🤔 Para Refletir :
"De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande."
- Eliyud

Star Hero

AngeloNobre Masculino

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Juntou-se
11 de Abril de 2020
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Desenvolvido por
Angelo Nobre | Vanessa June
Gênero | Puzzle Adventure
Game Engine | Construct 3
História
Algumas estrelas cairam do céu na noite passada. Kiiro, o Herói das Estrelas, desceu até o mundo para poder recuperar todas elas! Mas, por não estar acostumado com a gravidade, ele não consegue se mover livremente… Então precisará usar a gravidade ao seu favor!
Como Jogar?
Utilize somente o mouse para interagir com o cenário destruindo caixa e rampas ao clicar para conduzir o Kiiro ao seu destino!
Galeria
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Bgm | Sfx
Bgm: Juhani Junkala | Scot Ellitott | Matthew Pablo
Sfx : Kenney | Juhani Junkala​
Download
https://www.mediafire.com/file/pwhib2ap2rn7cj6/StarHero_win64.rar/file

 
Gostei do seu joguinho, bonito demais, e até certo ponto, não tão hard, foi bem produzido!

Minha crítica:
Gostei bastante do joguinho, está bem bonito e os temas são legais.
Herói fofinho eu eu achei legal ir avançando, tranquei numa parte, só dei bola pra frente, por conta de muitos projetos ainda para avaliar.

Nota final: 8
Muito bem trabalhado para algo que foi feito em 9 dias, parabéns!
 
Gostei do seu joguinho, bonito demais, e até certo ponto, não tão hard, foi bem produzido!

Minha crítica:
Gostei bastante do joguinho, está bem bonito e os temas são legais.
Herói fofinho eu eu achei legal ir avançando, tranquei numa parte, só dei bola pra frente, por conta de muitos projetos ainda para avaliar.

Nota final: 8
Muito bem trabalhado para algo que foi feito em 9 dias, parabéns!

Fico feliz e te agradeço pelo feedback meu querido.
 
Tema

Vamos lá, mesmo caso. Personagem é quem precisa cumprir um objetivo. Neste caso, chegar até a estrela. Jogador é quem precisa fazer com que o personagem cumpra este objetivo. Seja atirando-o por um estilingue, derrubando ou colocando obstáculos. Se o personagem não se move sozinho ele não joga. Logo, mesmo que você não esteja controlando o personagem diretamente, você ainda é o jogador. E não há relação entre isso e entre a pessoa no controle fazer ou não parte da história. É uma questão de mecânica. Talvez tenha sido a explicação mais clara que dei até o momento.

Jogabilidade

A jogabilidade é praticamente a mesma de um Angry Birds, só difere na forma como você faz o personagem cumprir o objetivo. É bem interessante, até. Me lembrou os clássicos bônus de DK. É uma mecânica bem objetiva. Apesar da liberdade proporcionada pelo sistema, os níveis não dão brechas para que ela seja explorada, afinal são puzzles.

Audiovisual

Dá pra resumir em uma palavra: bonitão. Todas as imagens muito bem cuidadas, interface bem trabalhada, músicas condizentes com o estilo visual. Tenho minhas dúvidas quanto ao uso de 77MB? Tenho, mas no caso dessa JAM eles estão dentro do limite.

Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 de ontem, dia 06/12/2020.
Não encontrei nenhum erro nesta etapa da avaliação.
 
Minhas observações referente ao seu projeto.

Pontos fortes:

1- Jogo bem solido
2- Musicas condizentes ao jogo
3-Puzzles bem trabalhados
4-Efeito de vento, e o efeito representando calor foi uma excelente ideia, foi "10".

Pontos a melhorar: efeitos visuais em relação a objetos que o mouse esta em cima, talvez uma borda amarela em volta do objeto seria mais interessante do que ele todo branco.
Botão resetar a fase poderia estar mais acessivel, não necessitando entrar no menu para acessa-lo, sendo que ele é constantemente usado.

Erro Encontrado: teve problemas na resolução os objetos que se movem exemplo madeiras ficam quebradas parecendo que a resolução é muito baixa para a imagem usada, não sei se me fiz entender.

