Pois é. Eu achei que usar uma gramática/ortografia formal faria os personagens secundários serem muito "random NPC". xD

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]

Caramba... esses seriam ótimos argumentos pra usar, caso alguém venha reclamar de racismo por causa do diálogo. Valeu!

[member=1916]RaonyFM[/member]

De forma alguma eu tenho intenção de debochar de esteótipos. Acho que é seguro então. : )

[member=1673]CleanWater[/member]

O que me preocupa é o os outros pensam. É um projeto comercial; o que a galera pensa acaba sendo importante.

[member=1330]HermesPasser[/member]

Vejo uma galera criticando diálogo de alguns RPGs, por serem muito robóticos. Acho que isso reforça a sua opinião = )

Olá, boa tarde!

Esse é um assunto muito complicado, contudo é muito mais simples do que você imagina.

Antes de entrar no mérito do sua pergunta, é importante definir o que é "racismo". No Brasil, adotando um conceito estritamente legal, racismo seria, em resumo, impedir o direito de alguém em razão de sua raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Ao meu ver, você não está impedindo nenhum direito ao fazer um jogo em que um personagem tenha um dialogo igual esse que você colocou. Logo, isso não se trata de racismo - pelo menos para fins legais.

Sem perder a linha de raciocínio jurídico-legal, a questão possivelmente poderia se tratar de uma injúria racial, contudo fique tranquilo, a situação não chega nem perto de caracterizar esse crime. A injúria ocorre, legalmente falando, quando alguém ofende - imputa uma qualidade negativa - outra pessoa. A injúria racial, por sua vez, ocorre quando a caracteristica negativa seja referente a raça, cor, etnia, religião ou origem do ofendido. Em ambas as situações, a pessoa que ofende precisa ter a intenção de atribuir a característica negativa, ou seja, de diminuir o ofendido.

Diante disso, posso seguramente lhe responder que não se trata de crime algum.

Sob a ótica moral, a fato também não me aparenta ser pejorativo, pois não há qualquer intenção de inferiorizar ou difamar os Italianos.

Destaco que o jogo mmorpg World of Warcraft utiliza da mesma técnica na ambientação das raças. Caso você observe a versão americana desse jogo, os personagens da raça Troll possuem sotaque de jamaicanos, enquanto na versão Português-Brasileira eles possuem sotaque de carioca (Rio de Janeiro) e os Anões (Dwarf) possuem sotaque de gaúcho (Rio Grande do Sul). O jogo está online desde 2004 e desconheço qualquer problema que a empresa tenha tido em razão disso. Trazendo a questão para dentro do país, existem as novelas e filmes nacionais que abusam também desse recurso, demonstrando que a questão está muito longe de representar qualquer ameaça ou risco.

Por fim, a liberdade de expressão não é uma garantia que protege apenas a imprensa ou a um grupo isolado de pessoas, mas sim que esta sob a cabeça de todos, protegendo a livre manifestação de ideias, opiniões e pensamentos sem medo de retaliações ou censura. Ao criar um jogo, ao redigir uma redação, ao pintar um quadro, ao cantar, você está sim manifestando suas ideias, opiniões e pensamentos, de tal forma que todos estes estão protegidos pela blindagem da liberdade de expressão. Por isso, faça quantos personagens quiser, falando quantos sotaques preferir, ou até, se preferir, sem falar nenhum sotaque, em sua obra só você pode dizer o que é válido ou não. Até mesmo as grandes empresas de cinema e de games são criticadas. Não tente agradar a todos com sua obra, pois você vai acabar desagradando a si mesmo, e principalmente, seja sábio para aprender com as críticas, mas não um escravo para se submeter a elas.

Abraço.

Voltar
Topo Inferior