🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

Steam terá rigorosa versão chinesa e isso preocupa desenvolvedores indies

Trúnius

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
06 de Fevereiro de 2020
Postagens
2
Bravecoins
0
NYz7o15.png

A Steam era um dos poucos grandes sites que não eram censurados na China... até o momento. Porém, nova versão deixará a plataforma separada do resto do mundo para os chineses. E isso significa péssimas notícias para desenvolvedores indies do país.

Uma plataforma fortemente regulamentada, apenas sendo vendidos os jogos aprovados pelo rigoroso sistema de censura e licenciamento, o futuro de desenvolvimento de jogos indies na China é incerto.

De 30.000 jogos para aproximadamente 40 no lançamento da Steam chinesa, curiosamente entre eles Dota 2, fica aparente que a diferença é muita, e que pouquíssimos jogos passarão pelo filtro chinês.

Jogadores chineses pensam que há o risco da Steam ser bloqueada completamente na China caso uma versão regulamentada não seja criada, então, pode ser que a melhor opção seja aceitar. Mas não há também muita empatia vindo dos jogadores do resto do mundo, visto que muitos apenas dizem que "pelo menos a quantidade de hackers em jogos online vai diminuir".

Então, o que você acha disso? Comente aqui embaixo!

Fonte (em inglês): http://bit.ly/sTeaM

Até que tava demorando por governo chinês partir pra cima da Steam, já que até a Twitch já havia sido alvo de censura. Tenho certeza que foi uma decisão que a Valve foi forçada a acatar, já que é prejudicial para ela ter tantos jogos retirados de circulação de um mercado de jogadores tão promissor quanto o chinês.

Sinto pena dos desenvolvedores indie da China, que agora vão perder muito público e ainda por cima ter que se subjulgar aos padrões de censura que o regime impõe. Será que o Itch.io e outras lojas digitais também já sofrem alguma espécie de controle?

É galera, não sei vocês, mas, na minha opinião, esse negócio de regimes ultrapassados determinando padrões de vida em certos países é furada...

Lord Wallace comentou:
Até que tava demorando por governo chinês partir pra cima da Steam, já que até a Twitch já havia sido alvo de censura. Tenho certeza que foi uma decisão que a Valve foi forçada a acatar, já que é prejudicial para ela ter tantos jogos retirados de circulação de um mercado de jogadores tão promissor quanto o chinês.

Sinto pena dos desenvolvedores indie da China, que agora vão perder muito público e ainda por cima ter que se subjulgar aos padrões de censura que o regime impõe. Será que o Itch.io e outras lojas digitais também já sofrem alguma espécie de controle?
Fontes nada confiáveis me disseram que você é um baita comunista, assim como o [member=1916]RaonyFM[/member]. Se isso conferir, você deve saber bem onde isso irá dar por fazer parte do problema (#burguêssafado) kkkkkk

Vish, isso me afetará bastante se for o caso haha...
Eu pretendia lançar uma versão em mandarim porque meu jogo é cheio das waifus... Vamos ver como isso desenrola.

Prezados, boa tarde!

A China possui uma população de 1.300.000.000 (um bilhão) de pessoas, sendo o país mais populoso. O Brasil, por outro lado, tem apenas 210.000.000 (duzentos e dez milhões). O Produto Interno Bruto (PIB) da China, em 2015, era de U$ 19.390.000.000.000,00 (dezenove trilhões de dólares), enquanto o Brasil, em 2017, era de U$ 3.217.000.000.000,00 (três trilhões de dólares). Isso, segundo os dados da Wikipédia.

Segundo os dados da Newzoo , a china consumiu, em 2019, cerca de U$ 36.000.000,00 (trinta e seis milhões de dólares), sendo o país que mais consumiu jogos nesse ano, seguido pelos E.U.A., com U$ 35.000.000,00 (trinta e cinco milhões de dólares), e, em terceiro lugar, o Japão, com U$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de dólares). O Brasil sequer entrou no ranking.

Apenas analisando friamente estes dados, é possível concluir que a chance de que seu jogo seja consumido por alguém da China é 90 vezes maior do que em comparação com alguém do Brasil. É claro que estes não são dados absolutos e que há vários outras questões que devem ser levado em consideração antes de uma estatística como esta, mas a chance é maior de 9.000%!

Cada dia que passa o mercado dos Games chama mais e mais atenção dos Estados e dos grandes investidores, limitar o controle dessa mercadoria em solo chinês, além de uma questão política, é uma questão econômica para aumentar a arrecadação e reduzir a quantidade de dinheiro que é retirado do país.

Agora o país com maior consumo de gamers está cercado e possui uma biblioteca limitada de jogos, quem quiser vender jogo nesse país (o maior consumidor do mundo) é obrigado a submeter sua mercadoria em um processo administrativo para receber o selo de aprovação. Esse cenário certamente é um problema para o mercado internacional de jogos, mas aqueles que não pretendem lançar seu jogo comercial em alguma publisher grande (como a Steam ou a Epic) não serão muito afetados por isso.

Enfim, essa é minha opinião.
Abraços.​

Voltar
Topo Inferior