Sugestões: "Pessoalmente" eu prefiro que trabalhos assim sejam feitos em pixel art, por alguns aspectos tecnicos
1-Normalmente quem faz pixel arte acaba tendo mais contato com os principios de animação, então por consequencia o personagem acaba sendo construido de uma forma que demostrem vida de uma forma "sequencial" trazendo muito carisma ao personagem em jogos.
2-Pessoas que focam mais em arte tipo vetorial são mais focadas em retratar um momento, como se fosse o registro de uma linda foto estatica, e para ao meu ver é muito funcional em screemshoots, banners e afins, mas para funcionarem bem em um jogo "animadas" precisam de um bom trabalho de um animador por traz ligando essas partes arte-animação e programação que a maioria das vezes não se encontra tornando o projeto mais dificil de ser executado.
 
Última edição:
Adorei o jogo em si, as fases estão gostosas de se jogar e os puzzles na minha concepção ficaram bons também! Parabéns pelo jogo e pela participação na JAM!

Pontos positivos:

-Gostei demais da arte, ta bem linda mesmo!

-Soundtrack gostosinha de se escutar e condizente com a ambientação do jogo.

-Adorei a mudança de "clima" que tem durante as passagens de fase. Aquele efeito da tela na fase da lava ficou muito legal!

Pontos negativos:

-Ideia não muito autêntica.

Possíveis implementações:

-Adicionar uma opção de "Configurações" no menu pois sem ele impossibilita o controle do volume direto no jogo (por exemplo eu tive que abaixar pelo mixer do windows) ou até mesmo da resolução, caso eu quisesse jogar em fulscreen e não em janela por exemplo.

-Colocar sound effect ao clicar nas opções do menu (por exemplo por conta da temática do jogo eu imaginei um "sonzinho" de bolha ao clicar tipo "plop"). Fica muito mais gostoso a interação assim.

-Como temos que reiniciar a fase repetidas vezes ao fazer erros até desvendar o puzzle acredito que seria muito interessante se o botão de reiniciar a fase estivesse mais fácil acesso, como por exemplo em algum canto da tela.

-Poderia ter um menu de seleção de fases caso eu quisesse repetir alguma fase sem ter que recomeçar tudo do zero.

Obrigada se leu até aqui! Te desejo o melhor em seus futuros projetos e que você consiga se aprimorar cada vez mais!
 
@etrealjunior Te agradeço demais por tirar um tempinho e fazer esse feed maravitop! :winking:
@yumykon Muito obrigado pelo feed e com certeza essas implementações serão feitas sim no futuro. Não me dediquei tanto nesses pontos pq trabalhamos nos últimos 3 dias aí tive que cortar algumas coisas mas uma versão melhor certamente tudo estará incluso. :winking:
 
@etrealjunior Te agradeço demais por tirar um tempinho e fazer esse feed maravitop! :winking:
@yumykon Muito obrigado pelo feed e com certeza essas implementações serão feitas sim no futuro. Não me dediquei tanto nesses pontos pq trabalhamos nos últimos 3 dias aí tive que cortar algumas coisas mas uma versão melhor certamente tudo estará incluso. :winking:

Com certeza! Eu entendo certas limitações por conta do tempo da JAM mas gosto de pontuar tudo oque poderia ser otimizado para que as coisas que relato possam também ser levado em conta tanto agora quanto em projetos futuros!
Obrigada pelo retorno! :kiss:
 
Tenho minhas dúvidas quanto ao uso de 77MB? Tenho, mas no caso dessa JAM eles estão dentro do limite.
Pra um jogo feito em Construct. É até bem pouco pra falar a verdade. O Construct geralmente só de exportar um projeto vazio, sem nenhuma sprite já costuma pesar 80MB. Dá pra notar que o Angelo teve um certo zelo na verdade em relação ao peso do projeto.

Desenvolvido por
Angelo Nobre | Vanessa June
Gênero | Puzzle Adventure
Game Engine | Construct 3

Bom, não sou um especialista em Construct. Comecei a utilizar faz muito pouco tempo para prototipar projetos e participar de gamejams (por ser uma engine que dá pra fazer projetos de forma extremamente rápida), mas apesar disso tenho umas dicas legais para dar em relação a engine para que você possa usar em projetos futuros. Você pode provavelmente já saber e só não aplicou por falta de tempo pelo o que você já disse. Mas vou compartilhar mesmo assim caso seja útil para mais alguém.

Seu jogo tem um problema de não dar pra enxergar os props no cenário por causa da visão limitada. Se você criasse um objeto e colocasse a câmera pinnada nesse objeto você conseguiria criar um sistema para movimentar a câmera e assim o jogador enxergar o cenário. Você poderia condicionar essa movimentação apenas quando o passarinho não estivesse em movimento.
Outra informação legal é que nos arquivos do projeto em /Files/Icons você pode encontrar os arquivos png de ícones. Se você os substituir você poderá personalizar o ícone da janela do jogo em vez de aparecer o ícone do Construct padronizado.
Outra coisa interessante é o object "NW.js" que tem como você colocar no projeto. Com ele você conseguirá controlar a janela do jogo caso o mesmo tenha sido exportado como um executável. Por mais que seu jogo tenha sido feito em por exemplo 320x180. Você pode alterar o tamanho da tela para uma maior para assim não ficar um tamanho minúsculo e forçar o jogador a manualmente ajustar a sua tela.
Também outra coisa a pontuar e é uma coisa que eu também esqueci de fazer em meu projeto é desativar o painel de desenvolvedor do jogo. Como Construct porta HTML5 para um executável usando uma adaptação do navegador Chromium, ao apertar F12 você consegue abrir o console caso o mesmo não esteja desativado. Para "desativar" você deve baixar uma versão do NW.js que não seja de administrador e colocar na pasta de instalação do NW.js. Desta forma todos os jogos que você exportar não estarão com esse problema.

Espero ter sido útil. Parabéns pelo jogo muito legal.
 
Última edição:
Pra um jogo feito em Construct. É até bem pouco pra falar a verdade. O Construct geralmente só de exportar um projeto vazio, sem nenhuma sprite já costuma pesar 80MB. Dá pra notar que o Angelo teve um certo zelo na verdade em relação ao peso do projeto.



Bom, não sou um especialista em Construct. Comecei a utilizar faz muito pouco tempo para prototipar projetos e participar de gamejams (por ser uma engine que dá pra fazer projetos de forma extremamente rápida), mas apesar disso tenho umas dicas legais para dar em relação a engine para que você possa usar em projetos futuros. Você pode provavelmente já saber e só não aplicou por falta de tempo pelo o que você já disse. Mas vou compartilhar mesmo assim caso seja útil para mais alguém.

Seu jogo tem um problema de não dar pra enxergar os props no cenário por causa da visão limitada. Se você criasse um objeto e colocasse a câmera pinnada nesse objeto você conseguiria criar um sistema para movimentar a câmera e assim o jogador enxergar o cenário. Você poderia condicionar essa movimentação apenas quando o passarinho não estivesse em movimento.
Outra informação legal é que nos arquivos do projeto em /Files/Icons você pode encontrar os arquivos png de ícones. Se você os substituir você poderá personalizar o ícone da janela do jogo em vez de aparecer o ícone do Construct padronizado.
Outra coisa interessante é o object "NW.js" que tem como você colocar no projeto. Com ele você conseguirá controlar a janela do jogo caso o mesmo tenha sido exportado como um executável. Por mais que seu jogo tenha sido feito em por exemplo 320x180. Você pode alterar o tamanho da tela para uma maior para assim não ficar um tamanho minúsculo e forçar o jogador a manualmente ajustar a sua tela.
Também outra coisa a pontuar e é uma coisa que eu também esqueci de fazer em meu projeto é desativar o painel de desenvolvedor do jogo. Como Construct porta HTML5 para um executável usando uma adaptação do navegador Chromium, ao apertar F12 você consegue abrir o console caso o mesmo esteja desativado. Para "desativar" você deve baixar uma versão do NW.js que não seja de administrador e colocar na pasta de instalação do NW.js. Desta forma todos os jogos que você exportar não estarão com esse problema.

Espero ter sido útil. Parabéns pelo jogo muito legal.
Muitooo obrigado pelo feed meu querido. Realmente eu não tive tempo de ajustar a câmera para proporcionar uma visão melhor para o usuário principalmente quando o player está dentro dos canhões (deixei o padrão centralizando o player). Eu iria programar o mesmo esqueminha que é no dk onde expande um pouco mais a viewport mas acabei cortando para focar em outras partes, mas certeza vou implementar isso se eu for dar continuidade.

Sobre os ícons eu nem lembrei pra ser sincero kkkkkkkkkkkkkkk minha mente uma hora não funcionava mais.

Já o detalhe do painel de desenvolvedor eu também não pensei nisso e sem dúvidas essa informação se tornou muito útil meu amigo. Vou me atentar da próxima vez XD

Te agradeço demais pelo seu Feed e tbm te elogiar pelo jogo que você e sua esposa produziu. Parabéns a vocês!! Tmj meu querido. :darkside:
 
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